Partilhar

Como saber se fui hackeado

Por Samanta Fluture. Atualizado: 20 janeiro 2017
Como saber se fui hackeado
Imagem: macacovelho.com.br

Existem dois tipos de hackers: os que causam mal nas vidas das pessoas, e os que apenas gostam de testar os limites da tecnologia, sem causar problemas para ninguém. É o primeiro tipo de hacker que o umComo.com.br se baseia neste artigo, com o objetivo de ajudar você a saber se foi hackeado. Afinal, estes hackers podem entrar nos dispositivos de maneiras surpreendentes. Por isso, é necessário entender como isto se manifesta na sua tela, para identificar a situação e prevenir danos. Abaixo, siga nosso passo a passo e descubra se o seu computador, programas e redes sociais foram hackeados.

Também lhe pode interessar: Como proteger o seu Facebook de hackers

Há algo fora do comum ocorrendo em seu computador?

Se a sua máquina estava funcionando normalmente e, de repente, começou a se comportar de maneira estranha, pode ser tanto um sinal de que há um problema em algum componente físico do computador, quanto pode ser que ele tenha sido “invadido” por hackers. Para saber qual destas duas opções está acontecendo com você, cheque:

  • O funcionamento dos programas que usa no dia a dia.
  • Se todos os seus arquivos estão intactos e no mesmo lugar.
  • A lixeira, e se há algum item que foi deletado recentemente sem o seu consenso.
  • Se sua senha consegue acessar todos os níveis de administração no computador, ao tentar mudar tanto parâmetros simples quanto criação de novos usuários.

Se tudo está em perfeito estado, então sua máquina pode estar com um problema físico nos componentes. O próximo passo é entrar na internet, para continuar a verificação se, de fato, há algum sinal de hacker nos seus sistemas e contas pessoais.

Você está conseguindo entrar na internet normalmente?

Ao conectar-se a internet segura, você poderá detectar outros sinais de hackeamento. São eles:

  • Sites que você costuma entrar estão recusando seu acesso por erro de senha.
  • Há falhas nas telas dos browsers, podendo ser abertas ou fechadas sem que você faça nada.
  • Você tem recebido emails estranhos, informando atividades das suas contas que, na verdade, você não fez.
  • Pessoas estão recebendo mensagens e emails falsos seus.
  • Sua conta bancária encontra-se alterada, com atividades que você não realizou.

Se este for o caso, então suas contas virtuais podem ter sido hackeadas. No próximo passo, confira algumas dicas de como proceder para recuperar seu sistema e eliminar o hacker.

O que fazer se você foi hackeado?

Se a maioria das alternativas acima foram positivas, então é provável que ou o seu computador ou suas contas virtuais foram hackeadas. Para que você consiga parar essa invasão, siga os passos a seguir:

  • Desconecte-se da internet, pois o hacker pode ter se infiltrado através da internet, em alguma conexão como o Wi-Fi.
  • Desligue o computador e o inicie em modo de segurança.
  • Verifique se algum novo programa foi instalado sem sua permissão (como anti-vírus ou anti-spyware) e os desinstale. Eles podem ter sido falsificados apenas para invadir seu sistema.
  • Agora, para limpar a bagunça do hacker, você deverá fazer uma varredura de seu computador com uma ferramenta anti-vírus ou anti-spyware de sua confiança.
  • Se nenhum resultado do hacker aparecer, faça um backup de todos os seus arquivos e atualize o sistema conforme pede a sua máquina e modelo.
  • Por fim, entre em contato com as pessoas, bancos e contas virtuais para que você possa recuperar seus dados e alertar do que aconteceu.

Se pretende ler mais artigos parecidos a Como saber se fui hackeado, recomendamos que entre na nossa categoria de Internet.

Escrever comentário sobre Como saber se fui hackeado

O que lhe pareceu o artigo?

Como saber se fui hackeado
Imagem: macacovelho.com.br
Como saber se fui hackeado

Voltar ao topo da página