Partilhar

Como desinstalar apps nativos do Android

Por Vanessa Lopes. Atualizado: 3 dezembro 2019
Como desinstalar apps nativos do Android

Uma das inconveniências ao comprar um celular Android é a presença de bloatwares. Pode ser que este termo não lhe seja familiar, mas com certeza que já deve ter notado a presença de aplicativos inúteis no seu dispositivo, que você não consegue apagar e que só lhe ocupam o valioso espaço do seu celular. Se você já se deparou com esta situação, com certeza que deve ter tentado remover estes apps da forma tradicional, mas não o conseguiu fazer. Remover este tipo de apps é possível, mas não pela via padrão. Se quer saber como o fazer, continue lendo este artigo de umComo e aprenda como desinstalar apps nativos do Android.

Passos a seguir:
1

Uma das formas mais conhecidas de você se ver livre dos bloatwares é através do root do dispositivo. O root é um processo que permite ao usuário obter os direitos de superusuário e ganhar acesso ao sistema e poder modificá-lo como desejar.

No entanto, seguir este processo nem sempre é simples, por isso neste artigo vamos mostrar como você pode desinstalar apps nativos do Android sem root e de uma forma mais simples.

2

Para isso vamos utilizar o aplicativo Debloater. Você deve baixar este programa no seu computador através deste link.

Depois disso, deverá conectar o seu dispositivo Android ao PC via USB e instalar o Debloater.

3

De seguida, deverá ativar a função de depuração de USB no seu dispositivo Android. Para isso, deverá ir a Configurações - Opções de desenvolvedor - Depuração - Depuração USB.

Como desinstalar apps nativos do Android - Passo 3
4

Caso a opção de Opções de desenvolvedor não lhe apareça no menu, significa que não as tem ativas. Para ativar estas opções, vá a Configurações, deslize a tela e entre em Sobre o telefone. Deslize a tela até ao final até ver a opção "Número da versão" e toque várias vezes sobre ela até aparecer na tela um aviso dizendo que você agora é um desenvolvedor. Caso tenha dúvidas, consulte o nosso artigo Como ativar o modo de desenvolvedor no Android.

Ao fazer isto, estará a ativar uma seção oculta do Android. Depois retorne à tela de Configurações e já deverá aparecer a opção de Opções de desenvolvedor. Vá a Depuração e ative a opção Depuração USB.

Como desinstalar apps nativos do Android - Passo 4
5

Uma vez que o modo depuração esteja ativado no seu dispositivo e o Debloater instalado no seu computador, abra o programa no PC.

6

Aguarde até que as informações sejam carregadas e clique em "Read device packages", deste modo serão exibidos todos os pacotes de aplicativos instalados no seu dispositivo Android.

7

Agora selecione os pacotes de aplicativos que você deseja remover. Preste muita atenção aos pacotes que seleciona, pois por vezes podem ter nomes que não são facilmente reconhecíveis e que podem prejudicar o desempenho de outros aplicativos.

8

Depois de conferir muito bem o que pretende eliminar, clique em "Apply" para que esses aplicativos inúteis sejam removidos do seu smartphone ou tablet Android.

9

Caso você tenha eliminado algum aplicativo por engano, tenha em mente que o Debloater não apaga tudo definitivamente, o que programa faz é bloquear o processo deixando este de ser executado no Android.

Por isso, no caso de um engano basta desbloquear tudo de novo. Para isso, clique em "UnBlock All Packages" e todos os apps nativos do seu Android serão restaurados.

Se pretende ler mais artigos parecidos a Como desinstalar apps nativos do Android, recomendamos que entre na nossa categoria de Eletrônica.

Escrever comentário sobre Como desinstalar apps nativos do Android

O que lhe pareceu o artigo?
3 comentários
Josafá Cruz
Meu PC instalado programa Windows 10 e meu celular LG G3, o Debloater não reconhece meu aparelho, já esta marcada a opção depuração USB porém não deu certo, alguma sugestão? Obrigado.
Marcio carvalho
instalei o Debloater porém a opção root mode fica em vermelho e não desinstala nada o que faço por favor
A sua avaliação:
Glenda
O problema é que ele não "carrega as informações", parece não perceber que o celular está ali. Fiz todo o resto certo. Meu celular é um LG d33 ALGUEM PODE ME AJUDAR???
Josafá
Mesmo caso que o meu, fica tudo vermelho o programa não reconhece o aparelho.

Como desinstalar apps nativos do Android
1 de 3
Como desinstalar apps nativos do Android

Voltar ao topo da página