Mac OS X

Por que meu Mac não reconhece o USB

Por que meu Mac não reconhece o USB

As portas USB deram-nos muitas alegrias, mas também desgostos. Os momentos em que as memórias USB pegam vírus, quando perdem os dados, ou o mais comum, quando o computador não reconhece algo conectado a uma porta USB. Por que ele não a reconhece? Como solucionar o problema? Há várias causas e soluções que você pode testar. O mesmo vale para aqueles momentos em que o Mac trava, existe uma série de possibilidades a considerar e testar para conseguir resolver o problema. Vamos te ajudar a encontrar a solução neste artigo do umcOMO em que respondemos por que seu Mac não reconhece o USB e o que fazer quando o Mac trava.

Também lhe pode interessar: Como formatar um Mac sem CD

Porque seu Mac não reconhece o USB

O USB está estragado

Teste esse mesmo USB em outro computador. Ele reconhece-o? Se também não o lê, significa simplesmente que a vida da memória USB (ou cabo) chegou ao fim. Se for um cabo não tem mais como substituí-lo. Se for uma memória com itens importantes, você pode tentar levar a algum centro de serviço técnico e ver se é possível recuperar os dados.

A porta USB está estragada

Os Macs costumam ter várias portas USB. Mude o cabo ou a memória da porta. Se for reconhecido, o problema está na porta em que o tinha ligado antes. Pode sobreviver com uma porta USB a menos ou, o mais recomendável, leve o computador para repará-lo.

Detectou-o, mas não é exibido

No Mac, o sistema pode ter detectado que há algo conectado na porta USB, mas que não é exibido no Finder. Para confirmar isso, acesse Aplicativos > Utilidades > Utilidade de discos. A unidade USB aparece na coluna da esquerda? Se confirmar, clique sobre ela e, a seguir, clique em "Verificar disco". Quando tiver terminado, clique em "Reparar disco". Depois de realizar este processo, o USB aparecerá no Finder.

Conflito com outras unidades USB

Às vezes os problemas ocorrem devido a algum conflito com os outros dispositivos conectados em outras portas USB. Desconecte todos (menos o teclado e o mouse) e volte a ligar o USB que não funcionava. Agora ele reconhece?

Reinicie o Mac

Se o restante falhar... reinicie o Mac. Muitas vezes a solução é tão simples como isso!

O que fazer quando o Mac está travando

Você estava tão alegre, rindo de seus amigos do Windows com seus computadores bloqueados, dizendo que com você isso nunca acontece... Até que um dia aconteceu. Seu Mac, seu precioso e imbatível Mac, travou. A rodinha multicolorida girando sem fim, os programas não respondendo às suas tentativas de forçar a saída. Por que aconteceu isto? Como evitá-lo? Saiba o que fazer:

Force o fechamento de aplicativos e o Finder

Muitas vezes o Mac não responde por culpa dos aplicativos abertos, inclusive o Finder. Para forçar seu fechamento, clique cmd+alt+esc. Uma janela será aberta com todos os aplicativos que estão abertos. Selecione-os e clique em "Forçar saída".

Force o reinicio do equipamento

A opção forçar o fechamento dos aplicativos não funcionou? Faça o clássico truque de desligar e voltar a ligar. Para forçar o reinicio de seu Mac, mantenha a tecla de ignição pressionada até que a tela fique escura. O Mac será reiniciado.

Corrija as permissões

Com o reinicio, o Mac terá voltado à vida, mas é melhor evitar que isto volte a ocorrer. Além de seguir estes conselhos para evitar que seu Mac trave, faça uma correção das permissões. Em Aplicativos>Utilidade de discos, clique em "Verificar permissão de disco" e depois em "Corrigir permissão de disco".

Realize tarefas de manutenção em seu Mac

Outra forma de prevenir problemas, é manter seu Mac bem limpo, realizando de vez em quando tarefas de manutenção. Há aplicativos que são projetados precisamente para isto: Clean My Mac (ou Clean My Mac 2), Mackeeper ou Cocktail são alguns dos mais populares.

Libere espaço

Uma das razões que podem levar os computadores Mac a ficarem mais lentos e chegarem inclusive a ficar bloqueados em alguma ocasião, é o HD quase cheio. Tente ter sempre pelo menos 10GB livres. É muito prático ter um HD externo para armazenar esses arquivos que ocupam muito espaço, mas que você quer conservar (filmes, séries, fotografias, etc.).

Libere memória

Uma memória RAM saturada pode estar também por trás da lentidão e bloqueios de seu Mac. Há muitas formas de liberar memória RAM em Mac e todas são bastante fáceis.

Você tem algum documento corrompido?

O Mac trava sempre que você tenta abrir um documento determinado? Tente abrir outro documento nesse mesmo aplicativo. Se você fizer isto sem problemas, não há dúvida: o arquivo está corrompido e é o responsável pelo travamento. A solução é simples: eliminá-lo.

Você tem tudo atualizado?

Certifique-se sempre de estar trabalhando com a última versão de VOS X e de que tem os aplicativos atualizados. É muito fácil verificar e atualizar: clique no ícone da maçã na parte superior esquerda da tela e vá a "Atualização de software".

Verifique o HD

A origem poderia estar também em algum problema no HD. Para verificar, vá a Aplicativos>Utilidades>Utilidade de discos. Selecione seu HD no menu da esquerda, vá a "Primeira Ajuda" e selecione "Verificar disco". Se forem detectados erros, você poderá consertá-los.

Reinstale os programas problemáticos

Seu Mac trava sempre com o mesmo programa? Está claro quem é o culpado. Elimine esse aplicativo do computador e reinstale-o. Provavelmente tudo funcione melhor.

Reinstale o sistema operacional

Se todo o resto falhar, comece do zero: formate seu Mac e reinstale VOS X. Certifique-se de fazer uma cópia de segurança antes do que você quer conservar, já que o HD será completamente apagado.

Por que meu Mac não reconhece o USB - O que fazer quando o Mac está travando

Se pretende ler mais artigos parecidos a Por que meu Mac não reconhece o USB, recomendamos que entre na nossa categoria de Computadores.

Escrever comentário
O que lhe pareceu o artigo?
1 comentário
A sua avaliação:
valeria
obrigada consegui colocar usb no mac, agora vou tentar fazer isso quando o mac trava
1 de 2
Por que meu Mac não reconhece o USB