PARTILHAR

Por que meus contatos não aparecem no WhatsApp

 
Giselly Cristina
Por Giselly Cristina. Atualizado: 2 junho 2021
Por que meus contatos não aparecem no WhatsApp

O WhatsApp é, atualmente, um dos aplicativos mais utilizados para comunicação em todo o mundo, tendo superado a marca de um bilhão de usuários ativos diariamente. Seu sistema operacional é bastante simples, o que contribuiu para esse auge e popularidade, embora às vezes alguns problemas possam ocorrer em sua utilização porque os contatos do WhatsApp não aparecem, números são vistos em vez de nomes ou é necessário recuperar contatos porque foi tomada alguma ação indevida, entre outras possibilidades.

Se este é o seu caso ou isso já aconteceu com você, tenho certeza que você se perguntou por que meus contatos não aparecem no WhatsApp? É um problema que tem uma solução fácil, então você não precisa se preocupar. Neste artigo do umCOMO vamos te explicar por que seus contatos não aparecem no WhatsApp do iPhone e Android, além de te informar como atualizar os contatos do WhatsApp e resolver outros problemas relacionados à agenda.

Meus contatos não aparecem no WhatsApp, só vejo números

Ao usar o WhatsApp, pode ser que você veja números no lugar dos nomes dos contatos. Isso já aconteceu com você? Se a resposta para essa pergunta for afirmativa, certamente você se perguntou por que meus contatos não aparecem no WhatsApp? Isto ocorre principalmente devido a dois fatores:

  • Você não tem o número de telefone salvo em sua lista de contatos, por isso o WhatsApp não o reconhece. Nesse caso, basta adicioná-lo à sua agenda e o contato vai aparecer no WhatsApp com o nome.
  • Você não fez a sincronização do WhatsApp com seus contatos. Nesse caso, você precisa executar uma série de etapas para restaurar essa sincronização.

Como atualizar os contatos do Whatsapp

Para isso, você deve fazer o seguinte:

  1. Pegue o telefone e entre na seção de Configurações.
  2. Depois entre em Contas e selecione o Whatsapp.
  3. Selecione o Whatsapp novamente e você verá aparecer o botão de menu. Ali, selecione Remover Conta.
  4. Agora abra o WhatsApp e veja seus contatos. Daí, clique novamente em menu e selecione a opção de atualizar.

Se mesmo assim você ainda estiver sofrendo do problema "meus contatos não aparecem no Whatsapp", vá até as Configurações do seu celular e busque por Aplicativos. Clique em "WhatsApp" e verifique se a permissão para acessar sua agenda ou lista de contatos está ativada. Se não estiver, ative. Este também é o passo a passo para como ativar os contatos do Whatsapp.

Veja também: Por que minha foto de perfil não aparece para os meus contatos?

Por que meus contatos não aparecem no WhatsApp - Meus contatos não aparecem no WhatsApp, só vejo números

Por que os contatos do WhatsApp não aparecem

O nome dos meus contatos não aparecem no Whatsapp, o que fazer? Bem, às vezes, os contatos WhatsApp não aparecem e nem mesmo os números de telefone. Se este é o seu caso, certamente você se perguntou por que meus contatos não aparecem no WhatsApp do iPhone e Android? Na maioria das vezes, o problema está nas configurações do telefone. Para resolvê-lo, vamos explicar agora o que você precisa fazer.

Adicionar contatos no Whatsapp - Android

Como fazer aparecer o nome no Whatsapp? Se você tem um smartphone com sistema operacional Android, faça o seguinte:

  1. Vá à seção de Configurações do aparelho.
  2. Selecione Aplicativos.
  3. Escolha a opção Gerenciador de Aplicativos.
  4. Selecione o Whatsapp.
  5. Clique em Acessos e ative todas as permissões para que o uso do WhatsApp não fique limitado pelas configurações de segurança do aparelho.

Adicionar contatos no WhatsApp - iPhone

Meus contatos não aparecem no WhatsApp iPhone, e agora? Bem, explicaremos o que fazer quando você não conseguir ver os contatos do WhatsApp em um celular iPhone. O processo também é simples. Você deve fazer o seguinte:

  1. Selecione a seção de Configurações do iPhone.
  2. Escolha a opção Privacidade.
  3. Clique em contatos e verifique se o WhatsApp está ativado (se não estiver, você precisa mover o botão para a direita e conceder a autorização).
  4. Feche e abra novamente o aplicativo no iPhone. Você verá que os contatos agora aparecem com os nomes.

Entenda: O que acontece quando bloqueio alguém no WhatsApp?

Contatos do Whatsapp sumiram: o que fazer

Caso seus contatos do WhatsApp tenham simplesmente sumido de uma hora para outra, pode ser que você esteja enfrentando um problema de atualização do app. Às vezes, alguns contatos não aparecem - especialmente os que foram adicionados por último - porque o aplicativo não está atualizado.

No Google Play para aparelhos Android e na App Store para iPhone, você pode fazer o download e atualizar. Também pode acontecer de a pessoa que você deseja contatar por meio do WhatsApp não tenha o aplicativo atualizado ou bem configurado para que você possa entrar em contato com ela.

Lembre-se que você também pode ser o contato desaparecido de alguém. Isso geralmente ocorre quando se troca o número de telefone celular vinculado ao Whatsapp sem marcar a opção de comunicar aos seus contatos - assim, a perda de contato é definitiva.

