Partilhar

Meu celular reconhece o chip mas não dá sinal, o que fazer?

 
Por Yasmin Fonseca. 28 fevereiro 2020
Meu celular reconhece o chip mas não dá sinal, o que fazer?

Nos dias de hoje quase todo mundo depende do aparelho celular para diversas coisas básicas da vida mas, por úteis e práticos que esses aparelhos possam ser, ainda é muito comum que acabem dando algum problema e que não tenhamos a mínima ideia do que o causou. Um dos problemas mais comuns e que podem ter diversos motivadores é o aparelho não conseguir sinal mesmo quando reconhece o chip, o que faz com que não possamos realizar e receber ligações, além de nos impossibilitar de acessar a Internet.

Se o seu aparelho está com esse problema e você quer saber o que está o causando e como resolvê-lo, saiba o que fazer neste artigo do umCOMO: Meu celular reconhece o chip mas não dá sinal, o que fazer?

Também lhe pode interessar: Chip incompatível, como resolver?

Meu celular reconhece o chip mas não dá sinal

Quando estamos com o celular sem serviço, a primeira coisa antes de pensar no que fazer para resolver o problema é descobrir o que aconteceu para que o aparelho não esteja conseguindo captar o sinal da operadora. Existem diversas razões que deixam o celular sem rede, veja abaixo quais são as principais:

  • Operadora sem rede;
  • Área sem cobertura;
  • Sistema operacional desatualizado;
  • Problemas com o IMEI;
  • Desconfiguração da rede.

Operadora sem rede

Quando o celular reconhece o chip mas não dá sinal de rede a primeira coisa que pensamos é que o problema está acontecendo por causa de algo relacionado ao nosso celular, entretanto, também é possível que seja algo causado por problemas com a operadora telefônica.

As operadoras passam por momentos de reparo ou de problemas técnicos que podem causar a falta de sinal, o que é bastante fácil de descobrir. Caso você esteja com o celular sem sinal, conecte-se a uma rede Wi-Fi e mande mensagem para amigos ou parentes que utilizam a mesma operadora e pergunte se alguém mais está passando pelo mesmo problema, além disso, também é possível recorrer aos sites de pesquisa e descobrir se há alguma notícia relacionada à falta de sinal em sua operadora.

Caso descubra que a operadora que você utiliza está fora do ar, a única solução será esperar até que tudo se normalize.

Área sem cobertura

O chip sem serviço, que ocasiona em um celular sem sinal, pode ser questão do local onde o aparelho se encontra, afinal, nem todos os lugares estão dentro da área de cobertura de todas as operadoras.

Caso você esteja em um lugar novo e mais afastado, ou então em um local subterrâneo como dentro do metrô, é possível que o problema seja exatamente esse. Para resolver o problema, bastará se locomover até um local onde o sinal esteja disponível e seu aparelho irá automaticamente voltar a funcionar como de costume sem que seja necessário reconfigurá-lo.

Sistema operacional desatualizado

Seja quando compramos um celular novo ou então quando já temos um que há tempos não é atualizado, é comum que nos encontremos em situação de nos perguntar "Por que meu celular não tem sinal de rede?", entretanto, esse é um problema facilmente solucionável.

O sistema operacional dos aparelhos precisa estar sempre atualizado para que tudo funcione bem de forma que, quando há atualizações a serem feitas, muitos problemas podem ocorrer. É difícil que esse tipo de situação ocorra de um dia para o outro logo após a disponibilização de uma versão mais atual do sistema operacional, entretanto, caso a versão que você utiliza já esteja há tempos ultrapassada, outras consequências poderão ser sentidas como a dificuldade em instalar aplicativos recentes.

Para atualizar o sistema operacional, bastará ir até as configurações do aparelho e conferir se há uma nova versão e, se houve, pedir para que o processo seja realizado. Caso for fazer isso, lembre-se de que os aparelhos exigem que o nível da bateria esteja em ao menos 50% para que atualizações sejam realizadas, evitando assim o risco do aparelho desligar por falta de energia no meio do processo.

Problemas com o IMEI

O chip sem sinal também pode ser um problema com o IMEI, que é o código que identifica seu aparelho como seu e também como original. Quando compramos um celular usado, pode acontecer do aparelho ter sido furtado e do antigo dono pedir para bloquear o IMEI do celular em questão, o que faz com que fiquemos sem sinal de forma irreparável. Outro problema comum é que compremos um aparelho novo mas que não seja original, ou seja, que não tem um IMEI válido e que também será bloqueado.

Se você pensa que pode estar passando por esse tipo de problema, veja como conhecer o código IMEI do meu celular para conseguir consultar o seu status de ver se tudo está em ordem.

Desconfiguração da rede

O último dos problemas que fazem a gente passar por situações do tipo "meu celular não encontra rede" é a desconfiguração da rede. Para um aparelho encontrar a rede da operadora que você utiliza, é necessário que ele esteja procurando o sinal no lugar certo, sendo que desconfigurações podem ocorrer sozinhas sem que tenhamos mexido no aparelho.

Para voltar às configurações usuais do aparelho, vá até o menu de configurações e encontra a área de rede, selecionando a opção de encontrar rede de forma automática, o que fará com que o aparelho busque automaticamente a rede da operadora do seu chip.

Caso você realize o procedimento acima e mesmo assim o aparelho continua sem sinal, uma solução simples e rápida poderá resolver seu problema. Para tal, siga os passos abaixo:

  1. Desligue seu celular;
  2. Remova o chip;
  3. Ligue o celular sem o chip;
  4. Coloque o chip de volta quando o aparelho já estiver novamente ligado.

Assim que você recolocar o chip, o celular irá novamente reconhecer a rede e tudo voltará ao normal.

Caso você tenha tentado todas as opções acima e nada tenha servido, é muito provável que o seu aparelho esteja com algum defeito na captação de sinal, sendo necessário ir até um técnico para descobrir o que se passa e resolver o problema. Sendo esse o caso, dê preferência para assistências técnicas autorizadas do fabricante do celular.

Se pretende ler mais artigos parecidos a Meu celular reconhece o chip mas não dá sinal, o que fazer?, recomendamos que entre na nossa categoria de Eletrônica.

Escrever comentário sobre Meu celular reconhece o chip mas não dá sinal, o que fazer?

O que lhe pareceu o artigo?

Meu celular reconhece o chip mas não dá sinal, o que fazer?
Meu celular reconhece o chip mas não dá sinal, o que fazer?

Voltar ao topo da página