Outros Celulares

Não consigo enviar SMS, o que fazer?

Não consigo enviar SMS, o que fazer?

O SMS (Short Message Service) é um método de envio de mensagens por meio de aparelhos celulares e que é usado desde os anos 1990, sendo bastante prático e também rápido, já que chega ao destinatário de forma quase instantânea. Apesar de já bastante antigo em termos de tecnologia, o SMS ainda não foi completamente substituído por outros métodos de envio de mensagem mais atuais, sendo uma mão na roda se precisamos nos comunicar com alguém de forma breve, principalmente se estamos em um local com problemas de conexão com Internet ou pouco sinal de celular. Mesmo que possa ser por vezes indispensável, por vezes os SMS acabam falhando na hora do envio de forma que a mensagem acaba por não chegar no destinatário, mas o que será que causa dessa falha?

Se você estiver pensando "não consigo enviar SMS, o que fazer?", não se preocupe pois aqui nesse artigo do umCOMO iremos te contar quais são as possíveis causas do problema e também como solucioná-lo.

Também lhe pode interessar: Não estou recebendo SMS, o que fazer?

Índice

  1. Não consigo enviar SMS
  2. Confira os créditos
  3. Verifique se o número do destinatário está correto
  4. Entre em contato com a operadora

Não consigo enviar SMS

Se não consigo enviar SMS, uma as possibilidades é que o meu aparelho esteja com problemas para captar sinal, o que pode acontecer por diversos motivos.

Confira o recebimento de sinal

A razão mais comum para que celulares parem de receber sinal é a indisponibilidade da rede no local onde estamos, o que costuma acontecer quanto vamos para locais distantes e rurais.

Além da falta de sinal, é possível que o nosso aparelho tenha se conectado e uma rede errada, de forma que o chip não é capaz de fazer a ponte entre rede e aparelho, também sendo possível um problema técnico do próprio celular.

Seja qual for o motivo, o que fazer quando o SMS não envia? A primeira coisa que devemos fazer em situações do tipo é simplesmente reiniciar o aparelho, assim, é possível que o sinal volte e que o SMS seja enviado, sendo, para isso, apenas necessário que tentemos novamente mandar a mensagem.

Se você reparou que seu celular está com dificuldades para receber sinal mesmo conseguindo reconhecer o chip, veja também: meu celular reconhece o chip mas não dá sinal, o que fazer?

Confira os créditos

As mensagens do tipo SMS são cobradas por envio, ou seja, cada mensagem irá custar um preço estipulado pela operadora. Já que todo SMS custa ao menos alguns centavos, é necessário que tenhamos crédito no nosso aparelho para conseguir enviar o mensagem, caso contrário, o texto não conseguirá chegar ao destinatário desejado e acabará por apresentar uma mensagem de erro.

'Não consigo enviar torpedo pela internet'

Para saber se se trata de falta de crédito em seu número, confira com a operadora o que se passa para que você não fique desnecessariamente sem acesso ao serviço de SMS. Se não consigo enviar torpedo pela Internet também, pode ser sinal de que a operadora está passando por reconfigurações e acabou por indisponibilizar o sinal de forma temporária.

Ao descobrir que se fato de trata de falta de crédito no chip, você poderá resolver o problema de diversas formas, afinal, hoje em dia é possível recarregar o celular por meio de aplicativos de banco ou da própria operadora e também em estabelecimentos comerciais como farmácias e supermercados.

Verifique se o número do destinatário está correto

Se não consigo enviar SMS para determinado número de forma que os textos chegam com tranquilidade para todos os nossos outros contatos, significa que há algo de errado com o contato em questão. O primeiro possível problema que pode ocorrer é da pessoa com quem estamos tentando nos comunicar estar em um local sem sinal, de forma que não é possível receber o texto, entretanto, em casos do tipo a mensagem consegue sair de nossos aparelhos e não recebemos mensagem de erro.

Se você tentou mandar mensagem para um número específico e acabou por ser informado que o envio não foi possível, é possível que você tenha salvado o número errado e tentado enviar mensagens para um contato que simplesmente não existe. O que é comum de acontecer em casos assim é de esquecermos de salvar o DDD ou DDI de um contato sendo que o número é de uma área diferente da nossa, o que acaba fazendo com que tenhamos um contato salvo que não leva a nenhum receptor.

Entre em contato com a operadora

Claro, ninguém gosta de ter que fazer ligações para resolver problemas, ainda mais quando se trata de algo que parece simples e que não está funcionando sem motivo aparente. Apesar do quanto é chato ter que fazer ligações para solucionarmos certas questões, se você tiver certeza de que o seu chip está desbloqueado e com crédito e de que o seu aparelho está com sinal, será necessário recorrer ao telefone da operadora responsável para conseguir saber o que se passa com seu celular.

Ao ligar para a operadora, você deverá informar o que se passa e pedir assistência, assim, o atendente conseguirá checar todas as informações acerca de sua conta e fazer testes, verificando o que se passa e se é possível resolver a situação.

Veja abaixo o número de contato de todas as operadoras para que você saiba para que número ligar:

  • Claro: *525
  • Vivo: 1058
  • TIM: *144
  • Oi: *144

É importante que a ligação seja feita a partir do número sobre o qual se tem dúvidas, além disso, tenha em mãos os dados como nome completo e CPF do titular do número para que seja informado.

Caso a operadora não for capaz de informar nenhum problema em relação ao número, provavelmente será um problema relacionado às configurações do seu aparelho, entretanto, o fato da ligação ter sido completada, exclui a possibilidade de que seja algo relacionado à recepção de sinal.

Outro problema que acaba calhando na impossibilidade de enviar SMS é o bloqueio do celular, que ocorre quando colocamos em um aparelho o chip de uma operadora diferente quando as configurações do aparelho apenas permitem a captação por uma única rede. Para saber se foi o que aconteceu com você, veja também 4 maneiras de saber se o celular está bloqueado pela operadora.

Se pretende ler mais artigos parecidos a Não consigo enviar SMS, o que fazer?, recomendamos que entre na nossa categoria de Eletrônica.

Escrever comentário

O que lhe pareceu o artigo?
1 comentário
A sua avaliação:
Maria Lea
Não consigo receber código SMS do notebook para meu celular.
Não consigo enviar SMS, o que fazer?