Consertar um portátil

O que fazer se meu PC não liga

Paula Cassandra
Por Paula Cassandra. Atualizado: 14 janeiro 2020
O que fazer se meu PC não liga

Não é raro que ao tentar ligar o computador o usuário perceba que existe algo de errado, porque a máquina simplesmente não liga. Porém, antes de contatar o técnico, veja o que fazer se meu PC não liga, pois algumas medidas bem simples podem poupar horas de angústia e mesmo futuros comentários desagradáveis no caso de ser apenas um cabo que estava mal conectado. Para o ajudar nessa hora, portanto, confira as dicas do umComo.com.br sobre o assunto.

Também lhe pode interessar: O que fazer se meu tablet não liga

Passos a seguir:

1

Se você se encontra em uma situação em que o PC não liga, o primeiro passo é conferir se ele está ligado na tomada. Pode parecer algo óbvio, mas se ele for um desktop, alguém pode simplesmente ter tirado da tomada sem que você visse. Se os cabos de energia estiverem conectados devidamente, lembrando que eles podem apenas estar frouxos, o segundo passo é conferir se está tudo bem com a barra de tomadas ou com o estabilizador, caso exista um dos dois ou os dois. Mesmo que estejam com as suas luzes acessas podem ter algum problema, nesse caso, o melhor é ligar o computador diretamente na tomada, a fim de certificar-se que o problema não esteja nos acessórios.

O que fazer se meu PC não liga - Passo 1
2

Da mesma forma, em laptops, veja se os cabos estão bem encaixados. Outra dica se o computador teima em não ligar é trocar de tomada, já que pode ser que o problema esteja nela. É possível usar a mesma tomada para ligar outro aparelho, para confirmar que esteja funcionando. O próximo passo se nada tiver adiantado é executar uma reinicialização de energia, no caso de ser um laptop. Isso vai funcionar se o problema estiver em um tipo de acúmulo elétrico que esteja impedindo que a sua máquina ligue corretamente.

3

Para tanto, é preciso remover a bateria e desconectar o cabo de força do computador. Depois, pressione por 30 segundos o botão de ligar, solte e conecte o aparelho novamente à energia, coloque a bateria no lugar e, por fim, ligue o computador normalmente. Outra razão para a máquina não ligar é no caso de ter ocorrido quedas de energia ou apenas raios nos dias anteriores. Eles podem ter danificado o seu hardware e o resultado só aparecer agora. Quando isso acontece, o mais provável é que um dos seus componentes tenha queimado e a primeira vítima é sempre a fonte de alimentação.

4

Para ver se a fonte do computador está funcionando, confira se a CPU liga corretamente. Quando existem problemas dentro dela é possível perceber sons estranhos vindos dela. Se você tiver outra fonte, a melhor maneira de saber se a atual está danificada é trocando-a. Para tanto, é preciso abrir a máquina. Porém, você só deve fazer isso se souber realmente como proceder. Caso contrário, é melhor chamar um técnico ou alguém que saiba como trocar os componentes para testar um novo e descobrir onde está o problema. Além disso, pode não ter ficado toda a fonte danificada, mas sim, apenas um fusível.

5

Caso você ou outra pessoa se certifique que o problema não é esse, o passo seguinte é testar as placas offboard em outro computador. Já se recentemente foram instalados novos componentes de hardware, como memória, placas de vídeo, entre outros, é possível que algum deles esteja mal encaixado. Quando isso acontece, a placa-mãe pode não funcionar. Com o gabinete do computador aberto é possível ainda conferir como estão as conexões internas e se a trava da placa-mãe não está na posição trancada. Além disso, pode ser que o cooler da CPU esteja com defeito, nesse caso, é fácil de perceber, porque a ventoinha do cooler não estará girando.

6

Se para além do seu pc, também está tendo problemas em ligar o seu tablet, então confira o nosso artigo o que fazer se meu tablet não liga.

Se pretende ler mais artigos parecidos a O que fazer se meu PC não liga, recomendamos que entre na nossa categoria de Computadores.

Escrever comentário
O que lhe pareceu o artigo?
1 de 2
O que fazer se meu PC não liga