Partilhar

Tem como recuperar um número cancelado?

Tem como recuperar um número cancelado?

É difícil imaginar a vida sem o uso dos telefones celulares. De acordo com dados da Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel)[1], em maio de 2019 já haviam no Brasil mais de 228 milhões de linhas de celulares ativas, das mais diversas operadoras. Ou seja, há mais linhas de celulares ativas do que habitantes no país, que conta com uma população de cerca de 210 milhões de pessoas, segundo o IBGE[2]. Sendo essa uma ferramenta essencial para nossa comunicação, ter o número de celular cancelado pode nos causar diversos prejuízos. Tem como recuperar um número cancelado? Descubra a seguir neste artigo do umCOMO.

Como saber se meu chip foi cancelado

Saber se seu chip foi cancelado e por consequência seu número de celular é bem fácil. Basta pedir para algum amigo telefonar para você e verificar se consegue falar ou não. Em geral, se um número foi cancelado a pessoa que ligou irá ouvir uma gravação automática dizendo que aquele número de telefone não existe.

Caso você não tenha colocado créditos no seu celular há um bom tempo ou tenha parado de pagar a fatura (no caso de um plano pós-pago), é bem possível cogitar que a operadora tenha cancelado sua linha telefônica.

Confira nosso artigo Como saber o número do seu chip para informações adicionais sobre o tema.

Tem como recuperar um número cancelado?

Felizmente, existe possibilidade de recuperar um número cancelado. É importante frisar que não há garantia de 100% que você vá conseguir obter de volta seu número antigo, mas não custa tentar, certo? Vamos avaliar a partir de duas perspectivas: os planos pré-pagos (onde você coloca um valor em créditos para usar os serviços da operadora) e os planos pós-pagos (onde você contrata um plano junto à operadora de telefonia móvel e paga mensalmente uma fatura).

Meu chip foi bloqueado por falta de crédito

É bem comum ter chip cancelado por falta de recarga. Em geral, as operadoras costumam enviar SMS e fazer ligações avisando que seu chip está para ser cancelado por falta de recarga, de forma que você tenha tempo de fazê-la e evitar o problema.

De acordo com a operadora Claro[3], as linhas de celulares pré-pagos só são canceladas se você ficar mais de 180 dias sem colocar créditos. Depois de 90 dias o número fica disponível novamente. Nesse caso, você deve entrar em contato com a central de atendimento da sua operadora para tentar conseguir seu número de volta. Confira os telefones das principais operadoras abaixo:

  • Vivo: 1058 - recuperar número Vivo cancelado
  • Tim: 1056 - recuperar número Tim cancelado
  • Oi: 1057 - recuperar número Oi cancelado
  • Claro: 1052 - para saber como desbloquear chip da Claro que foi bloqueado por falta de recarga

Pode ser que seu número ainda esteja disponível, mas nada é garantido.

Atualmente, mesmo os celulares pré-pagos precisam que o usuário da linha faça o cadastro do CPF, criando uma forma de vínculo. Confira o artigo do umCOMO sobre Como saber quantos chips têm cadastrado no meu CPF e tenha acesso a essa informação.

Meu chip foi bloqueado por não ter pago a fatura

Se você está em situação de inadimplência com a sua operadora, seu chip e seu número serão bloqueados. Nesse caso, além de pagar uma multa para ter seu número de volta, você deve pagar as faturas que estiverem em aberto e, posteriormente, entrar em contato com a operadora para solicitar que sua linha telefônica volte a funcionar normalmente.

Lembre-se de sempre entrar em contato com a Central de Atendimento da sua operadora - ela é o melhor canal para resolver seu problema de forma simples, rápida e prática. Contudo, você também pode ir em uma loja da sua operadora móvel e fazer a solicitação por lá. Algumas pessoas preferem ter um atendimento presencial do que um remoto, o que torna ir à loja ideal.

Número cancelado sem motivo

Infelizmente, uma queixa comum que pode ser vista com frequência na mídia é que muitas pessoas têm seus números de telefone cancelados pela operadora sem nenhum tipo de aviso prévio. Contudo, segundo a Lei Geral de Telecomunicações[4], isso é ilegal. Veja:

Art. 3° O usuário de serviços de telecomunicações tem direito:

[...] VIII - ao prévio conhecimento das condições de suspensão do serviço.

Ou seja, é direito do usuário de um serviço de telefonia móvel ser informado de que seu serviço será suspenso por falta de pagamento. Se a operadora não der o aviso, ela está agindo de forma ilícita, prejudicando o usuário/consumidor do serviço.

Caso isso ocorra, em primeiro lugar você deve tentar entrar em contato com a operadora pela Central de Atendimento para entender o que houve. Lembre-se de registrar o número do protocolo. Se essa medida não surtir nenhum efeito, procure o PROCON da sua cidade e entre com uma reclamação contra a operadora.

Nesses casos, a maioria dos juízes têm dado ganho de causa ao usuário, se for provado que ele agiu de boa-fé. Se for uma linha utilizada para trabalho, a indenização pode ser ainda maior, pois você perdeu contato durante aquele tempo com os seus clientes. Ou seja, há tanto um dano moral (você ficou como inadimplente sendo que não é) quanto lucros cessantes (você deixou de receber determinados valores porque não pode entrar em contato com seus clientes nem eles com você).

Se pretende ler mais artigos parecidos a Tem como recuperar um número cancelado?, recomendamos que entre na nossa categoria de Eletrônica.

Referências
  1. ANATEL. Brasil registra 228,64 milhões de linhas móveis ativas em maio de 2019. Disponível em: <https://www.anatel.gov.br/institucional/noticias-destaque/2310-brasil-registra-228-64-milhoes-de-linhas-moveis-ativas-em-maio-de-2019>. Publicado em 01 de julho de 2019. Acesso em 21 de maio de 2020.
  2. G1. Brasil atinge 210 milhões de habitantes, diz IBGE. Disponível em: <https://g1.globo.com/economia/noticia/2019/08/28/brasil-atinge-210-milhoes-de-habitantes-diz-ibge.ghtml>. Publicado em 28 de agosto de 2019. Acesso em 21 de maio de 2020.
  3. FAQ CLARO. Por que perdi meu número Claro. Disponível em: <https://faq.claro.com.br/pergunta-frequente/por-que-perdi-meu-numero-claro/>. Acesso em 22 de maio de 2020.
  4. BRASIL. Lei nº 9.472, de 16 de julho 1997. Disponível em: <http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/leis/l9472.htm>. Acesso em 22 de maio de 2020.

Escrever comentário

O que lhe pareceu o artigo?
1 comentário
A sua avaliação:
Rogerio Da Silva Maques
como recuperar minha linha tim

Tem como recuperar um número cancelado?
Tem como recuperar um número cancelado?

Voltar ao topo da página