Windows Vista

Como formatar o Windows Vista

Como formatar o Windows Vista

Chegou o momento temido por todos os usuários de um computador: encheu-o de lixo e está cada vez pior, e já tentou todos os tipos de truques e resta-lhe apenas uma opção. A opção mais radical: formatar o disco rígido. O seu computador tem o Windows Vista e está convencido da decisão que tomou? Fique aqui: em umComo.com.br explicamos-lhe passo a passo como formatar o Windows Vista. Para formatar o Windows XP faça clique aqui, e para o Windows 7 aqui.

Vai precisar de:
  • Computador com Windows Vista
  • Disco rígido externo (para a cópia de segurança)
Também lhe pode interessar: Como formatar o Windows 8
Passos a seguir:
1

Primeiro que tudo, faça uma cópia de segurança dos arquivos que quer conservar. Ligue um disco rígido externo ao computador e vá copiando um a um (o mais lento, mas o truque mais seguro para não copiar vírus) os arquivos que não quer perder.

2

O próprio sistema do Windows Vista inclui uma opção de formatação, desta forma não tem que colocar na consola e na introdução do código. Está localizado na Administração do equipamento (Início > Painel de controlo > Sistema e manutenção > Ferramentas administrativas).

3

É possível que após fazer duplo clique em Administração do equipamento o sistema lhe peça uma contra-senha do administrador ou lhe pergunte se tem a certeza. Introduza a contra-senha e pressione em Aceitar.

4

Irá abrir-se um novo painel de navegação, onde deverá fazer clique em Administração de discos (dentro do Armazenamento).

5

Verá uma lista com os diferentes volumes de armazenamento do seu computador. Faça clique com o botão do lado direito naquele que pretende formatar (costuma ser o C, mas certifique-se que é o correto para não apagar algo que não quer) e, no menu que se abrirá, faça clique em Formatar.

6

Agora tem duas opções: personalizar a formatação (escolher o sistema de arquivo, o tamanho da unidade de alocação, etc.) ou formatar o volume com a configuração predeterminada, o mais recomendado se não quer arriscar a surpresas desagradáveis. Para isto, faça simplesmente clique em Aceitar e, na nova caixa de diálogo, em Aceitar de novo. O disco rígido começará a formatar-se.

Se pretende ler mais artigos parecidos a Como formatar o Windows Vista, recomendamos que entre na nossa categoria de Computadores.

Escrever comentário

O que lhe pareceu o artigo?
3 comentários
Joao
Bom dia, eu estive a tentar formatar o meu "vista" seguindo as indicaçoes em cima desescritas,mas quando aparece a janela onde devo clicar em "formatar" esta opçao està desativada em cor cinza e nao da para clicar.O que devo fazer?
Camila
Alguém te respondeu? Acontece o mesmo comigo.
Raíssa
quando clico com o botão direito no (c:) a opção formatar está apagada
beatriz
alguém te respondeu? como vc resolveu o problema?
Fernando
Olá. No meu vista não aparece nenhuma aba com o nome de "Administração do equipamento" em ferramentas administrativas. Usei até ctrl+f e não encontrei nada na página.
Como formatar o Windows Vista