Como formatar e instalar o Windows 7


Como formatar e instalar o Windows 7

Formatar um computador não é algo simples, mas é necessário. Não são poucos os utilizadores que sofrem de uma navegação lenta devido a vários spywares, bem como vírus e diferentes configurações. Para começar o processo, devemos saber que formatar o computador significa perder todos os arquivos que guardamos no disco rígido, apagar todas as nossas fotos, programas e documentos para começar completamente de novo com um computador que não nos dê problemas. Se está preparado para fazer uma limpeza profunda e voltar a instalar o Windows 7, recomendamos-lhe que leia em primeiro lugar as secções "Necessita" e "Conselhos" que encontrará no fim deste artigo e que depois leia o conteúdo do mesmo.

Instruções
  1. Ligue o computador e assim que vir texto no visor, pressione a tecla "DEL" para entrar na BIOS. Em muitos casos, também se pode aceder pressionando F1, F2 ou F10.

  2. Procure no novo menu a opção 'Boot Order' ou algo parecido com 'Advance BIOS Features', pode encontrar-se em 'Opções Avançadas', tenha em conta que cada computador é diferente. Consulte o manual do seu equipamento perante a mínima dúvida.

  3. Selecione a opção 'First Boot Device' (primeira unidade de arranque) e escolha a opção CD/DVD para que o seu equipamento inicie a sessão a partir do CD de Windows 7. Assegure-se que as seguintes opções são atendidas: 'Second Boot Device: Floopy' e 'Third Boot Device: HDD-0'.

  4. Guarde as alterações pressionando 'F10', desta forma manterá a configuração que estabeleceu. Pressione 'Esc' para abandonar o menu. Lembre-se de pressionar 'Y' (Yes/Sim) quando o computador perguntar se realmente deseja guardar as alterações.

  5. Depois de reiniciar o equipamento, insira o CD de instalação do Windows 7 e espere até que o computador o reconheça.

  6. Pressione uma tecla qualquer para iniciar o computador a partir do CD/DVD.

  7. Preencha o formulário em branco comunicando ao Windows que idioma quer instalar, bem como o tipo de teclado e o formato da hora/moeda. Em seguida, carregue em 'Continuar'.

  8. Selecione 'Instalar' e aceite o contrato de licença da Microsoft Windows se estiver de acordo com os seus termos.

  9. Entre as duas opções que lhe oferecem, selecione o primeiro 'Upgrade' (atualizar), desta forma, o computador fará a instalação mais atual do Windows 7 e não perderá nenhum dos seus dados.

  10. Se selecionar 'Custom' (personalizado), para fazer uma instalação completamente limpa, faça clique em 'Novo' e separe em duas partições a primaria (Unidade C), por motivos de segurança.

  11. Uma vez criada a partição secundária (Unidade D), faça clique em 'Formatar'.

  12. Espere enquanto o Windows instala as atualizações e recursos.

  13. Além de outros dados, como a criação de um nome de utilizador e a sua password, deverá escrever a chave do produto. Como exceção, o Windows 7 dá-nos a oportunidade de fazer clique em 'Seguinte' se não temos o número ao nosso alcance.

  14. Espere enquanto se carrega a primeira tela de boas vindas.

  15. Parabéns! Desfrute do seu novo sistema operativo Windows 7.

  16. Se deseja ler mais artigos parecidos a como formatar e instalar o Windows 7, recomendamos que entre na nossa categoria de Sistema operacional Windows ou que se inscreva no nosso boletim de novidades.
Necessita
  • Cópia de segurança de todos os arquivos importantes.
  • Os drivers do seu computador, normalmente na página web do fabricante poderá encontrá-los.
  • Os CD's de todos os programas que utiliza normalmente, para os poder reinstalar.
  • CD de reinstalação do sistema operativo que utilizava anteriormente (Windows 7).
Conselhos
  • Faça uma cópia de segurança de tudo aquilo que pretenda conservar (programas, fotografias, documentos...)
  • Lembre-se que os programas que utiliza regularmente, como por exemplo, o pack Office normalmente não se podem copiar diretamente, por isso devem voltar a ser instalados a partir do seu CD original.

Comente, dê a sua opinião, pergunte sobre como formatar e instalar o windows 7:


45 comentários


18-12-2014 disse:
boa tarde, quero saber como faço para instalar o windows 7 ultimate no windows 8.1 cd pirata da certo? muito legal essas materia nao preciso paga curso de informatica mais
17-12-2014 disse:
achei muito bom!!! Eu queria saber se nao tem um simulador pra baixar.
12-12-2014 disse:
Maravilhoso, muito didático sua forma de expressar, agradeço de todo coração a sua boa vontade de ajudar aos com menor conhecimento dos assuntos de infática. muito obrigado.
15-12-2014 disse:
Olá Manoel, muito obrigada por essas palavras valeu :) Continue seguindo as nossas novidades! ;)
14-11-2014 disse:
Oi, fiquei meio confusa na parte do ''se escolher custom para fazer uma instalaçao totalmente limpa'' pode me explicar melhor? obrigado, gostei muito desse artigo.
17-11-2014 disse:
Olá Natalia, limpa no sentido em que você escolhe tudo aquilo que você deseja instalar. Muito obrigada pelo seu comentário e continue a acompanhar-nos! ;)
13-11-2014 disse:
eu quero a parte de etc... indons 7 porfisional
13-11-2014 disse:
Você ofende o nome dos Lucas, cara...
12-10-2014 disse:
e viavel ainda comprar os cds
07-10-2014 disse:
meu htpc tava dando tela azul sempre, tentei formatar diversas vezes, ai optei pelo ubuntu, continuou dando pau, atualizei a bios, e segui os passos aqui descritos, ficou perfeito, valeu mesmo!!!
07-10-2014 disse:
Olá Paulo, ainda bem que conseguimos ajudar :) Obrigada pelo comentário e continue a acompanhar-nos! :)
16-08-2014 disse:
não esqueça de avisar o seu publico que esta instalação vence em 30 dias, e após a instalação e preciso validar o Windows, ok.
15-08-2014 disse:
ola eu estou gastando muito dinheiro com formatacao e nao ressebo um bom servico o prejuizo fica ainda maior a cada vez quero aprender a formatar meu pc me ajude como comseguir o cd de instalaçao a onde consigo o cd de instalaçao do windows 7 home premium
12-08-2014 disse:
Coloquei o CD de instalação direto, sem fazer boot, eu estou tentando será que está correto.Fernando
Vídeos em destaque
DIY Desenhos de natal Aulas de Matemática Experiências