Perigos dos celulares

Faz mal usar o celular carregando?

Redação umCOMO
Por Redação umCOMO. 24 fevereiro 2017
Faz mal usar o celular carregando?

Quantas vezes não terão dito a você que usar o celular enquanto carrega faz mal? Inclusive pode ser você que não pare de repetir isto cada vez que vê alguém mexendo no celular enquanto está na tomada. Este é um mito, uma lenda ou um rumor de que todo mundo fala, mas pouca gente pesquisou o que há de verdadeiro nele.

Por isso, neste artigo do umCOMO vamos esclarecer para você se faz mal usar o celular carregando, ao mesmo tempo que vamos desvendar alguns falsos mitos sobre estes aparelhos.

Índice

  1. Pode se usar o celular enquanto carrega?
  2. Recomendações ao usar o celular carregando
  3. Como carregar o celular mais rápido?

Pode se usar o celular enquanto carrega?

Apesar de terem havido acidentes enquanto alguém usava o celular enquanto carregava, não há nenhum problema em usar seu celular quando está carregando.

Na maioria de todos esses acidentes, o carregador que estava sendo utilizado era uma cópia de má qualidade. De modo que, se reformularmos a resposta deveríamos dizer que pode usar o celular enquanto carrega se o fizer com um carregador original. Não é que qualquer outro carregador seja perigoso, mas não pode ter a certeza de que tenha passado pelas normas de segurança apropriadas e necessárias.

Recomendações ao usar o celular carregando

Alguns fabricantes como a Apple só põem algumas restrições no uso de seus dispositivos enquanto estão carregando. A companhia americana recomenda deixar que o celular recarregue durante 10 minutos antes de voltar a usá-lo. Esta recomendação deve ser seguida apenas quando a bateria está completamente esgotada e o celular se desliga, mas se o recarregar antes de se ter esgotado, não é necessário.

Abrir aplicativos e utilizar o telefone enquanto está carregando não tem nenhum efeito sobre a carga e sua velocidade, de fato, ainda que não o utilize, o celular está funcionando igualmente. Pense que os smartphones atuais estão fazendo muitas funções ainda que não o tenha nas mãos: estão conectados ao wi-fi, estão atualizando informação, há aplicativos que funcionam em segundo plano, etc. Não é que não possa usar o celular enquanto carrega, é que, ainda que não queira, o celular vai estar funcionando.

Como usar o celular enquanto carrega?

Agora que já sabe que pode navegar com seu celular com tranquilidade, é bom que saiba algumas recomendações para que esta recarga dê bons resultados e seu dispositivo não sofra nenhum dano:

  • Carregar o dispositivo sempre com o carregador oficial. Não acontece nada se em momentos pontuais usar outro carregador, mas esta não deve ser a regra geral.
  • Se usa uma capa protetora, é normal que o telefone possa esquentar, pois se fecham as vias de ventilação. Para que isto não ocorra, recomendamos que você retire a capa quando carregar o aparelho.
  • No seguinte artigo poderá aprender como prolongar a vida da bateria do meu celular.
Faz mal usar o celular carregando? - Recomendações ao usar o celular carregando

Como carregar o celular mais rápido?

De seguida vamos dar para você uma série de conselhos para acelerar a carga do celular e assim poder recarregar a bateria mais rápido:

  • Como já dissemos anteriormente, ainda que não esteja usando o celular, ele está trabalhando em segundo plano, algo que consome um pouco de bateria. Desligar o dispositivo enquanto carrega impedirá que isso ocorra, ganhando alguns minutos na recarga.
  • Outra forma menos radical mas igualmente eficaz é ativar o modo avião do telefone. Poderá utilizá-lo para todas aquelas tarefas que não precise do uso de rede, mas perderá a conexão à Internet e a cobertura telefônica.
  • Apesar de atualmente poder carregar o telefone quase de qualquer lugar, a forma mais rápida de o fazer continua sendo ligá-lo diretamente à corrente elétrica. Os computadores ou portáteis são bem mais lentos.
  • Quantos mais aplicativos e processos tenhamos abertos no celular, maior será a fuga de energia e mais se reduzirá sua carga. Se quer acelerar a carga deve liberar a RAM do celular para não ter tantos processos que consumam a eletricidade.

Tem problemas com a carga do seu celular? No seguinte artigo pode descobrir por que seu celular não carrega e saber o que fazer se seu celular não carregar.

Se pretende ler mais artigos parecidos a Faz mal usar o celular carregando?, recomendamos que entre na nossa categoria de Eletrônica.

Escrever comentário
O que lhe pareceu o artigo?
1 comentário
Eduardo
Achei perfeito o artigo, porque destaca o ponto principal, o risco de usar carregadores não originais. Segundo, o voltagem que sai do carregador é baixíssima para causar algum problema (choque, etc...). Terceiro, as pessoas não pensam nisso: dizem para não usar o celular ligado no carregador... mas e a quantidade imensa de laptops por aí, que a esmagadora maioria das pessoas usa exatamente assim (com seu carregador ligado na tomada, ou até ligado diretamente, se tiver transformador embutido internamente)? No final das contas, acaba sendo exatamente a mesma coisa. Só uma situação considero um risco: durante a ocorrência de descargas elétricas (raios). Nesse caso, tudo o que estiver ligado na tomada tem risco de receber uma descarga eventual e queimar - por conseguinte também quem estiver em contato com o aparelho, seja celular, computador, etc...
1 de 2
Faz mal usar o celular carregando?