Outros Celulares

Como resfriar o celular

 
Juliana Ribeiro
Por Juliana Ribeiro. 28 setembro 2022
Como resfriar o celular

Os telefones celulares tornaram-se ferramentas fundamentais não apenas de nosso lazer e nosso espaço social, mas também no nível profissional. No entanto, apesar do fato de a tecnologia avançar e de cada vez mais existir dispositivos com melhores condições, a verdade é que muitas vezes não podemos impedir que aconteça algo que possa comprometer seriamente o desempenho e a operação do seu telefone: o aquecimento. É bastante comum que, dados certos cenários, o telefone celular acabe superaquecendo. Isso pode ser devido a um carregador em más condições, um uso excessivo de sua capacidade ou, indiretamente, uma exposição a um ambiente quente ou diretamente sob a luz solar.

Diante todos esses casos, o principal é resfriar rapidamente o dispositivo e é por isso que, neste artigo do umCOMO, forneceremos várias dicas para saber como resfriar o celular.

Também lhe pode interessar: O celular escuta o que falamos?

Índice

  1. Evite carregá-lo enquanto estiver superaquecido
  2. Deixe-o sem uso por alguns minutos
  3. Desligue-o até que resfrie
  4. Remova todos os seus componentes e deixe-o sem uso
  5. Coloque-o em um espaço seco e fresco
  6. Instale ventiladores portáteis
  7. Desinstale aplicativos muito pesados

Evite carregá-lo enquanto estiver superaquecido

Às vezes, uma das razões pelas quais um telefone celular pode ser superaquecido é porque o cabo ou o carregador pode estar danificado e causar um aquecimento da bateria. É por isso que, se o seu telefone lhe disser que há um superaquecimento ou você sentir isso ao toque, a primeira coisa que você deve fazer é desconectar o aparelho de plugue para impedir que ele cause mais calor. Então, se você precisar resfriá-lo, considere a troca do seu carregador.

Recomendamos que você leia este outro post que te responde se é errado deixar o celular carregando a noite toda.

Como resfriar o celular - Evite carregá-lo enquanto estiver superaquecido

Deixe-o sem uso por alguns minutos

Pode ser uma resposta óbvia para esfriar o celular, mas às vezes é a mais eficaz. Se o seu telefone está suportando muitas funções, ou usando toda sua capacidade, muitas vezes a melhor solução é parar de usá-lo por um tempo. O sistema operacional móvel tem cada vez mais capacidade, mas, se você tiver vários aplicativos abertos funcionando ao mesmo tempo, é comum superaquecer. Deixe-o sem uso por alguns minutos e o telefone retornará à sua temperatura normal.

Como resfriar o celular - Deixe-o sem uso por alguns minutos

Desligue-o até que resfrie

Às vezes, parar de usá-lo não é suficiente, pois o dispositivo superaqueceu e precisa de um recurso urgente para que não tenha danos importantes. Nesses casos, a melhor coisa que você pode fazer é desligar o telefone e deixá-lo inativo por alguns minutos. Dessa forma, você estará forçando o fechamento de todos os seus sistemas e obrigando-o a não funcionar até resfriar completamente. Você deve esperar alguns minutos até verificar se está em uma temperatura adequada e, em seguida, pode ativá-lo novamente e verificar se não houve danos.

Remova todos os seus componentes e deixe-o sem uso

Se for um problema de superaquecimento da bateria ou uso de dispositivos externos, como microfones ou fones de ouvido, é melhor desligar o telefone e remover todos os seus componentes externos. Isso inclui a bateria, que geralmente é a causa do aquecimento, mas também outros extras, como fones de ouvido e até a caixinha de som, para auxiliar o dispositivo a "respirar" e resfriar muito melhor e rapidamente.

Coloque-o em um espaço seco e fresco

Se a razão pela qual seu celular está superaquecido é porque foi exposto diretamente na luz solar ou em um ambiente muito quente e úmido, a primeira coisa que você deve fazer é colocá-lo em um local fresco e seco. Muitas vezes, especialmente no verão, podemos deixá-lo exposto ao sol sem perceber, e isso pode causar grandes danos ao sistema. Você deve tentar deixá-lo sempre na sombra e em um ambiente seco e ventilado. Se for à praia, campo ou piscina, lugares que são normalmente expostos, tente fazer com que seu celular seja sempre armazenado na bolsa, na mochila, etc.

No entanto, nunca tente resfriar o celular colocando-o na geladeira ou no freezer. Embora sejam locais frescos com a temperatura mais baixa do que a do celular e o resfriariam, eles também o umedeceriam em excesso, causando outros tipos de problemas no dispositivo.

Instale ventiladores portáteis

Como resfriar o celular rápido? Se o problema do aquecimento do seu celular não se deve a um contexto ambiental e, apesar de todas as precauções, o incidente persistir e você não tiver meios para obter um novo dispositivo, você deve saber que hoje em dia existem ventiladores que fazem a mesma função como os dos computadores, ajudando a manter uma temperatura ideal quando os telefones estão sendo usados. Esse complemento é conectado por cabo e é muito discreto, para que você possa levá-lo com você e resolver esse problema irritante.

Desinstale aplicativos muito pesados

Se o problema do aquecimento do seu celular tiver a ver com o funcionamento interno, é possível que você precise verificar não apenas o sistema operacional, mas também o tipo de aplicativos que costuma usar. Aplicativos de mensagens como WhatsApp ou Telegram são bastante leves e rápidos de usar. No entanto, videogames ou reprodução de áudio ou vídeo podem pesar muito em seu desenvolvimento e fazer com que seu celular se esforce demais e fique muito quente. Tente desinstalar alguns aplicativos pesados ​​que não são muito úteis e, claro, não tente usar vários aplicativos ao mesmo tempo para esfriar o celular.

Lembre-se de que resfriar o celular é muito importante para otimizar sua vida-útil e evitar que danifique o seu aparelho antes do tempo.

Se pretende ler mais artigos parecidos a Como resfriar o celular, recomendamos que entre na nossa categoria de Eletrônica.

Escrever comentário
O que lhe pareceu o artigo?
1 de 3
Como resfriar o celular