PARTILHAR

Como excluir contatos bloqueados do WhatsApp

 
Redação umCOMO
Por Redação umCOMO. Atualizado: 14 janeiro 2021
Como excluir contatos bloqueados do WhatsApp

Você bloqueou alguém no Whatsapp e deseja excluir essa pessoa da sua lista de contatos de uma vez por todas? Mesmo quando alguém é bloqueado dentro do aplicativo, essa pessoa permanece armazenada na seção “Usuários bloqueados” do dispositivo, mas ainda assim é possível removê-la por completo do telefone. Neste post do umCOMO, você vai descobrir como excluir contatos bloqueados do Whatsapp por meio de um passo a passo simples e fácil de colocar em prática. Para ter no seu celular apenas quem importa, basta seguir as instruções presentes neste artigo. Vamos começar?

Também lhe pode interessar: Como saber se alguém me excluiu do WhatsApp?

O que acontece quando apagamos um contato do WhatsApp

Logo depois de bloquear um contato no WhatsApp, você deve ter em mente que não receberá mais mensagens dessa pessoa, embora ela possa visualizá-las como se tivessem sido enviadas a você, mas com apenas um sinal de verificação (ou “check”) – o que indica que elas foram enviadas, porém não foram entregues. O que pode levar a pessoa a pensar que você está sem bateria, sem sinal de internet ou que pode apenas estar com o celular desligado.

Além disso, a pessoa também ficará impossibilitada de ver qual foi a última vez que você ficou online, seu status e sua foto de perfil. Neste caso, quando a foto do perfil some, se a pessoa desconfiar que você não apenas tirou a sua foto momentaneamente ou que o seu celular foi roubado, ela pode, sim, deduzir que foi bloqueada.

Por outro lado se você apenas apaga um contato da sua lista, mas não o bloqueia, essa pessoa poderá continuar te mandando mensagens e vendo a sua foto de perfil, a não ser que você selecione a opção de mostrar a sua foto apenas para os seus contatos. Para fazer isso você deve seguir o seguinte passo a passo:

  1. Acesse o seu Whatsapp e em seguida clique na opção ajustes;
  2. Em seguida, selecione a opção conta;
  3. Logo vá em privacidade;
  4. Em seguida, selecione a opção foto de perfil;
  5. Ela te dará a opção de mostrar sua foto para "Todos", "Meus Contatos" ou "Ninguém". Se você quer que apenas as pessoas da sua agenda possam ver a sua foto selecione a opção "Meus Contatos" e pronto!

Fazendo isso, você tem mais privacidade, pois pode ser que existam pessoas que tem o seu número, mas você não quer que elas vejam a sua foto de perfil - como, por exemplo, lojas e números comerciais - e ao mesmo tempo você não tem acesso ao número dessas pessoas para bloquear no Whatsapp. Por isso selecionar esta opção é uma boa forma de preservar a sua privacidade.

Como excluir contatos bloqueados do WhatsApp

Porém, se esse recurso ainda não for suficiente, e você quiser excluir contatos bloqueados do WhatsApp para que eles sequer apareçam no seu dispositivo móvel, basta seguir estas etapas:

  1. Primeiro, você deverá excluir o contato do seu celular, acessando a agenda do seu smartphone e, em seguida, procurando pelo nome que você usou para salvar o número dessa pessoa.
  2. Uma vez localizado o número, clique em cima dele e selecione a opção “apagar” ou “eliminar” contato, para que o número de telefone e os dados sobre ele que estavam armazenados no seu dispositivo sejam totalmente apagados. Certifique-se de que o contato também foi eliminado do cartão SIM, ou seja, tanto do telefone quanto do cartão de memória.
  3. Agora que o contato já foi apagado da agenda do seu celular, você terá que acessar sua lista de contatos bloqueados do Whatsapp. Para isso deve fazer quase o mesmo caminho explicado anteriormente para não mostrar a foto de perfil. Entre no aplicativo e vá na opção Ajustes. Depois, selecione as opções “Conta>Privacidade”.
  4. Assim que você acessar a opção “Privacidade” do Whatsapp, procure pela opção “Contatos bloqueados”. Ao clicar nela, o app vai te mostrar uma lista completa com todas as pessoas que você já bloqueou, para que elas não possam entrar em contato com você pelo aplicativo. A partir daí, você vai perceber que os contatos que não estão mais salvos no seu celular aparecem sem nome, apenas com o número de telefone.

Por enquanto, essa é a única opção disponível no Whatsapp para excluir permanentemente um contato bloqueado. Isto é, você até pode remover o nome da pessoa para que ela não apareça mais na sua lista de contatos, mas ainda não é possível eliminá-lo do seu registro de contatos bloqueados, já que o número de telefone sempre estará lá. O Whatsapp ainda não disponibilizou nenhuma atualização que resolva isso e, portanto, o único jeito de excluir esse número completamente é se a outra pessoa também eliminar o seu da agenda dela.

Como recuperar um contato bloqueado e excluído do WhatsApp

Em caso de arrependimento após excluir contatos bloqueados do WhatsApp é possível recuperá-los, seguindo quase o caminho reverso explicado anteriormente. Para isso, será essencial recuperar o número do contato excluído e adicioná-lo novamente à sua agenda de contatos. Caso você não o encontre de jeito nenhum, é possível acessar a função backup do smartphone para recuperar arquivos perdidos.

Uma vez que você tenha feito isso, o contato deverá aparecer na sua lista de contatos bloqueados do WhatsApp e você já pode desbloqueá-lo novamente. Nesse post do umCOMO explicamos o passo a passo sobre como recuperar um contato bloqueado e excluído do WhatsApp e o que fazer caso após o desbloqueio o contato tenha sumido, além de outras dúvidas comuns.

O que é silenciar notificações no WhatsApp

Uma outra maneira de não ser incomodado no WhatsApp sem, necessariamente, bloquear contatos é silenciar notificações no WhatsApp, que consiste em receber as mensagens do contato ou grupo em questão, mas não ser notificado a respeito disso. Para silenciar um contato ou grupo, siga o seguinte passo a passo:

  1. Acesse o seu WhatsApp, em seguida procure o contato ou grupo que você quer silenciar no WhatsApp;
  2. Vá na conversa e logo em seguida clique no nome da pessoa/grupo na parte superior da conversa e, assim, aparecerão diversas opções;
  3. Selecione a opção Silenciar e, em seguida, marque por quanto tempo você quer silenciar esta pessoa ou grupo, pode ser por 8 horas, 1 semana ou sempre. Não se preocupe porque você pode desfazer a opção a qualquer momento, basta seguir o mesmo caminho.

Por que eu ainda recebo notificações de grupos silenciados?

A opção de silenciar os grupos funciona, porém há uma questão. Se um usuário que faz parte de um grupo silenciado enviar uma mensagem direcionada a você, isto é, marcando você na mensagem utilizando um @ na frente do seu contato, você ainda assim receberá a notificação.

Por isso, infelizmente, se você quer deixar de receber 100% das notificações do WhatsApp em algum momento específico deverá desativar as notificações do app na central de notificações do seu celular ou lembrar de deixá-lo no modo silencioso quando precisar não recebê-las.

Se pretende ler mais artigos parecidos a Como excluir contatos bloqueados do WhatsApp, recomendamos que entre na nossa categoria de Internet.

Escrever comentário

O que lhe pareceu o artigo?
Como excluir contatos bloqueados do WhatsApp
Como excluir contatos bloqueados do WhatsApp

Voltar ao topo da página ↑