Outros Celulares

Celular não sai do modo avião, o que fazer?

 
Yasmin Fonseca
Por Yasmin Fonseca. 19 outubro 2020
Celular não sai do modo avião, o que fazer?

O modo avião é um mecanismo bastante útil em aparelhos celulares que serve para cortarmos a conexão com todas as redes sem fio, impedindo que utilizemos Internet via Wi-Fi ou 3G, além de nos impossibilitar de fazer ou receber ligações e também mensagens do tipo SMS. Essa opção existe, pois as conexões sem fio dos aparelhos podem atrapalhar aquelas que são necessárias para a comunicação dos aviões, podendo causar interferência e até mesmo causar acidentes, o que justifica sua importância. Outra utilidade do modo avião é o utilizarmos durante um tempo determinado para nos mantermos desconectados, o que pode ajudar no foco para realizar tarefas importantes, como durante os estudos ou reuniões.

Apesar de necessário e útil, o modo avião pode nos dar problema na hora de desativá-lo, o que é até comum e gera grande dor de cabeça principalmente se precisamos nos comunicar com urgência. Seu celular não sai do modo avião, o que fazer? Se você precisa ativar novamente suas conexões sem fio e não sabe mais como, continue lendo esse artigo do umCOMO.

Também lhe pode interessar: Celular não recebe chamadas, o que fazer?

Índice

  1. Desative o modo avião para fazer uma chamada
  2. Como tirar modo avião do celular
  3. Celular travou no modo avião

Desative o modo avião para fazer uma chamada

Tentou fazer uma ligação e seu aparelho exibiu a mensagem "desative o modo avião para fazer uma chamada"? Talvez a solução para isso é mais simples do que você imagina. A primeira coisa que devemos pensar em fazer quando temos problemas com aparelhos tecnológicos é reiniciar o aparelho, afinal, por vezes essa simples solução resolve situações causadas por mau funcionamento sem que seja necessário irmos atrás de soluções mais complexas. Quando nosso celular não sai do modo avião, essa pode ser uma boa solução e resolver o problema em alguns segundos.

O que acontece quando reiniciamos um aparelho é que todos os aplicativos baixados e os do sistema têm que reiniciar também, assim, algumas falhas podem ter corrigidas. Tendo em vista tudo o que foi dito, desligue o seu aparelho e, após alguns segundos, ligue-o novamente.

Assim que seu aparelho estiver ligado, tente desativar o modo avião caso a reinicialização já não tiver resolvido o problema.

Tentei reiniciar o aparelho e meu celular não sai do modo offline, será que ainda tem solução? Por vezes, apenas religar o aparelho não é suficiente para normalizar seu funcionamento, mas não se preocupe, existem outras formas para conseguir fazer com que seu celular volte a captar sinal de redes.

Como tirar modo avião do celular

Como já vimos, o modo avião nada mais é do que um mecanismo de celulares para interrompermos a conexão do aparelho com todas as redes sem fio. Alguns exemplos de conexões do tipo são a Internet móvel, o Wi-Fi e também o Bluetooth. Já que o modo avião está vinculado a esse tipo de conexão, uma das formas de como tirar modo avião do celular será justamente restaurar todas as configurações do aparelho relacionadas às conexões sem fio.

Antes que você se preocupe pensando que esse tipo de configuração é algo difícil de se fazer e que envolve habilidades tecnológicas complexas, saiba que os aparelhos têm essa opção prevista, bastando apenas que você a selecione para que haja a restauração das configurações originais do aparelho em relação às conexões. Para conseguir configurar o seu aparelho e, desse modo, voltar a poder se conectar tranquilamente, siga o passo a passo abaixo:

  1. Abra o menu de configurações de seu celular;
  2. Procure por "Gerenciamento geral" e, dentro da opção, selecione "Restaurar";
  3. Você verá diversas opções de restauração, toque em "Redefinir configurações de rede".

Mas atenção! Ao redefinir as configurações de rede, você perderá todos os dados relacionados, tais quais as senhas de redes Wi-Fi utilizadas no passado, limitações de uso de dados, aparelhos conectados por Bluetooth e tudo mais que envolva memorização de dados vinculados a essas funções. Tendo isso em vista, certifique-se de que você sabe a senha da sua conexão à Internet para não correr o risco de não conseguir se conectar após a restauração.

Após a redefinição das configurações de rede, o esperado é que o modo avião seja automaticamente desativado e que você possa novamente se conectar mas, caso ele persista, ainda há solução para seu problema.

Celular travou no modo avião

Se você já tentou reiniciar o aparelho, mas seu celular travou no modo avião, existe uma forma um pouco mais radical, por assim dizer, que poderá resolver o problema: restaurar as configurações de fábrica. Quando optamos pela redefinição, o que ocorre é que o aparelho deleta todas as informações previamente contidas em sua memória e, então, reinicia como se fosse novo, ou seja, você perde todas as configurações, arquivos, contatos e aplicativos.

Ainda que pareça um pouco desesperador perder tudo que temos em nosso aparelho, há a possibilidade de recuperarmos tudo por meio de uma restauração de dados, para isso basta usar o backup. Se você não sabe como salvar seus dados dessa forma e deseja aprender, veja como fazer backup de aplicativos Android.

Assim que todos os dados do seu aparelho forem salvos, você já poderá reiniciá-lo sem medo. Para isso, siga o passo a passo abaixo:

  1. Abra o menu de configurações de seu celular;
  2. Procure por "Gerenciamento geral" e, dentro da opção, selecione "Restaurar";
  3. Você verá diversas opções de restauração, toque em "Restaurar padrão de fábrica";
  4. Vá em "Redefinir" e, após, em "Apagar tudo".

Assim que a redefinição iniciar, tenha paciência e aguarde alguns minutos até que tenha terminado. Além do tempo que demora para apagar todos os dados do celular, também é válido citar que seu aparelho poderá reiniciar algumas vezes ou então apagar por alguns instantes durante a restauração, o que é normal e faz parte do processo.

Todos os métodos de restauração de configurações de rede e de padrão de fábrica explicados neste artigo foram feitos baseados em um aparelho de sistema Android da marca Samsung. Para realizar o mesmo procedimento em outros aparelhos, será necessário procurar pela mesma opção no menu de configurações ou então pesquisar pelo passo a passo de acordo com a marca ou modelo do seu aparelho.

Para recapitular e facilitar caso o seu aparelho não funcione com sistema Android, as opções são:

  • Primeiramente, e o mais básico, desligar e religar o aparelho;
  • Não funcionou? Tentar restaurar as configurações de rede;
  • Se as outras duas opções não funcionarem: redefinir o aparelho. Lembrando de fazer o backup antes.

E, por falar em começar a configuração do seu celular do zero e redefinir o aparelho, se você também se pergunta se é possível recuperar seu número quando ele é cancelado, aqui no umCOMO nós te contamos.

Se pretende ler mais artigos parecidos a Celular não sai do modo avião, o que fazer?, recomendamos que entre na nossa categoria de Eletrônica.

Escrever comentário
O que lhe pareceu o artigo?
Celular não sai do modo avião, o que fazer?