menu
Partilhar

Como saber se meu celular foi hackeado

 
Por Redação umCOMO. 1 agosto 2022
Como saber se meu celular foi hackeado

A privacidade é uma das questões que mais preocupa a maioria dos usuários de dispositivos móveis. O medo de sofrer um ataque cibernético, ser invadido ou ter seu telefone hackeado é compartilhado por muitas pessoas, e é por isso que é necessário que você conheça todos os truques para proteger seu celular e impedir que os criminosos cibernéticos alcancem seu objetivo.

Os vírus capazes de infectar um dispositivo a fim de controlá-lo instalando um arquivo fraudulento é uma prática perigosa e cada vez mais comum, por isso é essencial detectar os sinais de um possível hack em seu telefone a tempo. Para saber como saber se meu celular foi hackeado e o que fazer nesses casos, recomendamos que você continue lendo este artigo.

Também lhe pode interessar: Como saber se meu chip foi cancelado

Comportamentos estranhos no seu celular

Se você está se perguntando ccomo saber se meu celular foi invadido, um primeiro sinal é se seu telefone começa a desligar ou reiniciar frequentemente sem aviso, uma clara indicação de que ele pode estar sendo controlado. Se os aplicativos abrem automaticamente sem sua solicitação ou demoram muito tempo para abrir, estes também não são comportamentos normais do telefone.

Portanto, se você notar algum destes sinais, fique alerta, pois seu celular pode ter sido hackeado.

Celular aquecido

Você raramente usa seu telefone celular e, ao pegá-lo, percebe que está muito quente sem estar exposto ao sol? Neste caso, seu dispositivo pode estar infectado. Quando um smartphone funciona em segundo plano sem o consentimento do usuário, seus componentes tendem a superaquecer.

O superaquecimento de seu telefone é outro sinal de um possível hack, colocando a privacidade de seus dados pessoais em sério risco.

Como saber se meu celular foi hackeado - Celular aquecido

Diminuição da autonomia

Outro sinal que o ajuda a descobrir como saber se meu celular foi hackeado é verificar uma diminuição notável na vida útil da bateria. Esta diminuição pode ser devida a causas naturais, como brilho muito alto, ativando redes sem fio como Bluetooth, WiFi ou GPS continuamente ou jogando frequentemente.

Entretanto, quando esta diminuição na vida útil da bateria de seu dispositivo móvel não se deve a nenhuma das causas acima e a bateria dura cada vez menos, é um sinal claro de um mau funcionamento dentro do telefone. Neste caso, poderia significar que ele foi invadido.

Como saber se meu celular foi hackeado - Diminuição da autonomia

Notificações desativadas

Verifique o status das notificações de seu telefone, especialmente quando você notar que ele não o notifica como normalmente faz das novas mensagens de WhatsApp, SMS ou notificações de outros aplicativos.

Quando isto acontecer, explore as configurações de seu smartphone e verifique se estão todas ativadas, sem ver que há nada de estranho. Você também deve certificar-se de que as notificações de aplicativos que podem espioná-lo, tais como Telegram ou WhatsApp, estejam ativas. Às vezes, alguém do seu convívio imediato pode desativá-las para que você não descubra que estão monitorando seu celular.

A desativação de notificações geralmente acontece nos casos em que tentam acessar o WhatsApp com aplicativos capazes de clonar seu telefone em outro celular, mas isso também acontece em outros casos. Portanto, você deve ligá-los, e se seu smartphone notificá-lo de qualquer atividade não realizada por você, é provavelmente porque alguém esteja usando para te espionar.

Aplicativos não instalados por você

Se você vê aplicativos em seu telefone que não se lembra de ter instalado, você deve suspeitar que alguém hackeou seu celular. Nas configurações você pode verificar seus aplicativos baixados: se encontrar algum que você mesmo não tenha instalado ou nunca tenha utilizado, opte por desinstalá-los.

Barulhos estranhos durante as chamadas

Como saber se meu telefone foi grampreado? Este é um dos sinais mais suspeitos de um possível hack ou escuta. Se alguém estiver escutando suas conversas telefônicas, você ouvirá ruídos estranhos ou interferências irritantes.

Como saber se meu celular foi hackeado - Barulhos estranhos durante as chamadas

Fatores não habituais

Seu telefone pode ter sido hackeado quando leva muito tempo para desligar ou ligar, os contatos desaparecem de sua lista telefônica sem que você os tenha apagado e aparecem novos contatos desconhecidos. Estes fatores farão suspeitar de que seu celular pode estar sendo espionado.

Receber mensagens ou ligações estranhas e um aumento considerável nas tarifas de dados da Internet sem uma explicação lógica também são sinais de um celular que foi invadido.

O que fazer se meu celular foi hackeado

Há algumas soluções para impedir que seu telefone fique sob escuta. Uma vez verificado, no umCOMO lhe damos as seguintes dicas para recuperar a privacidade do seu celular:

  • Desative o encaminhamento de chamadas indo para a seção de configurações dedicada ao encaminhamento de chamadas ou inserindo o código **###002#.
  • Formate seu celular para apagar tudo o que pode ser monitorado ou espionado. Primeiro, faça uma cópia de segurança para não perder seus dados e depois procure a opção de apagar todos os dados em 'Ajustes' para que o dispositivo seja reinicializado a partir do zero. Uma vez reiniciado novamente, configure-o desde o início e você terá conseguido apagar os aplicativos infectados e o encaminhamento de chamadas.

Agora que você já sabe como saber se meu celular foi hackeado e constatou que seu dispositivo pode ter sido invadido, veja também este outro artigo sobre Como formatar o celular.

Se pretende ler mais artigos parecidos a Como saber se meu celular foi hackeado, recomendamos que entre na nossa categoria de Eletrônica.

Escrever comentário

O que lhe pareceu o artigo?
Como saber se meu celular foi hackeado
1 de 4
Como saber se meu celular foi hackeado

Voltar ao topo da página