Instagram

Como não ser hackeado no Instagram

 
Murilo Trivella
Por Murilo Trivella. 27 janeiro 2023
Como não ser hackeado no Instagram

Com o crescimento da internet e das redes sociais, criminosos cibernéticos começaram a criar golpes e ferramentas para roubar contas das pessoas e com a intenção de usá-las para praticar atividades ilícitas.

Uma das redes sociais mais visadas é o Instagram, que compartilha fotos e momentos entre os usuários da rede.

Hoje, aqui no umCOMO, você vai aprender como não ser hackeado no Instagram. Vamos mostrar diversas dicas para aumentar a segurança da sua conta, além de outros pontos importantes para resguardar o que é seu. Vem com a gente!

Também lhe pode interessar: Como saber quem não me aceitou no Instagram

Índice

  1. Como evitar que o Instagram seja hackeado
  2. Como ativar a verificação em duas etapas
  3. Coloque uma senha que só você sabe
  4. Entenda o que pode ser uma publicação de uma conta hackeada
  5. Avise a pessoas próximas, caso seja hackeado
  6. Tenha atenção à localização de onde fazem login na sua conta

Como evitar que o Instagram seja hackeado

O primeiro passo é usar as ferramentas que o Instagram utiliza para proteger a sua conta, além de começar a reconhecer possíveis tentativas de golpes que pessoas maliciosas tentam aplicar na rede ou com intenção de descobrir os seus dados.

Para começar, comece ativando a verificação de segurança, uma função disponibilizada pelo próprio Instagram para ajudar você a proteger a sua conta. Ela foi lançada depois que a empresa notou muitos ataques aos seus usuários e entendeu que era necessário criar algo do gênero.

A verificação de segurança, depois de ativada, permite que você coloque senhas e até algumas "barreiras digitais" para prevenir que quem esteja tentando hackear a sua conta não consiga obter o que quer com facilidade.

Use a verificação em duas etapas

Nessa verificação de duas etapas, você vai precisarautorizar que o aplicativo envie um código por e-mail ou pelo número de celular para que acesso da conta seja liberado. Pode parecer algo chato e desnecessário em um primeiro momento, mas é algo que ajuda, e muito, a proteger a sua conta de ataques cibernéticos, pois uma vez que a pessoa consiga acessar a sua conta, ela vai precisar inserir este código, o que vai dificultar o acesso.

Como ativar a verificação em duas etapas

Abaixo, temos para você um passo a passo de como fazer o processo. Confira!

  • No menu, clique na sua foto que está no canto inferior direito e, com isso, você vai acessar seu perfil;
  • Depois, no canto superior direito da tela, clique nas três linhas horizontais;
  • Entre na opção “Configurações” e logo em seguida na área “Segurança”;
  • Agora, você precisa selecionar a opção de “Autenticação de dois fatores”;
  • Selecione a opção “Outros métodos” e depois “Código de reserva”.

Siga todos os passos do que é solicitado pelo Instagram durante o processo, isso ajuda a garantir que sua conta vai estar protegida da melhor maneira possível.

A seguir você verá mais dicas de como evitar que o Instagram seja invadido.

1. Coloque uma senha que só você sabe

Um erro muito comum na hora de criarmos uma senha para um aplicativo é colocar algo bem simples e fácil de ser lembrado, como nosso aniversário ou uma sequência numérica conhecida. Porém, quando falamos de segurança da informação, esse é um erro que pode causar danos sérios lá na frente, pois se uma senha é simples para nós, pode muito bem ser fácil para um hacker descobrir também, não é mesmo?

Dependendo do ataque cibernético, ele já pode ter acesso a outros dados seus e quer acrescentar o seu Instagram nas "conquistas" que teve. Dentro deste contexto, se sua senha for algo fácil de ser lembrado ou assimilado vendo alguns de seus dados pessoais, é bem possível que ele descubra e consiga tomar o controle da sua rede social.

Logo, para evitar tudo isso, crie uma senha bem forte, com letras maiúsculas e minúsculas, números e até caracteres especiais. Se for difícil para que você se lembre, anote-a em um lugar seguro, como uma agenda de papel, a qual só você tenha acesso.

