menu
Partilhar

Como baixar reels do Instagram

 
Por Letícia Lima. 1 novembro 2021
Como baixar reels do Instagram

Lançado originalmente como uma maneira de fazer frente à ascensão do TikTok entre as redes sociais[1], a função reels é, segundo o próprio Instagram, um modo em que "[...] as pessoas podem gravar e editar vídeos de 15 segundos com múltiplos cortes, incluindo áudio, efeitos e novos recursos criativos [...]"[2]. Em meados de 2021, o tempo de duração dos reels foi alterado de 15 segundos para até 60 segundos. Muitas vezes encontramos conteúdo interessante nessa função do Instagram e queremos salvá-lo no nosso celular, mas como baixar reels do Instagram? Descubra neste artigo do umCOMO.

Também lhe pode interessar: Como baixar foto do Twitter

Baixar vídeo do reels - Android

Se você tem um celular cujo sistema operacional é Android, siga esses passos para baixar vídeo do reels:

  1. Acesse a Play Store para encontrar um app para baixar Reels do Instagram;
  2. Baixe o aplicativo Video Downloader For Instagram;
  3. Abra o aplicativo e o configure (ex.: dando permissão para acessar suas fotos, etc.);
  4. Volte para o Instagram e escolha o vídeo do reels que você deseja baixar;
  5. Clique nas três bolinhas laterais;
  6. Clique em Copy Link/Copiar Link;
  7. Volte para o Video Downloader e o link do reels será colado imediatamente;
  8. Abra a sua galeria e surpresa! O reels estará salvo lá.

Gostou? Talvez você também se interesse por nosso artigo sobre como salvar áudio do Instagram.

Baixar vídeo do Instagram reels - iOS

Como baixar vídeo do Instagram reels no iPhone? Caso você esteja usando um dispositivo com sistema operacional iOS, isto é, da marca Apple, o processo para baixar reels é bastante parecido. Confira:

  1. Acesse a App Store;
  2. Baixe o aplicativo InSaver for Instagram;
  3. Abra o aplicativo e o configure (ex.: dando permissão para acessar suas fotos, etc.);
  4. Volte para o Instagram e escolha o vídeo do reels que você deseja baixar;
  5. Clique nas três bolinhas laterais;
  6. Clique em Copy Link (Copiar Link);
  7. Volte para o Video Downloader e o link do reels será colado imediatamente;
  8. Clique em "Watch It" > "Share" > "Save Video" e pronto! O reels que você queria agora está devidamente salvo na sua galeria.

Outra funcionalidade do Instagram é abordada no nosso artigo sobre como salvar Stories do Instagram de outra pessoa. Não deixe de ler!

Baixar reels do Instagram on-line

Bem, se você não quiser baixar nenhum aplicativo para ter os reels sempre disponíveis, saiba que também é possível fazer esse processo online, sem intermediários, além de ser uma forma de baixar reels pelo PC. Ficou curioso/a? Confira:

  1. Acesse o site IGDownloader <igdownloader.com>;
  2. Escolha a opção Reels;
  3. Pelo desktop ou pelo aplicativo, clique em "Copiar link";
  4. Cole o link no IGDownloader;
  5. Pronto! Agora o vídeo está disponível para ser baixado ao clicar em "Download".

Dicas para reels Instagram: como bombar

Se você está lendo esse artigo, pressupõe-se que já sabe o mínimo sobre reels, certo? Mas, afinal, o que fazem alguns reels bombarem e viralizarem e outros não? Apesar de o algoritmo do Instagram ser um tanto quanto misterioso e estar sempre mudando, observa-se que ele tende a priorizar reels que:

  • Sejam divertidos (ex.: de comédia ou com alguma surpresa);
  • Sejam inspiradores (ex.: que deem início a uma tendência na plataforma);
  • Sejam bem produzidos, usando texto, filtros, efeitos de câmera, etc;
  • Que usem música da própria biblioteca do Instagram ou áudio original;
  • Que sejam inovadores e diferentes.

