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Como vender pelo Instagram

Yasmin Fonseca
Por Yasmin Fonseca. Atualizado: 2 fevereiro 2021
Como vender pelo Instagram

O Instagram, rede social criada para a postagem de imagens, há muito tempo deixou de ser usada apenas para postagem de perfis pessoais e passou também a ser uma forma de divulgação de trabalhos e também de vendas. Hoje em dia muitas lojas fazem do seu Instagram uma forma de divulgar os produtos oferecidos, aumentando o alcance e também suas vendas, porém, quando visamos vender produtos pelo Instagram, além de criar um perfil com esse objetivo devemos pensar também em como elaborá-lo para torná-lo mais atraente para o público e também nas possíveis formas de fazer com que nossos produtos atinjam mais pessoas. Se você quer divulgar seus produtos e saber como vender pelo Instagram de forma simples, explicamos neste artigo do umCOMO!

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Índice

  1. Como vender pelo Instagram
  2. Como vender pelo PagSeguro no Instagram
  3. Como vender no Instagram Shopping
  4. Apps de vendas no Instagram
  5. Plano de vendas estratégico no Instagram

Como vender pelo Instagram

Se você ainda não tem uma loja no Instagram ou tem e quer saber como vender mais pelo Instagram, siga as dicas abaixo para aumentar suas vendas:

  1. Pense em um nome legal para o seu perfil de Instagram comercial. Se você não tem ideias, sugerimos as dicas do artigo sobre Nomes criativos para Instagram;
  2. Crie um perfil comercial: perfil comerciais permitem o uso do Instagram Shopping e também a divulgação de produtos por meio de propagandas, além de passar mais credibilidade ao consumidor. Para saber mais, veja como usar o Instagram como empresa;
  3. Publique frequentemente: perfis que deixam de publicar por bastante tempo, acabam perdendo seguidores e sendo esquecidos em detrimentos àqueles que postam com frequência;
  4. Pense no que vai vender: os melhores produtos para vender pelo Instagram são geralmente roupas, acessórios, entre outras coisas que estão na moda e têm preço acessível. É difícil vender objetos mais caros como celulares e outros aparelhos eletrônicos por meio de redes sociais, além disso, produtos do tipo podem ser encontrados em qualquer lugar. Se você quer saber como vender roupas pelo Instagram, siga nossas dicas e não se esqueça de tentar seguir um estilo específico para atrair um público fiel com grandes chances de gostar dos novos produtos;
  5. Evite posts desconexos: quando se segue uma loja no Instagram, o esperado é ver posts de produtos, sendo assim, evite postar coisas que não estejam diretamente relacionados à sua loja;
  6. Preste atenção na estética: o Instagram é um aplicativo de postagem de imagens, então invista em boas fotografias que valorizem o produto e que chamem a atenção do potencial cliente.
Como vender pelo Instagram - Como vender pelo Instagram
Imagem: business.instagram.com/Reprodução

Como vender pelo PagSeguro no Instagram

Para vender no Instagram com o PagSeguro, basta seguir os seguintes passos:

  1. Crie gratuitamente uma conta no PagSeguro e faça login;
  2. Vá no menu e clique em Venda Online e em seguida vá em Venda rápida;
  3. Preencha os campos com as informações exigidas acerca do seu produto;
  4. Selecione tela de pagamento do tipo Padrão e clique em Gerar botão e link.

A vantagem de realizar transações pelo PagSeguro é passar confiança ao comprador, já que há a garantia do recebimento do produto, além disso, é possível realizar o pagamento de diversas formas como o boleto, cartão de crédito, depósito ou débito online.

Como vender no Instagram Shopping

O Instagram Shopping é uma ferramenta do aplicativo que permite que lojas postem imagens dos seus produtos junto com "balões" que informam o nome e preço e levam o consumidor diretamente à página de venda em apenas um clique, facilitando na hora da compra e incentivando o negócio, já que não será necessário procurar o produto no site e muitp menos perguntar preço.

Para ativar o Instagram Shopping você deve:

  1. Transformar seu perfil em um perfil comercial;
  2. Associar sua conta a uma página de vendas do Facebook;
  3. Enviar o perfil para análise do Instagram;
  4. Adicionar os produtos;
  5. Criar posts fixos ou stories de venda.

Em caso de dúvidas, veja como configurar compras no Instagram no próprio site do aplicativo, lá você encontra não apenas o passo-a-passo de como utilizar o Instagram Shopping mas também respostas para dúvidas frequentes.

