Partilhar

Como saber se meu chip foi cancelado

 
Por Yasmin Fonseca. 18 julho 2020
Como saber se meu chip foi cancelado

Os chips de celular são aqueles cartões que colocamos em aparelho para conseguirmos obter sinal e conseguirmos receber e enviar informações. O funcionamento dos chips depende de alguns fatores, como a disponibilidade de sinal, entretanto, também pode depender do chip. Quando passamos bastante tempo sem recarregar um chip, é entendido por parte da operadora que o número não está sendo utilizado, assim, acabamos com o chip cancelado de forma que não conseguimos mais acessar a Internet, receber ou fazer ligações e mensagens do tipo SMS. Ainda que seja um procedimento realizado por todas as operadoras, é comum que não saibamos dizer quando nosso chip foi cancelado e podemos confundir a situação com outras que nos deixam sem sinal.

Se você suspeita que seu número foi desativado, veja como saber se meu chip foi cancelado nesse artigo do umCOMO.

Como saber se meu chip foi cancelado

Existem algumas formas de saber se seu chip foi cancelado, sendo a mais simples verificar quando a última recarga foi realizada, afinal, os números são cancelados após 180 dias corridos sem que haja movimentações como recargas ou contratação de pacotes[1].

Veja quando foi sua última recarga

A checagem de quando foi realizada a última recarga pode acontecer de diversas formas, dependendo de você conferir todas as opções e ver qual parece mais simples. Se você fizer recargas utilizando o cartão de crédito, é possível conferir o extrato de sua conta numa agência bancária ou então usando o aplicativo do banco vinculado ao cartão. Além disso, você também pode conferir suas mensagens pois é comum que as operadoras nos informem via SMS quando recebemos crédito e, por último, vale entrar em contato com a operadora para que a data seja informada.

Para facilitar um pouco a conta, saiba que o prazo de 180 dias dá aproximadamente 6 meses. Tendo esse número em mente pode ser fácil saber se o prazo já foi atingido ou não.

Se, agora que você já descobriu como saber se o chip foi cancelado, foi concluído que de fato é esse o problema pelo qual seu número passa, veja também: meu chip foi desativado, como faço para ativar de novo?

Entre em contato com a operadora

Uma forma de descobrir se cancelaram meu chip é entrando em contato direito com a operadora, assim, você poderá descobrir não apenas o que se passa com o chip mas também se você ainda está dentro do prazo para conseguir reativá-lo. Caso o chip tenha sido efetivamente cancelado, você pode aproveitar a ligação para se informar sobre as possibilidades em relação à compra de uma nova linha, afinal, não é muito interessante ficar sem celular.

Veja abaixo uma lista com o contato de todas as operadoras para que você possa obter as informações que deseja diretamente da fornecedora.

Como saber se meu chip foi cancelado TIM

Ligue no telefone *144 usando um celular da operadora ou 1056 com qualquer outro aparelho.

Como saber se meu chip foi cancelado OI

Ligue no telefone *144 usando um celular da operadora ou 1057 com qualquer outro aparelho.

Como saber se meu chip VIVO foi cancelado

Ligue no telefone *8486 usando um celular da operadora ou 1058 com qualquer outro aparelho.

Como saber se meu chip Claro foi cancelado

Ligue no telefone *525 usando um celular da operadora ou 1052 com qualquer outro aparelho.

Quando realizar a ligação, informe o ocorrido e pergunte qual é a situação do número. Não se esqueça de ter em mãos o nome completo e o CPF do responsável pela linha.

Confira suas mensagens

Outra forma de como saber se meu numero foi cancelado é conferindo suas mensagens SMS, afinal, o usual é que a operadora nos informe acerca do vencimento do prazo para recarregarmos o número sem sofrer com o cancelamento do chip. Além disso, também somos informados quando recebemos créditos de forma que a transação ficará registrada, assim poderemos contar os 180 dias que são o limites .

Abra sua caixa de entrada de mensagens e procure por alguma que indique a inserção de créditos ou um aviso em relação ao cancelamento do chip. Caso você não tenha deletado os informes, certamente os encontrará.

Teste o chip

Um dos motivos que fazem com que fiquemos sem sinal é o mal funcionamento do chip ou então do slot onde o cartão é colocado, o que faz com que nos encontremos incomunicáveis. Para saber se o problema se encontra no próprio chip, tente colocá-lo em outro celular, além disso, também é possível colocar um chip secundário em seu aparelho e ver se funciona. Caso você perceber que o o chip funciona em outro aparelho, é sinal que o problema se encontra em seu celular, entretanto, se continuar não funcionando, é possível que o bloqueio do cartão tenha acontecido.

Se ainda restarem dúvidas e o celular apresentar outras estranhezas, uma possibilidade é levar o aparelho em uma assistência técnica autorizada para que seja avaliado e arrumado.

Confira o funcionamento da linha

Quando nosso chip é cancelado ou bloqueado, acabamos por perder todas as suas funções, ou seja, não conseguimos fazer nem receber ligações e mensagens e também somos impedidos de acessar a Internet móvel. Para saber se seu chip foi cancelado, bastará fazer alguns testes para conferir se é possível realizar alguma dessas tarefas. Para ter certeza de que o bloqueio ocorreu, apenas checando a data da última vez em que você carregou o número ou ligando na operadora, entretanto, o mau funcionamento da linha será um bom indício.

Primeiramente, tente fazer uma ligação. Já que você tem receio de que o número foi cancelado, em tese está sem créditos, por isso, faça uma chamada a cobrar. Após realizar a chamada, peça para alguém te ligar ou te mandar um SMS e, caso não chegar, significará que o número provavelmente está bloqueado.

Se você acabou por descobrir que seu chip não foi bloqueado e que o problema na verdade é na recepção de sinal por parte do aparelho, veja também: meu celular reconhece o chip mas não dá sinal, o que fazer?

Se pretende ler mais artigos parecidos a Como saber se meu chip foi cancelado, recomendamos que entre na nossa categoria de Eletrônica.

Referências
  1. https://claro-seo-br.inbenta.com/pergunta-frequente/por-que-perdi-meu-numero-claro/

Escrever comentário sobre Como saber se meu chip foi cancelado

O que lhe pareceu o artigo?

Como saber se meu chip foi cancelado
Como saber se meu chip foi cancelado

Voltar ao topo da página