Voltar a formatar um disco rígido

Como formatar um computador

Como formatar um computador

A formatação de um computador não é uma ação simples, mas é necessária. Há alguns usuários que sofrem de uma navegação lenta devido a vários programas espiões (spyware) e vírus e diferentes configurações. Para começar o processo, temos de perceber que formatar o computador significa perder todos os arquivos armazenados no disco rígido, apagar todas as nossas fotografias, programas e documentos para iniciar completamente de novo com um computador que não tem problemas. Se você está pronto para uma limpeza profunda e carregar um novo sistema operativo, recomendamos que leia primeiro os "Conselhos e recomendações" e "Necessita", que encontrará na zona inferior deste artigo e, em seguida, leia o conteúdo deste. Neste caso, usamos o exemplo de um Windows XP, se, pelo contrário, está interessado em Windows 7, clique aqui.

Vai precisar de:

  • CD de reinstalação do sistema operativo que utilizava anteriormente (Windows Vista, XP, ...)
  • Os CD's de todos os programas que utilize normalmente, para os poder reinstalar.
  • Os drivers para o seu computador, normalmente na página web do fabricante poderá encontrá-los.
  • Cópia de segurança de todos os arquivos importantes.
Também lhe pode interessar: O que é uma partição de disco rígido

Passos a seguir:

1

Insira o CD do Windows XP na unidade de CD e ligue ou reinicie o computador.

2

Uma vez que o computador tenha copiado os drivers automaticamente, ele vai pedir para você instalar o Windows XP em seu computador, pressione a tecla “Enter” para confirmar.

Como formatar um computador - Passo 2
3

Aceite o contrato de licença, pressionando F8.

Como formatar um computador - Passo 3
4

Nesta nova tela, o Windows irá pedir para você escolher qual a unidade de disco rígido em que pretende instalar o sistema operativo. Recomendamos a eliminação completa da primeira opção na lista, ou seja, a partição primária, para o conseguir, selecione-a e pressione a tecla 'D'. Em seguida, pressione 'L' para acabar e apagar a partição completamente.

Como formatar um computador - Passo 4
5

A janela deve agora apresentar "espaço não particionado xxxxMB". Usando os cursores, posicione-se nesta extensão e pressione "C" para criar uma partição no disco rígido. A nova tela permite que você ajuste o tamanho da partição, verifique-o e clique em "Enter" para continuar.

Como formatar um computador - Passo 5
6

Novamente, selecione com o cursor a partição 'C:', desta vez aparecerá seguida de uma breve descrição e do seu tamanho em MB, para instalar a sua cópia do Windows XP pressione "Enter".

7

Nesta nova tela, você pode escolher o sistema de arquivos que você prefere para formatar o disco rígido. Recomendamos que selecione a formatação rápida, NTFS, para que a espera não dure muito tempo. Em seguida, pressione "Enter".

Como formatar um computador - Passo 7
8

O equipamento será formatado para, mais tarde, realizar uma copia de arquivos.

Como formatar um computador - Passo 8
9

Depois de copiar os arquivos, o computador vai começar a reiniciar automaticamente.

Como formatar um computador - Passo 9
10

Após reiniciar o computador, ele irá iniciar automaticamente com a instalação do Windows XP.

Como formatar um computador - Passo 10
11

Uma vez completado o assistente de instalação -muito intuitivo: nome, apelidos, e a senha do produto-, aparecerem na nossa tela do ambiente de trabalho do Windows XP, com o menu de início suspenso. Já o pode usar!

Como formatar um computador - Passo 11

Se pretende ler mais artigos parecidos a Como formatar um computador, recomendamos que entre na nossa categoria de Computadores.