2. Entenda o que pode ser uma publicação de uma conta hackeada

Em muitos dos casos, o hacker não usa a conta da pessoa para tirar dinheiro dela, mexer com as fotos ou algo do tipo, mas sim para aumentar a extensão de um novo golpe, desta vez nos amigos da pessoa hackeada.

Funciona assim: o hacker, já no controle do Instagram, posta uma foto de alguma promoção ou venda de produto, com preços ou algo muito chamativo, que a torna uma oferta muito boa. Quem vê a publicação muitas das vezes acredita que é verídica, já que, em teoria, é um amigo que está postando, o que a faz tomar a ação que o criminoso deseja, seja ela clicar em um link ou fazer algum tipo de transação em dinheiro.

Então, sempre desconfie de qualquer oferta que pareça ser muito boa na internet, principalmente essas que aparecem do nada em redes sociais, elas têm uma alta probabilidade de serem parte de um golpe. Ao notar algo assim, sempre confirme primeiramente com seu amigo por WhatsApp ou outra via.

3. Avise a pessoas próximas, caso seja hackeado

Caso tenha caído em um golpe, a melhor coisa agora é avisar as pessoas próximas, da maneira que for possível. Seus pais ou amigos mais próximos podem postar nas redes deles o ocorrido e evitar que pessoas conhecidas caiam em algum golpe que o hacker usa seu Instagram.

Lembre-se que essas pessoas são o principal alvo das ações dos criminosos, que desejam usar sua conta e credibilidade para enganar pessoas próximas. Então, tente contatá-las assim que possível sobre o ocorrido. Não esconda a situação, não é sua culpa que a conta foi perdida, mas é necessário que tome a frente de tudo e evite que mais alguém seja prejudicado de alguma maneira.

4. Tenha atenção à localização de onde fazem login na sua conta

Quando um dispositivo faz novo login na sua conta, o Instagram salva o nome e o local onde essa ação foi feita. Isso se torna uma função muito útil para manter a segurança do aparelho, já que será possível identificar o ataque e até remover o acesso do invasor.

Para checar se há algum dispositivo estranho conectado no seu Instagram, siga os passos abaixo.

  • Em primeiro lugar, entre no seu aplicativo do Instagram;
  • No menu, vá até o canto inferior direito e clique no ícone que tem a sua foto;
  • Agora que está no seu perfil, aperte no canto superior direito as três bolinhas empilhadas;
  • Vá em “Configurações” e logo em seguida em “Segurança”;
  • Depois, entre em “Atividade de Login”;
  • Nessa área, você poderá ver se tem algum dispositivo estranho conectado e, caso haja, clique nos três pontinhos e depois em ‘’Sair’’ para tirar o acesso do suspeito do seu Instagram.

Selecione a opção “Outros métodos” e depois “Código de reserva”. E aí, conseguiu entender como evitar que o Instagram seja invadido? Aqui no umCOMO temos diversos artigos que ajudam você nos mais diversos assuntos. Use nossa barra de buscas e aprenda mais conosco!

Se pretende ler mais artigos parecidos a Como não ser hackeado no Instagram, recomendamos que entre na nossa categoria de Internet.

Referências

§ STW Brasil/Melhores leitores de PDF para celular / Disponível em <https://www.stwbrasil.com/blog/como-proteger-a-conta-do-instagram-para-nao-ser-hackeado/> Acesso em 22 de janeiro de 2023

§ Instagram/Keeping Instagram Safe and Secure / Disponível em <https://about.instagram.com/pt-br/blog/announcements/keeping-instagram-safe-and-secure > Acesso em 22 de janeiro de 2023

§ Tecnoblog/5 dicas de segurança para evitar Instagram seja hackeado / Disponível em <https://tecnoblog.net/responde/5-dicas-de-seguranca-para-usar-no-instagram-e-proteger-a-conta/> Acesso em 22 de janeiro de 2023

Escrever comentário
O que lhe pareceu o artigo?
Como não ser hackeado no Instagram