Ubuntu Linux

Como testar a memória RAM no Linux

Como testar a memória RAM no Linux

Uma RAM, ou memória, defeituosa pode fazer com que seu computador funcione mais lento do que o habitual. Se estiver utilizando o sistema operacional Linux e suspeitar que sua memória RAM não funciona corretamente, você pode utilizar a função "memtester". A função testará o esforço da memória diretamente do sistema operacional. A Memtester deve ser executada como usuário root, por isso a memória deve ser fechada antes de ser testada. O código de saída da função lhe dirá se a memória funciona corretamente, ou devolverá um código que diz que parte do teste falhou.

Também lhe pode interessar: Como instalar o linux no pc

Passos a seguir:

1

Abra uma janela de terminal ou Konsole. O Terminal e os programas de Konsole encontram-se no menu do programa principal ou no botão direito sobre o ambiente de trabalho.

2

Escreva o comando "memtester" para verificar se a função memtester está instalada no computador.

3

Instale a função memtester do repositório de software, se ainda não estiver instalado. Usuários de Ubuntu e Linux Mint devem escrever "sudo apt-get install memtester" na linha de comandos. Os usuários Federa devem escrever "yum install memtester" na linha de comandos.

4

Escreva o comando "su -" para tornar-se o usuário root. Os usuários Ubuntu e Linux Mint escrevem "sudo" imediatamente antes do comando memtester.

5

Escreva o comando "memtester 100 5" para testar a memória. Substitua "100" com o tamanho, em megabytes, da memória RAM instalada no computador. Substitua "5" com o número de vezes que deseja executar o teste.

6

Escreva o comando "echo $?" para mostrar o código de saída quando veja um símbolo do sistema novo. Se a saída for "0", a memória funciona corretamente. Os outros resultados possíveis são: x01: Erro de atribuição ou de bloqueio de memória, ou a invocação de erro x02: Erro durante o teste de endereço de colagem x04: Erro durante um dos outros testes.

7

Escreva o comando "exit" para fechar a sessão de root.

Se pretende ler mais artigos parecidos a Como testar a memória RAM no Linux, recomendamos que entre na nossa categoria de Computadores.

Escrever comentário
O que lhe pareceu o artigo?
1 comentário
A sua avaliação:
Wilson
Ótima dica, funcionou 100%, obrigado
Como testar a memória RAM no Linux