menu
Partilhar

Como encontrar pessoas pelo nome e cidade

 
Por Letícia Lima. 5 agosto 2021
Como encontrar pessoas pelo nome e cidade

Encontrar pessoas na internet nunca foi tão fácil: conforme dizem os especialistas, cada vez deixamos nossa "pegada digital" mais à mostra - compras, cookies, localização geográfica por meio do GPS do celular, que informa onde estamos... Tratam-se de diversos dados que podem deixar nossa privacidade (ou a de quem você deseja encontrar) posta de lado totalmente. Entretanto, apesar de parecer fácil descobrir como encontrar pessoas pelo nome e cidade, é preciso usar algumas técnicas de investigação para que a sua pesquisa dê frutos. Confira neste artigo do umCOMO a melhor forma de fazê-lo.

Também lhe pode interessar: Como encontrar uma pessoa pelo primeiro nome

Como encontrar pessoas pelo nome e cidade

Encontrar pessoas pelo nome e cidade já é um ponto de partida melhor do que se estivéssemos simplesmente tentando algo como encontrar uma pessoa pelo primeiro nome. Isso porque você já possui uma informação adicional que nos ajudará muito a colocar os mecanismos de busca em ação: a cidade.

Usando o Google

O primeiro passo para encontrar alguém pelo nome e cidade está bem na sua frente: o Google. Faça uma busca rápida pelo "nome da pessoa + nome da cidade". É bem provável que você encontre alguma informação adicional em sites como os de catálogo telefônico, por exemplo - para além do número de telefone de contato, alguns chegam a oferecer o endereço pessoal ou profissional que a pessoa usa.

Como encontrar pessoas pelo nome no Facebook

O Facebook é, sem dúvidas, sinônimo de lugar para encontrar informações pessoais de alguém. De acordo com os estudiosos da Universidade Politécnica de Bragança[1]:

As redes sociais representam uma nova tendência de partilhar contatos, informações e conhecimentos. O Facebook é uma das redes sociais mais utilizadas em todo o mundo para interagir socialmente. Esta interação surge essencialmente pelos comentários a perfis, pela participação em grupos de discussão ou pelo uso de aplicações e jogos.

Ou seja, não há lugar melhor para encontrar pessoas pelo nome e cidade do que o Facebook. Confira o passo a passo:

  • Faça login no Facebook;
  • Vá até o mecanismo de busca da rede social;
  • Digite o nome da pessoa e filtre os resultados por cidade. Ex.: João Luís Cortes que mora em Uberlândia - MG;
  • Faça a busca e torça para encontrar o perfil da pessoa! Você agora pode mandar uma mensagem ou uma solicitação de amizade.

Como encontrar pessoas pelo nome e cidade - refinando a busca

Lembre-se que qualquer informação extra que você tenha sobre a pessoa pode ajudar muito a localizá-la. Essas informações podem ser:

  • Local onde estuda/estudou;
  • Local de trabalho;
  • Amigos em comum.

Todas essas informações são muito valiosas tanto para a busca do Google quanto a do Facebook. Isso porque no Google você pode buscar por "nome da pessoa + cidade + local de trabalho/estudo" ou refinar a busca da mesma forma no Facebook. Outra opção é fazer essa busca no LinkedIn, onde os sensores de busca são mais refinados para esse tipo de pesquisa. Use e abuse de todas as ferramentas que você tiver à mão!

Quanto aos amigos em comum, você pode acessar o perfil de algum deles e procurar pelo nome da pessoa, caso ela seja mais discreta nas redes sociais. É praticamente certo que você vai achá-la se seguir esses conselhos! Veja também nosso artigo sobre como encontrar uma pessoa pelo nome completo para outras dicas.

