PARTILHAR

Não consigo adicionar contatos no WhatsApp, o que fazer?

 
Yasmin Fonseca
Por Yasmin Fonseca. Atualizado: 27 outubro 2020
Não consigo adicionar contatos no WhatsApp, o que fazer?

Para usarmos o WhatsApp, é necessário primeiramente adicionarmos contatos no celular, assim, o aparelho conseguirá reconhecer os números salvos que também fazem uso do aplicativo e exibirá uma lista com todos aqueles para quem podemos enviar mensagens. Ainda que o processo de salvar números seja algo bastante simples de ser feito, por vezes acontece de não conseguirmos adicionar alguém. Isso é bastante comum e tem algumas possíveis justificativas, todas fáceis de resolver, basta que, para isso, primeiramente descubramos a razão do impedimento.

Não consigo adicionar contatos no WhatsApp, o que fazer? Para resolver este problema e conseguir enviar mensagens para todos que deseja, continue lendo esse artigo do umCOMO.

Também lhe pode interessar: Como adicionar um contato no WhatsApp

Atualizar contatos WhatsApp

Se não consigo adicionar contatos no WhatsApp, uma das possibilidades é que a lista de contatos ainda não atualizou, de forma que você apenas poderá ver aqueles que já estavam previamente salvos. Ainda que usualmente o WhatsApp atualize sozinho e que não seja necessário fazer nada para que novos contatos sejam exibidos, por vezes precisamos reiniciar o aplicativo para atualizar os contatos whatsapp e conseguir ver os números que acabamos de adicionar.

A reinicialização do aplicativo nada mais é que fechá-lo, como se fecha um programa no computador, para, então abri-lo novamente. Além da lista de contatos, realizar esse processo pode resolver outras desatualizações e problemas que possam ocorrer eventualmente.

Reiniciar aplicativos nos aparelhos celulares é um processo que depende do sistema operacional usado, ou seja, existe uma forma diferente de fazê-lo em aparelhos Android e naqueles com iOS (iPhone). Veja abaixo como reiniciar o WhatsApp em ambos.

Atualizar contatos WhatsApp reiniciando no Android

  1. Abra o menu de configurações de seu aparelho e vá em "Aplicativos";
  2. Você vera uma lista com todos os aplicativos instalados em seu aparelho, desça a lista até encontrar o WhatsApp e selecione o aplicativo;
  3. Com as opções do aplicativo abertas, selecione "Forçar parada", assim, você estará fazendo com que o WhatsApp pare de funcionar temporariamente;
  4. Vá no menu principal e abra novamente o aplicativo, fazendo com que se inicie novamente.

Após a reinicialização no aplicativo, a atualização acontecerá de forma automática, assim será possível visualizar todos os seus novos contatos na lista!

Atualizar contatos WhatsApp reiniciando no iPhone

  1. Desbloqueie o aparelho;
  2. Clique 2 vezes no botão principal, localizado na parte inferior da tela;
  3. Você verá todos os aplicativos abertos um ao lado do outro. Encontre o WhatsApp e deslize a tela para cima, assim ele será encerrado temporariamente;
  4. Encontre o ícone do WhatsApp e volte a abri-lo. Agora seus contatos estarão atualizados.

Outro problema comum que pode ocorrer é que as fotos dos contatos não aparecem no WhatsApp e, quando isso ocorre, o mais comum é que tenhamos sido bloqueados ou que a pessoa tenha apagado seu número da agenda. Caso você desconfie do bloqueio e quer ter certeza, veja também como saber se fui boqueado no WhatsApp.

Não consigo adicionar contatos no WhatsApp

A dica a seguir pode até parecer boba mas, às vezes, a gente pensa: não consigo adicionar contatos no WhatsApp, e a solução pode ser mais simples do que imaginamos. Você vai ter que se certificar de que o contato foi salvo da forma correta, afinal, um pequeno erro que seja pode acabar fazendo com que você não consiga salvar o número corretamente.

Um detalhe importante ao qual devemos nos atentar quando vamos salvar novos números em nossa agenda é em relação ao DDD e DDI. Eles devem ser conferidos se estivermos salvando um número de outra cidade ou país. Colocar o número direto sem o DDD ou DDI pode te levar a outro contato ou a um contato inexistente. Então, atenção a este detalhe!

"Consegui fazer com que um contato apareça na minha lista, mas não consigo adicionar uma pessoa no grupo do WhatsApp, o que fazer?" Para saber a resposta dessa pergunta, veja também como adicionar um contato a um grupo do WhatsApp.

Como adicionar contatos no WhatsApp com sincronização

Se você quer saber como adicionar contatos no WhatsApp e não sabe o que fazer nem como isso funciona, saiba que nossos contatos do aplicativo nada mais são que os contatos da nossa agenda telefônica comum do aparelho celular, o que significa que o aplicativo pega todos os números da nossa agenda que tiverem WhatsApp e os coloca em nossa lista de contatos do app.

Quando não conseguimos adicionar alguém a nossa lista de contatos do WhatsApp mesmo já tendo adicionado o número no celular, significa que o aplicativo não está sincronizado, ou seja, que não consegue obter os números da sua lista de contato para exibir. De forma geral, os celulares já vêm configurados para que possamos utilizar nossos contatos no WhatsApp, mas pode ser que isso não ocorra ou que nós acabemos por desativar a função sem querer.

Assim como para atualizar a lista de contatos, o processo de sincronização também muda de acordo com o sistema operacional utilizado. Veja abaixo como permitir que o WhatsApp acesse meus contatos usando tanto o Android quanto o iOS (iPhone):

Como adicionar contatos no WhatsApp sincronizando com Android

  1. Abra o menu de configurações do seu aparelho e selecione "Segurança e privacidade";
  2. No menu aberto vá em "Contatos";
  3. Na lista de aplicativos disponíveis, selecione o WhatsApp, permitindo que o aplicativo tenha acesso a sua lista de contatos.

É válido dizer que, uma vez que liberamos o WhatsApp para ter acesso a nossa lista de contatos, não será necessário realizar esse passo a passo novamente quando adicionarmos novos números, afinal, esse é um processo que não será revertido a não ser que você opte por limitar o acesso de dados do aplicativo.

Para se certificar de que os contatos irão aparecer em seu aplicativo, siga também o passo a passo de atualização do aplicativo, explicado acima.

Como adicionar contatos no WhatsApp sincronizando com iPhone

  1. Vá no menu "Ajustes" de seu aparelho e, então, clique em "Privacidade";
  2. Vá em "Contatos" e ative a opção do WhatsApp, permitindo assim que o aplicativo tenha acesso a sua lista de contatos.

Meus contatos não aparecem no WhatsApp dual, e agora? Se seus contatos não aparecem no WhatsApp secundário, também é possível que seja uma questão de sincronia do aplicativo com a lista de contatos, além disso, pode ser que você ainda não tenha configurado o aplicativo usando o novo número.

Caso você tiver tentado todas as dicas acima e, ainda assim, não conseguiu fazer com que um número apareça em sua lista de contato do WhatsApp ou então se quiser saber como adicionar contatos no segundo WhatsApp, veja também como adicionar um contato no WhatsApp.

Se pretende ler mais artigos parecidos a Não consigo adicionar contatos no WhatsApp, o que fazer?, recomendamos que entre na nossa categoria de Internet.

Escrever comentário

O que lhe pareceu o artigo?
Não consigo adicionar contatos no WhatsApp, o que fazer?
Não consigo adicionar contatos no WhatsApp, o que fazer?

Voltar ao topo da página ↑