Partilhar
Partilhar em:

Como formatar e instalar o Windows 7

Passo a passo
Dificuldade: Alta
Avaliação: 4,7 (1929 votos)
77 comentários
133 vezes partilhado
 
Como formatar e instalar o Windows 7

Formatar um computador não é algo simples, mas é necessário. Não são poucos os utilizadores que sofrem de uma navegação lenta devido a vários spywares, bem como vírus e diferentes configurações. Para começar o processo, devemos saber que formatar o computador significa perder todos os arquivos que guardamos no disco rígido, apagar todas as nossas fotos, programas e documentos para começar completamente de novo com um computador que não nos dê problemas. Se está preparado para fazer uma limpeza profunda e voltar a instalar o Windows 7, recomendamos-lhe que leia em primeiro lugar as secções "Necessita" e "Conselhos" que encontrará no fim deste artigo e que depois leia o conteúdo do mesmo.

Também lhe pode interessar: Como instalar fontes no Windows 7
Necessitará:
Instruções:
1

Ligue o computador e assim que vir texto no visor, pressione a tecla "DEL" para entrar na BIOS. Em muitos casos, também se pode aceder pressionando F1, F2 ou F10.

2

Procure no novo menu a opção 'Boot Order' ou algo parecido com 'Advance BIOS Features', pode encontrar-se em 'Opções Avançadas', tenha em conta que cada computador é diferente. Consulte o manual do seu equipamento perante a mínima dúvida.

3

Selecione a opção 'First Boot Device' (primeira unidade de arranque) e escolha a opção CD/DVD para que o seu equipamento inicie a sessão a partir do CD de Windows 7. Assegure-se que as seguintes opções são atendidas: 'Second Boot Device: Floopy' e 'Third Boot Device: HDD-0'.

4

Guarde as alterações pressionando 'F10', desta forma manterá a configuração que estabeleceu. Pressione 'Esc' para abandonar o menu. Lembre-se de pressionar 'Y' (Yes/Sim) quando o computador perguntar se realmente deseja guardar as alterações.

5

Depois de reiniciar o equipamento, insira o CD de instalação do Windows 7 e espere até que o computador o reconheça.

6

Pressione uma tecla qualquer para iniciar o computador a partir do CD/DVD.

7

Preencha o formulário em branco comunicando ao Windows que idioma quer instalar, bem como o tipo de teclado e o formato da hora/moeda. Em seguida, carregue em 'Continuar'.

8

Selecione 'Instalar' e aceite o contrato de licença da Microsoft Windows se estiver de acordo com os seus termos.

9

Entre as duas opções que lhe oferecem, selecione o primeiro 'Upgrade' (atualizar), desta forma, o computador fará a instalação mais atual do Windows 7 e não perderá nenhum dos seus dados.

10

Se selecionar 'Custom' (personalizado), para fazer uma instalação completamente limpa, faça clique em 'Novo' e separe em duas partições a primaria (Unidade C), por motivos de segurança.

11

Uma vez criada a partição secundária (Unidade D), faça clique em 'Formatar'.

12

Espere enquanto o Windows instala as atualizações e recursos.

13

Além de outros dados, como a criação de um nome de utilizador e a sua password, deverá escrever a chave do produto. Como exceção, o Windows 7 dá-nos a oportunidade de fazer clique em 'Seguinte' se não temos o número ao nosso alcance.

14

Espere enquanto se carrega a primeira tela de boas vindas.

15

Parabéns! Desfrute do seu novo sistema operativo Windows 7.

16

Se deseja ler mais artigo parecidos a Como formatar e instalar o Windows 7, recomendamos que entre na nossa categoria de Sistema operativo Windows.

Conselhos
  • Faça uma cópia de segurança de tudo aquilo que pretenda conservar (programas, fotografias, documentos...)
  • Lembre-se que os programas que utiliza regularmente, como por exemplo, o pack Office normalmente não se podem copiar diretamente, por isso devem voltar a ser instalados a partir do seu CD original.
Relacionados
Comentários (77)

Escrever comentário sobre Como formatar e instalar o Windows 7

Muito útil
77 comentários
Osmar Pereira de Souza
Sua avaliação:
Muito Bom.
helio joaquim de frança
Sua avaliação:
quero limpar meu pc
francisco gesimar da silva
Sua avaliação:
quanto e o cd do progama windows 7
Franciel
meu pc não aparece partição secundária (Unidade D), faça clique em 'Formatar'.
Maria das Graças Ramalho
Gostei muito das informações, estou estudando Técnico de informática estou amando o curso e gostaria de aprender muito com vocês. Valeu. Vou sempre perturbá-los com perguntas talvez até idiota, mas o que quero é aprender.
Marcos Mendes
Na tela da instalaçao personalizada, o Windows exibe uma mensagen "O Windows nao pode ser instalado na particao criada" Ja formatei varias vezes e criei as 2 particoes e nada. O HD do notebook esta intacto. Ja retirei o HD e adptei no case de SATA - USB, mas o Windows nao da suporte a dispositivos USB. O que pode ser?
Renan Ruas
Boa tarde! Tudo bem? Parabéns pelo artigo! Mas logo de início me ficou uma dúvida, tenho um notebook CCE e não consigo entrar na Bios, apertando F2 ou del, também não é mostrado aquele texto inicial quando eu ligo o aparelho, ele já pede para eu digitar a senha e logo em seguida o Windows se abre. Muito obrigado pela atenção de vocês! Abraços.
PALOMA
Boa noite... essa tela azul com essas informações nao aparecem no meu pc, ja entra direto na tela de usuario, o que posso fazer?
samuel
gostei muito bem
marilia
Minha instalação do Windows 7 deu erro , aparece a mensagem , o windows não pode se instalado reinicie

Descubra vídeos interessantes
DIY
Aulas de Zumba
DIETA | Remédios Caseiros
Top 10
Como formatar e instalar o Windows 7
1 de 14
Como formatar e instalar o Windows 7