Como encontrar pessoas pelo nome e cidade - outros métodos

Na busca por alguém na internet, devemos aproveitar de todas as pegadas digitais deixadas por ela para poder encontrar a pessoa. Mas o que é essa tal pegada digital? Conforme estudos da Universidade Nova de Lisboa[2],

Todos aqueles que têm uma vida online criam, num Computador Pessoal (PC), Tablet ou Smartphone, voluntariamente ou não, sabendo ou não que o estão a fazer, uma enorme pegada digital que é em grande parte indelével e constitui, atualmente, um dos principais recursos utilizados por algumas das maiores empresas mundiais para gerar lucros prodigiosos. Seja simplesmente navegando online, procurando produtos ou fazendo compras, estando presente em redes sociais, partilhando ou não material variado, opiniões e dados, interagindo com entidades oficiais ou procurando informação, em todos os tipos de plataformas, deixamos um enorme rasto de informação. Um dos tipos mais importantes desta informação é, atualmente e cada vez mais, a nossa localização geográfica e sua evolução no tempo.

Pelo fato das informações estarem sendo constantemente armazenadas, podemos usar sites que rastreiam essas pegadas para conseguir encontrar quem procuramos.

Namechk

Caso você tenha o nome de usuário de alguma rede social (ex.: Youtube, Twitter, Instagram, entre outros) da pessoa que você busca, o Namechk pode ajudar a encontrá-la. Basta digitar o username no campo de busca e torcer pelo melhor!

Findface

Ok, pode ser que tenhamos ido para um lado Mr. Robot demais, mas o Findface é realmente útil. Basicamente, o site fornece para empresas e governos soluções de identificação facial a partir de uma imagem - ou seja, se você tem uma foto da pessoa que está buscando, é bem provável que pelo Findface você consiga encontrá-la. Você pode clicar em "Request Trial" para testar gratuitamente por uma vez as ferramentas da plataforma.

Busca reversa de imagem - Google

Por mais moderna que seja a opção acima, a boa e velha busca reversa de imagem do Google pode nos surpreender com resultados positivos e satisfatórios, isto é, nos ajudando a encontrar quem buscamos. Confira o passo a passo:

  1. Acesse o Google Imagens;
  2. Clique em "Pesquisa por Imagem";
  3. Clique em "Fazer upload de uma imagem" e selecione o arquivo com a foto da pessoa que você procura;
  4. Pronto! Agora é só analisar os resultados e verificar se você obteve algum nível de sucesso ou não.

Lembre-se: as pessoas estão deixando pegadas, e quanto mais informação você conseguir coletar, mais fácil será achá-las. Confira nosso artigo sobre como encontrar uma pessoa na internet pelo CPF, RG ou nome completo para dicas extras. Boa sorte!

Se pretende ler mais artigos parecidos a Como encontrar pessoas pelo nome e cidade, recomendamos que entre na nossa categoria de Internet.

Referências
  1. PATRÍCIO, Maria Raquel; GONÇALVES, Vítor (2010). Facebook: rede social educativa? In: I Encontro Internacional TIC e Educação. Lisboa: Universidade de Lisboa, Instituto de Educação. p. 593-598. ISBN 978-989-96999-1-5. Acesso em 17 de out. de 2019. Disponível em: <https://bibliotecadigital.ipb.pt/handle/10198/3584>.
  2. CASIMIRO, Pedro Cortesão. Geoprivacidade, Pegada Digital e Vida Online. Lisboa: Associação de Professores de Geografia. Disponível em: <https://www.researchgate.net/profile/Pedro-Cortesao-Casimiro/publication/334307123_Geoprivacidade_Pegada_Digital_e_Vida_Online/links/5d237d3c458515c11c1f2a4c/Geoprivacidade-Pegada-Digital-e-Vida-Online.pdf>. Acesso em 01 de agosto de 2021.
Bibliografia
  • DE FERNANDES, Carlos Henrique; DE O FILHO, Fernando Mario. A privacidade na sociedade da informação. 2003. Disponível em: <https://linux.ime.usp.br/~carloshf/mac339/fase2/privacidade.pdf>. Acesso em 01 de agosto de 2021.

Escrever comentário

O que lhe pareceu o artigo?

Como encontrar pessoas pelo nome e cidade
Como encontrar pessoas pelo nome e cidade

Voltar ao topo da página