menu
Partilhar

É errado deixar o celular carregando a noite toda?

 
Por Redação umCOMO. 22 junho 2021
É errado deixar o celular carregando a noite toda?

O cuidado com o celular está atrelado à saúde dos diferentes componentes do aparelho eletrônico. Cada modelo requer cuidados básicos para se manter em bom estado, dessa forma, o celular pode ter uma vida útil mais longa. Nesse sentido, a bateria é uma parte fundamental: é necessário saber quando, quanto e como carregá-la.

Muita gente tem o costume de deixar o celular carregando durante a noite toda. Assim, ao se levantar, a bateria está 100% carregada. Em determinadas ocasiões é inevitável recorrer a esta prática, especialmente se você vai passar o dia todo fora de casa ou se vai viajar. No entanto, tornar isso um hábito implica em uma série de riscos. É errado deixar o celular carregando a noite toda? Descubra neste artigo do umCOMO.

Também lhe pode interessar: Faz mal usar o celular carregando?

O que acontece se eu deixo meu celular carregando a noite toda

Para determinar se é bom carregar o celular durante a noite, é necessário conhecer como os smartphones atuais e suas respectivas baterias funcionam. Os carregadores de qualidade utilizam chips protetores para evitar que uma quantidade de energia maior do que a requerida pelo celular seja liberada. Portanto, quando o celular chega a 100% de carga, para de carregar e desliga.

No entanto, deixar o telefone carregando durante tanto tempo não traz nenhum benefício, por isso, não é absurdo pensar que é errado carregar o celular enquanto você dorme. Em alguns casos, uma vez alcançada a capacidade máxima da bateria, o carregador continua trabalhando e obriga o telefone a se recarregar enquanto tenta perder carga por inércia.

Então, o que acontece se eu deixo o celular carregando durante a noite toda? Esse rebote da bateria incide em um aumento da temperatura do aparelho e consequentemente influencia negativamente em sua vida útil. Além disso, carregar o celular pela noite sobre a roupa de cama ou embaixo do travesseiro pode provocar um escapamento térmico da bateria com consequências muito mais graves.

Se o seu telefone precisa de muitas horas para carregar ou tem algum tipo de problema com a bateria, talvez este outro artigo seja de seu interesse: Por que meu celular não carrega.

Como cuidar da bateria do celular

A maioria dos celulares de última geração contém baterias de lítio capazes de resistir a diferentes tipos de carga. Por via de regra, é recomendável assegurar que o seu telefone tenha sempre pelo menos 50% de carga. Manter o seu telefone em cargas entre 40% e 80% é uma das melhores opções para aumentar a vida útil dele.

Tendo esta premissa em conta, não é errado carregar muito o seu celular se o mantém nesses níveis de bateria e, sobretudo, não abusa das cargas completas. Ocasionalmente, você pode carregá-lo até 100% da capacidade, mas fazer isso de maneira habitual influencia negativamente a durabilidade do telefone.

Quando devo carregar o celular?

Também é especialmente importante evitar deixar a bateria do seu celular abaixo de 20%. Se você se pergunta "quando devo carregar o celular", o momento na qual ele chega a 20% é o ideal para que conecte o carregador ao telefone e o coloque para carregar.

Sobre o tipo de carregadores que podem ser utilizados para carregar o seu telefone, a melhor opção sempre vai ser o carregador do fabricante. Assim, não terá nenhuma dúvida quanto ao ajuste dele às características do seu celular, e, por tanto, seu telefone carregará da forma correta.

Agora que você já sabe quando carregar o celular, pode ser que se pergunte se Faz mal usar o celular carregando. Clique nesse link para encontrar a resposta.

Dicas para cuidar da bateria do celular

Agora que você já esclareceu todas as suas dúvidas sobre se é errado carregar o celular durante a noite toda, no umCOMO te damos mais recomendações, tanto sobre as cargas, quanto sobre como fazer a bateria do celular durar mais, isto é, ter uma vida útil maior:

  • Não desligue o celular salvo quando seja estritamente necessário.
  • Evite utilizar o telefone enquanto ele está carregando, assim, a bateria carregará mais rápido.
  • Opte sempre pelos carregadores aprovados pelo fabricante do celular, especialmente pelo que vem junto do aparelho.
  • Não carregue o seu telefone novo por 8 horas já que não é necessário.
  • Não tenha o hábito de carregá-lo completamente.
  • Tente impedir que a bateria chegue a menos de 5%. À medida do possível, você deverá carregá-lo sempre que ele chegue a 20%.
  • Evite carregar o celular quando ele já tenha bateria suficiente, ou seja, mais de 50%.
  • Desconecte o telefone da tomada quando a bateria estiver 100% carregada.

Se pretende ler mais artigos parecidos a É errado deixar o celular carregando a noite toda?, recomendamos que entre na nossa categoria de Eletrônica.

Escrever comentário

O que lhe pareceu o artigo?

É errado deixar o celular carregando a noite toda?
É errado deixar o celular carregando a noite toda?

Voltar ao topo da página