Conselhos

  • Faça uma cópia de segurança de tudo aquilo que pretenda guardar (programas, fotografias, documentos...)
  • Lembre-se que os programas que se utilizam com assiduidade, como por exemplo, o pack Office, normalmente não se podem copiar diretamente, devem voltar a ser instalados com o seu CD original.
  • Escolha o sistema de ficheiro FAT, em vez de NTFS, se antes de formatar o seu computador tinha um vírus ou o disco tinha erros.
  • Se o disco rígido é novo, de certeza que o passo número 4 será omitido pelo equipamento.
Escrever comentário
O que lhe pareceu o artigo?
28 comentários
A sua avaliação:
homero_villarruel@hotmail.com
muito bom.
Editor umComo.com.br
Oi Homero! Que bom que as dicas te ajudaram. Continue nos acompanhando :)
JBA
Estive a ler, assim por alto... mas o que me interessa ver não encontrei, pois em Portugal o que se está a utilizar, de momento, é o Windows 10 e como o mesmo foi instalado graciosamente, através de link, uma oferta da Microsoft Corporation... não sei como reinstalar o aludido WIN10 se for necessário, pois não possuo nenhum CD.
07OUT2017-Sábado-18H01 UTC (Hora de Lisboa).
A sua avaliação:
Carlos Renato Ribeiro Da Silva
Parabéns à toda equipe! muito instrutivo,e bem objetivo.Vcs ensinam de uma forma bem simples e coloquial. GRATO!!!
Carlos j melo
Meu pc sim+ Win 7 eu ligo o PC inicia e depois da um bip e volta tela preta com escrito modelo do PC e outras coisas mais o q pode ta acontecendo.ai eu teclo F1 sai dessa tela para reiniciar aí volta na tela preta. Não inicia tela do Win 7. Aí aparece outra tela ,recuperação de erro do Windows. Iniciar reparo de inicialização ( recomendado). Fiz várias vezes não funciona Aí eu iniciar o Windows normalmente. Da um bipe e volta na tela preta Pode me ajudar tem que formatar o PC. Eu tenho cd do XP aqui
Marcio
O meu pc assim que aparece a imagem do Windows 8 renicia..meti o cd do windows 7 e simplesmente nao arranca,ou seja volta a fazer o mesmo,chega no windows e renicia. Como posso resolver
fernando
Muito bem explicado. Afinal nao e nehum bicho de 7 cabeças. Só uma questao: Poderei formatar sem os cd original? Poderei ir buscar o que necessito a net, tipo, drives sistema operativo? Obrigado-
Gean
Nao sei formatar, mas queria saber!
Jose Luis
Como fomatar e depois os drive como buscalo
João Bosco Costa
Muito elucidativo !Sou leigo mas entendi bem;vou tentar! Obrigado.
Joao
Ola estava formatando meu comp ouve uma queda de energia quando voltou nao consigo reiniciar a formatacao como eu faco
silviany avellino
acho que isso pode te ajudar: reinicie com um cd igual ao que estava instalado em sua maquina nao tenha medo pois nao perdera seus dados
Elen Priscila
Oi o pc em questao ficou muito tempo desligado ai fui ligar agora na tela do monitor apareceu assim" Analogico Gestao de Energia" e depois fecha a tela o que pode ser?
danielson
vc liga o monitor e quando aparecer "analogico gestao de energia" vc meche o mause do computador
OSVALDO ANSELMO DA SILVA
com este aplicativo ou informações assim eu mesmo posso formatar meu computador,ok e muito obrigado...
esmeraldina
o eu gostei muito das informações mas prefiro chamar um técnico. há nessa idade de 70 anos eu tenho dificuldade. é melhor chamar alguém que intenda do assunto...
Rafael
Queria a indicação de uma empresa que fizesse isso para mim. Alguém sabe se aquela formatamos.com é confiável ?
alencar
parabéns pelo texto, super explicativo e relevante. em dias atuais, buscamos comodidade, eficiência e rapidez, por cada vez optam por formatarem seus pcs atraves de pen drive bootável, acabando assim o risco de perder as informações de cds de instalação do sistema operacional, conheça melhor e tenha todas as informações necessarias para que você mesmo consiga formatar o seu pc, pelo pen drive
joeveson
oi eu vou tenta
momade
Xpero k consigas
jose amaro da silva filho
Explicaçoes claras e objetivas. Parabens!!!
pedro
eu quero formata o meu computador como eu faço...?
Paulo
Alguém me sabe dizer onde posso arranjar o windows xp? obrigado
luiz
Eu tambem nao sei
Carlos Wagner
tenho um pc amd duron (tm) 750mghz, e ontem efetuei atualização que estava sugerida da barra inferior da tela (onde tem o icone iniciar), eram varias atualizações e foui dormir, uma vez que quando termina-se desligaria automatico, então hoje liguei o pc e o inicio foi indo normalmente, abriu a tela com o icone grande do windows XP professional pack 3, e aquele retangulo logo abaixo onde ficam correndo os tracinhos que sugerem estar iniciando o wundows e a tela que deveria vir logo em seguida é a abertura da minha area de trabalho e ao inves disso o pc da boot sozinho e volta a pagina de quando da inicio após ser ligado e faz a mesma coisa em quanto estiver ligado este problema ocorreu após as tais atualizações. Em tempo não tenho nenhum cd de instalação, voce poderia me ajudar. Grato pela atenção. Wagner
1 de 10
Como formatar um computador