Por outro lado, o algoritmo despreza reels que:

  • Estejam borrados ou filmados em baixa resolução;
  • Tenham bordas;
  • Tenham a maior parte da imagem coberta por texto;
  • Violem as Diretrizes da Comunidade do Instagram.

Dicas para criar bons reels

  1. Seja original. Mesmo que você vá seguir alguma tendência ou meme que está rolando no Instagram, faça com que seu reels tenha seu toque pessoal, isto é, tente construir uma assinatura para a sua produção de conteúdo para internet;
  2. Inclua legendas. Além de tornar o conteúdo mais acessível para quem assiste aos reels sem áudio, também torna inclusivo para a população com surdez.
  3. Use música. Apesar de muitas pessoas não ouvirem o áudio dos reels, aquelas que o fazem apreciam uma música divertida, animada e que preferencialmente seja alguma tendência da rede.
  4. Abuse da edição. O reels conta com várias ferramentas de edição de vídeo para você poder dar o seu melhor em no máximo 60 segundos. Não se acanhe em usar filtros, efeitos e conteúdo em texto;
  5. Crie conteúdo engajador e atrativo. O objetivo aqui é que seu reels seja assistido até o final, assim o algoritmo entenderá que ele é interessante e relevante e irá distribuir para mais pessoas.
  6. Filme na vertical. Pode parecer óbvio, mas há quem filme reels na horizontal. Como a maioria dos celulares fica naturalmente na vertical, esse é o melhor tipo de formato para um conteúdo que será consumido por esse meio.

Atenção: jamais exporte conteúdo com a logomarca do TikTok para o reels. Isso fará o algoritmo rejeitá-lo e, portanto, você não irá conseguir atingir o número de pessoas que deseja. O Instagram valoriza muito conteúdo original.

Se você gostou das nossas dicas nesse artigo, não deixe de conferir como aumentar o engajamento no seu perfil pessoal com brincadeiras para postar no story do Instagram ou mesmo como aplicar todas as nossas dicas sobre reels em seu perfil comercial com dicas sobre como vender pelo Instagram.

Se pretende ler mais artigos parecidos a Como baixar reels do Instagram, recomendamos que entre na nossa categoria de Internet.

Referências
  1. ÉPOCA NEGÓCIOS. Instagram sofre para recuperar a relevância em tempos de TikTok. Disponível em: <https://epocanegocios.globo.com/Empresa/noticia/2021/09/instagram-sofre-para-recuperar-relevancia-em-tempos-de-tiktok.html>. Publicado em 16 de setembro de 2021. Acesso em 25 de outubro de 2021.
  2. INSTAGRAM. Apresentamos Reels no Instagram. Disponível em: <https://about.instagram.com/pt-br/blog/announcements/introducing-instagram-reels>. Publicado em 16 de junho de 2020. Acesso em 25 de outubro de 2021.
Bibliografia
  • SANTORA, Jacinda. How to Download Instagram Reels: A Step-by-Step Guide. Influencer Marketing Hub. Disponível em: <https://influencermarketinghub.com/download-instagram-reels/>. Publicado em 20 de agosto de 2021. Acesso em 25 de outubro de 2021.
  • SUMRAK, Jesse. How to Make Instagram Reels That Skyrocket Your Engagement. Foundr. Disponível em:<https://foundr.com/articles/social-media/make-instagram-reels>. Publicado em 6 de agosto de 2021. Acesso em 25 de outubro de 2021.
  • WORB, Jessica. The Ultimate Guide to Instagram Reels. LaterBlog. Disponível em: <https://later.com/blog/instagram-reels>. Publicado em 13 de agosto de 2021. Acesso em 25 de outubro de 2021.

Escrever comentário

O que lhe pareceu o artigo?

Como baixar reels do Instagram
Como baixar reels do Instagram

Voltar ao topo da página