Conetar um disco rígido externo

HD externo parou de funcionar: por que e o que fazer?

 
Juliana Ribeiro
Por Juliana Ribeiro. 14 fevereiro 2022
HD externo parou de funcionar: por que e o que fazer?

O uso das novas tecnologias e o mundo da computação fizeram com que tenhamos cada vez mais informações para armazenar e classificar. Apesar da capacidade cada vez maior de nossos computadores, sempre há problemas quando se trata de armazenar dados, vídeos, imagens ou arquivos grandes.

Felizmente, há anos podemos contar com unidades de armazenamento externo que, de maneira simples, são conectadas por USB e são capazes de armazenar uma enorme quantidade de dados fora do nosso computador. Eles são chamados de discos rígidos externos. No entanto, às vezes é possível que essas ferramentas tenham nos dado algum problema e não tenhamos conseguido iniciá-las.

Como sabemos que as informações que você armazena são muito valiosas para você, neste novo artigo do umCOMO vamos apresentar algumas soluções para responder a uma pergunta que se repete com frequência: por que o HD externo parou de funcionar e o que fazer. Aqui estão as respostas e uma série de etapas a seguir para corrigi-lo sozinho.

Também lhe pode interessar: Como instalar um SSD no PC

Índice

  1. Tente reiniciar
  2. Verifique as conexões
  3. Descubra se você tem os drivers ideais
  4. Certifique-se de que não há um problema com os divisores
  5. Use um software de recuperação de dados
  6. Envie para o suporte técnico

Tente reiniciar

Uma das razões mais comuns pelas quais o HD externo não funciona é, simplesmente, porque o sistema operacional não conseguiu lê-lo. Quando se trata desses casos, o problema não está no HD externo, mas na leitura do dispositivo. Para corrigi-lo, basta reiniciar o computador. O mais comum é que, ao fazer isso, o HD externo já funcione.

Verifique as conexões

Se ainda assim não conseguir com que funcione seu HD externo, o próximo passo na cadeia de possíveis razões pelas quais ele não esteja funcionando é verificar suas conexões. Existem diferentes maneiras de conectar um HD externo e, dependendo do tipo, você terá de fazer a verificação apropriada.

Se for um HD externo conectado por USB, você deve verificar se o cabo que o conecta está funcionando. Uma maneira de verificar isso é tentar usar outros dispositivos USB no mesmo conector de entrada e, se funcionar, tente conectar o HD externo com um cabo USB diferente.

HD externo parou de funcionar: por que e o que fazer? - Verifique as conexões

Descubra se você tem os drivers ideais

Se você já tentou reiniciar e verificou que o cabo e as conexões estão ok, mas ainda não funciona, e também vê que o LED está aceso, o problema pode estar nos drivers. É comum que, se você acabou de formatar o computador, os drivers do sistema tenham sido desinstalados.

Felizmente, existem muitas opções na Internet para você baixar um driver específico para seu computador e instalá-lo em seu sistema. Depois de tê-lo em seu computador, você precisará acessar e atualizar os drivers para que ele possa ler e habilitar o HD externo para funcionar.

Certifique-se de que não há um problema com os divisores

Se depois de tudo isso o HD externo ainda não funcionar, o próximo passo lógico é pensar que há um problema com os iniciadores. Neste caso, pode haver dois cenários:

  • Se o HD externo for novo: pode ser que o computador não o reconheça. Para fazer isso, você deve ativá-lo e atribuir-lhe um novo formato através da seção "Gerenciador de disco". Onde aparecer "não atribuído", você deve certificar-se de inserir "Novo volume simples" para que, desta forma, seu sistema atribua a esse novo dispositivo alguns iniciadores que consigam inicializá-lo corretamente.
  • Se o HD externo for antigo: pode ter acontecido um problema com os divisores que funcionavam anteriormente. Nesse caso, você deve iniciar uma verificação do sistema digitando "Prompt de comando" ou CMD e digite o código "chkdsk [letra da unidade:] /R"

Use um software de recuperação de dados

As soluções possíveis para fazer o HD externo funcionar acabaram e, neste momento, uma das soluções que você pode ter para resolver a situação é usar um software que permita recuperar os dados que você tem no disco. Nesse caso, você poderá recuperar todas as informações que ficaram presas ou danificadas no HD por meio de terceiros.

Envie para o suporte técnico

Se você seguiu todas essas etapas e ainda não conseguiu fazer o seu HD externo funcionar, é mais provável que não seja um problema específico e externo, mas que o HD esteja danificado por algum fator ambiental, técnico ou um golpe .

Neste caso, a única solução possível é levá-lo ao serviço técnico, onde os profissionais especialistas em informática se encarregarão de abri-lo e revisá-lo minuciosamente, tentando recuperar todo o conteúdo e corrigindo qualquer problema físico ou interno que estivesse impedindo a leitura e o funcionamento do HD externo com computador ou outros dispositivos.

Agora que você conhece os possíveis motivos pelos quais o HD externo parou de funcionar e o que fazer em cada situação, se você tem um Mac e está com problemas para fazer outras conexões, leia também: Por que meu Mac não reconhece o USB.

HD externo parou de funcionar: por que e o que fazer? - Envie para o suporte técnico

Se pretende ler mais artigos parecidos a HD externo parou de funcionar: por que e o que fazer?, recomendamos que entre na nossa categoria de Computadores.

Escrever comentário
O que lhe pareceu o artigo?
1 de 3
HD externo parou de funcionar: por que e o que fazer?