Como vender pelo Instagram - Como vender no Instagram Shopping
Imagem: Reproduçã/Instagram-press

Apps de vendas no Instagram

Além de utilizar o próprio aplicativo do Instagram, é possível baixar outros aplicativos que te ajudam a conferir melhores horários para publicar, agendar publicações, aumentar número de seguidores e aumentar a visibilidade de seus produtos. Veja abaixo alguns deles.

Google Analytics

O Google Analytics uma ferramenta gratuita do Google que serve para monitorar seu site e então você consege saber quantos acessos vem do seu perfil no Instagram ou outras redes, tornando possível estabelecer um padrão entre seus visitantes, analisar a relação entre o material postado e o aumento ou queda do número de visitas e o horário no qual suas visitantes mais estão online.

Instarocket

Feito especialmente para ser utilizado como suporte do Instagram, o Instarocket é um aplicativo que permite analisar aumentos e quedas da popularidade de suas publicações e também agendar publicações futuras se acordo com os horários nos quais seus seguidores mais estão online.

Além de fácil de mexer, o Instarocket não necessita de download e pode ser utilizado em qualquer navegador, seja do celular ou do computador, basta fazer login com sua conta do Instagram.

Flipagram

O Flipagram é um aplicativo utilizado também por contas pessoais pois tem função de editar em vídeo diversas imagens, também permitindo adicionar música ao fundo. Com o aplicativo é possível colocar diversas imagens de produtos diferentes e postar nos stories para fazer divulgação, para saber como utilizar a ferramenta, veja como usar o Instagram Stories.

Plano de vendas estratégico no Instagram

Fazer um plano de vendas estratégico é uma tarefa que, do mesmo modo que pode ser complexa, a longo prazo oferece múltiplas vantagens e benefícios à empresa ou autônomo. Pois trata-se de desenvolver um documento que detalhe e estabeleça as bases necessárias para melhorar os processos de vendas e que possibilite um maior crescimento no exercício econômico seguinte. Detalhamos agora os aspectos principais a levar em conta para fazer um plano de vendas estratégico no Instagram ou em qualquer outra tentativa de vender.

Conheça os produtos que serão vendidos no Instagram

O primeiro passo para elaborar um bom plano estratégico de vendas no Instagram é fazer a análise de certas questões que nos proporcionarão as bases necessárias para desenvolvê-lo de forma ótima. Entre estas questões importantes estão os seguintes itens: conhecer e analisar as características e o potencial do produto ou produtos que oferecemos, identificar qual é nosso público-alvo e, muito importante, analisar nossos competidores e o que eles oferecem.

Estabeleça objetivos

Uma vez analisada toda esta informação, é imprescindível fixar alguns objetivos comerciais reais e bem definidos para o Instagram. O melhor é estabelecer e descrever os objetivos a conseguir durante as vendas de um ano ou um período de tempo que se adeque ao seus objetivos. Estes devem ser desenvolvidos levando em conta nossas necessidades de rendimentos, a rentabilidade do negócio e suas possibilidades de crescimento no mercado. Contudo, devem ser estabelecidas algumas metas que nos permitam atingir nossos objetivos de vendas, posicionamento e reconhecimento.

Defina estratégias para vender no Instagram

A seguir, será o momento de definir as estratégias de venda que vamos pôr em prática para atingir os objetivos comerciais anteriormente fixados. Para desenvolver este ponto, é fundamental ter claro a quem vão ser dirigidas as vendas e suas possíveis necessidades e demandas.

A partir destes dados, devemos definir as táticas e ações online no Instagram que faremos para melhorar o funcionamento do negócio e conseguir um maior crescimento. Cada uma destas táticas e ações deve contar com um determinado prazo de execução, um custo e um retorno de investimento. Assim, é conveniente, entre outras estratégias, definir os canais e mecanismos de chegada que permitam tanto atrair e captar novos clientes como fidelizar os já existentes.

Realizar um plano de vendas estratégico no Instagram ou em qualquer lugar com todo detalhe e que assegure bons resultados a longo prazo, não é uma tarefa simples para qualquer pessoa ou empresa. Sobretudo, há muitas pequenas e médias empresas que não contam com o pessoal especializado para realizar este tipo de gerenciamentos ou não dispõem dos recursos suficientes para exteriorizá-los. No entanto, podem encontrar uma boa solução em levar os assuntos contábeis de seu negócio de forma pessoal através de um gestor de contabilidade on-line, que põe à disposição do usuário toda a informação e ferramentas necessárias para isso.

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CARINE BIDONE LOPES
Dicas muito úteis e explicadas de forma bastante didática. Gostei bastante!
Imagem: business.instagram.com/Reprodução
Imagem: Reproduçã/Instagram-press
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