Cobertura da rede móvel

Celular não recebe chamadas, o que fazer?

Celular não recebe chamadas, o que fazer?

O celular é um objeto mais do que necessário no dia a dia moderno e, apesar de ter ganhado diversas funções com o tempo, esses aparelhos seguem tendo como o objetivo principal a comunicação, o que ainda é possível de se fazer por meio de ligações telefônicas. Para que ligações sejam realizadas, é necessário que haja conexão com uma rede tanto por parte de que liga como por parte de quem recebe a chamada, além disso, ambos aparelhos precisam estar habilitados para realizar o processo. Já que são algumas as exigências para que uma ligação telefônica consiga ser realizada, por vezes nos deparamos com problemas e não sabemos muito bem o que se passa ou o que fazer para solucioná-los.

Celular não recebe chamadas, o que fazer? Para saber a resposta para essa pergunta, veja nesse artigo do umCOMO todas as causar e soluções possíveis para o imprevisto.

Também lhe pode interessar: Não estou recebendo SMS, o que fazer?

Índice

  1. Celular não recebe chamadas
  2. Roaming
  3. Falta de sinal
  4. Meu celular não aparece a chamada: outras causas comuns

Celular não recebe chamadas

De forma geral, os aparelhos celulares vêm com configurações programadas para procurar a rede correspondente à operadora utilizada e vinculada a seu chip, entretanto, acontece dos aparelho se desconfigurarem sem motivo e acabarem por procurar sinal onde não existe. Quando um problema do tipo ocorre, o que acontece é que o aparelho fica sem sinal de forma inesperada e, assim, o celular não recebe chamadas.

Rede desconectada

Apesar de poder assustar um pouco já que se assemelha a outros problemas que também causam a falta de sinal, a reconfiguração do aparelho pode ser feita bastante facilmente e não levará mais de um minuto. Para configurar seu aparelho de forma a recuperar o sinal, bastará ir nas configurações de rede e colocá-lo para procurar rede automática.

Importante: por vezes o sinal também pode ser recuperado reiniciando o aparelho ou então colocando-o por alguns segundos em modo avião.

Roaming

O roaming é o que acontece quando fazemos ligações fora da nossa área de cobertura, de forma que o aparelho celular precisa buscar uma outra rede para funcionar. O mais comum é que nos deparemos com esse tipo de problema quando estamos fazendo viagens internacionais ou para cidades que tenham um DDD diferente.

Para conseguir receber esse tipo de ligação é necessário habilitar o celular programado para não receber chamadas, bastando que você altere as configurações de rede do aparelho. Caso você ainda não tenha permitido o roaming, seu celular também não será capaz de fazer ligações quando se encontrar nesse tipo de cobertura.

Habilitei o roaming e, ainda assim, meu celular não recebe chamada, o que pode ser?

A habilitação de serviços de roaming é necessária em razão da existência de taxas, por vezes altas, a serem cobradas para a realização de chamadas fora da área de cobertura. Em razão das taxas, mesmo que você tenha habilitado a opção, não será possível receber ligações por roaming caso você não tenha créditos, já que não terá dinheiro para pagar pelo serviço.

Falta de sinal

A captação de sinal por parte dos celulares depende da disponibilidade de rede no local onde o aparelho se encontra. Quando vamos para locais longínquos e mais rurais ou então para subsolos, é comum que tenhamos problema com a captação de sinal, o que faz com que não consigamos receber ligações. Outro problema que causa a falta de sinal é a manutenção de rede, que exige que o usuário espere até o retorno do serviço.

Se você tiver reparado que a falta de sinal é, na verdade, um problema do seu aparelho, veja também: meu celular reconhece o chip mas não dá sinal, o que fazer?

Meu celular não aparece a chamada: outras causas comuns

Como você já deve ter reparado, são dos mais diversos tipos os problemas que acabam nos deixando na mão pois nosso celular não recebe ligação. Além dos já citados e explicados acima, veja também algumas outras possibilidades:

  • Chip desativado: em celulares com mais de um entrada para chip, por vezes é necessário ativar o número que desejamos utilizar para que o aparelho consiga captar o sinal e receber ligações. Se, por exemplo, eu não consigo fazer ligações do meu celular Samsung dual chip, a solução será ir nas configurações e pedir a leitura do slot onde o chip que desejamos usar se encontra.
  • Falta de crédito: se seu problema é do tipo "meu celular não faz ligação, só recebe", a primeira e mais simples explicação é que o aparelho está sem créditos, entretanto, a falta de crédito por muito tempo também pode fazer com que a linha entre em processo de cancelamento, o que fará com que você também não consiga receber ligações.
  • Problema no slot do chip: o slot é a entrada para chips nos aparelhos celulares. Caso a estrutura não estiver funcionando, o aparelho não conseguirá ler as informações do chip e acabará não conseguindo captar sinal nem receber ligações.
  • Linha cancelada: quando passamos muito tempo sem colocar crédito, nosso número acaba sendo cancelado e não conseguimos receber ligações. Se temos um problema do tipo "meu celular só dá chamada encerrada", é possível que seja o caso e, se você desconfia que seja, veja também como recuperar chip bloqueado por falta de crédito.
  • Modo avião: esse modo é o que deve ser utilizado durante voos pois corta o sinal do aparelho com redes externas de forma a não atrapalhar a viagem. Se não consigo receber chamadas, é possível que o celular esteja sem querer em modo avião.
  • IMEI bloqueado: o IMEI é a identidade do seu aparelho celular e, caso você tenha comprado um aparelho usado, o antigo dono pode ter pedido seu bloqueio de forma que você não mais poderá fazer ligações. A situação é bastante comum e ocorre dias após a compra de um aparelho usado quando sua origem é um roubo, o que pega o comprador de surpresa.
  • Linha bloqueada para ligações: se você estiver com um bloqueio específico do tipo celular não receber ligação de telefone fixo, saiba que existe a possibilidade de bloquear números para receber chamadas. Para desfazer o bloqueio, basta pedir para a operadora que o número seja liberado.

Caso você tenha conferido todas as possibilidades e, ainda assim, não tiver descoberto a razão do seu celular não estar recebendo ligações, o recomendável é ir até uma assistência técnica autorizada para que o aparelho seja avaliado.

Se pretende ler mais artigos parecidos a Celular não recebe chamadas, o que fazer?, recomendamos que entre na nossa categoria de Eletrônica.

Escrever comentário
O que lhe pareceu o artigo?
1 comentário
A sua avaliação:
Soni ANARA REQUES
Meu celular não recebe chamada de outro celular porque??
Celular não recebe chamadas, o que fazer?