Se você for alterar seu número de telefone no Whatsapp, lembre-se de selecionar a opção de comunicar aos seus contatos sobre a mudança. Assim você garante que seus amigos, colegas e familiares continuem tendo um canal de comunicação aberto com você.

Meus contatos ainda não aparecem no WhatsApp: outras soluções

Mesmo seguindo todos os passos anteriores, é possível que o nome de um contato não apareça no Whatsapp. Isto pode ser devido a vários fatores, e por isso vamos desvendar a seguir por que alguns números não aparecem no WhatsApp. Confira:

  • Lista de contatos: se você não conseguir ver o nome da pessoa, talvez não a tenha salva na lista de contatos. Verifique isso e, em caso afirmativo, você deve adicioná-la. Lembre-se que caso seja um número de um telefone não-brasileiro você deve salvar no formato internacional, isto é: [símbolo de adição (+)] + [código do país] [código de área] [número de telefone celular].
  • Você perdeu o contato: às vezes, os contatos são excluídos sem querer. Mas isso não é um problema. E como recuperar nomes de contato no WhatsApp? A solução é simplesmente adicionar novamente o contato à sua agenda, para que o aplicativo possa exibi-lo. É importante destacar que o Whatsapp por si só não consegue recuperar os seus contatos, é preciso que isso seja feito na agenda e que o contato em questão tenha também uma conta no Whatsapp vinculada ao número que for salvo. Ou seja, a questão não se resolve no Whatsapp, mas na agenda de contatos do celular.
  • Sem conta: o contato não aparece no WhatsApp? Uma possibilidade de porque você não vê o nome de uma pessoa no WhatsApp é porque essa pessoa não possui uma conta no aplicativo. Nesse caso, ela precisará abrir uma para que você consiga visualizar o perfil e conversar em tempo real com ela. É possível enviar um link de compartilhamento do aplicativo por e-mail e SMS, ou ela mesmo pode ir até a loja de aplicativos do seu aparelho e baixar o Whatsapp diretamente por lá.

Esperamos ter respondido sua pergunta de por que meus contatos não aparecem no WhatsApp. Se você tiver dúvidas ou problemas, consulte sempre os serviços de suporte por telefone da empresa com a qual contratou a linha ou o fabricante do terminal para que possam te indicar a melhor solução para o seu problema.

Veja também: Como saber se alguém me excluiu do WhatsApp

Segurança no WhatsApp

Infelizmente, diversas pessoas têm sido alvo de golpes e fraudes no Whatsapp. Quem nunca teve um amigo que do nada apareceu pedindo um depósito de emergência ou ouviu uma história parecida? Por isso, é muito importante ativar a verificação em duas etapas e jamais fornecer seu código de verificação para ninguém. Assim, você evita ser alvo desse tipo de golpe. Veja como fazer isso a seguir:

  • Vá nas configurações do Whatsapp;
  • Na aba Conta, clique em Confirmação em duas etapas e depois em Ativar;
  • Crie um código de verificação;
  • Insira um endereço de e-mail (opcional, porém recomendado) e clique em Avançar;
  • Dê a confirmação ao e-mail e depois vá na opção Salvar e Ok. Pronto!

Além disso, no que diz respeito à segurança da informação, cabe salientar que o Whatsapp utiliza uma tecnologia de criptografia de ponta a ponta (para evitar que suas mensagens sejam interceptadas por terceiros), além de não acessar suas conversas, ligações, locais, entre outros.

Você também pode tomar as seguintes medidas para evitar golpes e outras situações desagradáveis no WhatsApp:

  • Mantenha seu celular sempre protegido com senha;
  • Não clique em links suspeitos (por exemplo, links que falam que determinada loja conhecida irá dar um celular de graça para aqueles que clicarem naquele link);
  • Não informe seus dados pessoais e bancários;
  • Evite encaminhar mensagens de rementes desconhecidos;
  • Denuncie contas que mandam mensagens suspeitas pelo Whatsapp;
  • Cuidado com amigos que subitamente pedem um depósito bancário - para confirmar, pergunte algo que só o amigo em questão saiba;
  • Atenção máxima a mensagens de supostos órgãos do governo, sobretudo na área da saúde. É raro que esse tipo de comunicação seja oficial. Por isso, desconfie sempre e jamais envie seus dados, seu código PIN ou QR Code.

Se pretende ler mais artigos parecidos a Por que meus contatos não aparecem no WhatsApp, recomendamos que entre na nossa categoria de Internet.

Bibliografia
  • CENTRAL DE AJUDA DO WHATSAPP. Por que não consigo ver meus contatos. Disponível em: <https://faq.whatsapp.com/iphone/contacts/cant-see-contacts/?lang=pt_br>. Acesso em 19 de maio de 2021.
  • CENTRAL DE AJUDA DO WHATSAPP. Vendo números de contatos em vez de nomes. Disponível em: <https://faq.whatsapp.com/android/seeing-numbers-instead-of-contacts-names/?lang=pt_br>. Acesso em 19 de maio de 2021.
  • CENTRAL DE AJUDA DO WHATSAPP. Sobre mudar de número de telefone. Disponível em: <https://faq.whatsapp.com/general/account-and-profile/about-changing-phone-numbers>. Acesso em 19 de maio de 2021.

Escrever comentário

O que lhe pareceu o artigo?
Por que meus contatos não aparecem no WhatsApp
1 de 2
Por que meus contatos não aparecem no WhatsApp

Voltar ao topo da página ↑