Outros Celulares

O que fazer quando o celular trava

O que fazer quando o celular trava

Quando um celular é novo tudo corre bem e depressa, porém após algum tempo de uso o aparelho começa apresentando alguma lentidão. Os aplicativos demoram mais tempo a abrir e a fechar, a navegação pela internet é mais lenta, a bateria não dura tanto tempo, e por aí vai. Depois de algum tempo de uso é normal os smartphones apresentarem algum travamento, independentemente da marca, modelo ou sistema operacional. Mas claro que é bastante incômodo você estar realizando uma tarefa importante no celular e, de repente ele travar completamente. Para resolver esta situação e evitar que aconteça de novo, de seguida no umCOMO vamos explicar o que fazer quando o celular trava e o que pode fazer para evitar futuros travamentos.

Também lhe pode interessar: Celular vibrando sozinho, como resolver?

Índice

  1. O que pode fazer o celular travar
  2. Como resolver celular travando
  3. Como evitar que o celular trave

O que pode fazer o celular travar

O travamento do celular pode acontecer por diferentes motivos, confira abaixo os mais comuns:

  • Falta de memória suficiente para rodar o volume de dados armazenado no aparelho.
  • Sistema operacional desatualizado.
  • Baixar acidentalmente um vírus no smartphone.
  • Instalar demasiados aplicativos e, instalá-los na memória interna do aparelho ao invés do cartão de memória.
  • Executar vários apps ou tarefas ao mesmo tempo.
  • Não apagar cookies, cache ou arquivos de log.
  • Rodar aplicativos pesados no aparelho com pouca memória.
  • Usar temas pesados no modo de espera.

Como resolver celular travando

Se alguma vez o seu celular travar, não desespere e pense logo em trocar o seu aparelho. Para destravar o seu celular só tem que seguir as indicações que damos de seguida dependendo do seu sistema operacional:

Android

Uma das formas de fazer o reset de um aparelho Android é removendo a bateria, no entanto esta prática não se deve levar a cabo com frequência, pois corre o risco de danificar o smartphone. Para além disso, é impossível de levar a cabo em aparelhos em que a bateria é fixa. Sendo assim, o que deverá fazer é apertar e segurar por alguns segundos o botão liga/desliga. Quando a tela voltar a acender deve soltar o botão. Esta prática é recomendável para destravar celulares Huawei, LG, Samsung ou Asus. No caso de celulares das marcas HTC e Sony, o recomendado é segurar os botões de volume e o botão liga/desliga ao mesmo tempo até o aparelho reiniciar. Alguns celulares Sony possuem um botão específico para fazer o reset junto do cartão SIM, verifique se é o seu caso. E no caso de aparelhos Motorola, a indicação é segurar o botão de diminuir o volume e o botão liga/desliga até o aparelho se desligar. Depois pode voltar a ligá-lo de novo.

iOS

Se o seu iPhone travar enquanto o estiver utilizando, o que deverá fazer é pressionar o botão Home e o botão liga/desliga ao mesmo tempo durante 10 segundos. Aguarde que apareça o logotipo na tela e o smartphone reinicie normalmente. Caso isso não funcione, outra opção é conectar o iPhone ao iTunes através do computador ou então, aguardar que a bateria termine.

Windows Phone

Para celulares que rondem o sistema operacional Windows Phone, a recomendação para o destravamento é apertar e segurar o botão de diminuir o volume e o botão liga/desliga ao mesmo tempo, até que o celular se desligue. Depois basta ligar de novo o aparelho.

O que fazer quando o celular trava - Como resolver celular travando

Como evitar que o celular trave

Algumas práticas que pode aplicar no seu dia a dia podem evitar que o seu celular trave ou congele de novo. Sendo assim, siga as seguintes dicas:

Fechar apps que não estão sendo usados

Os aplicativos precisam de memória RAM para funcionar, então quanto mais aplicativos você tiver abertos, mais memória RAM estará consumindo e mais lento o seu smartphone ficará. Para evitar essa situação, deve fechar sempre os apps que já não estiver usando.

Para fechar aplicativos no iPhone basta apertar o botão Home duas vezes para ver que apps estão em execução. Depois para os fechar, basta arrastá-los para cima ou para baixo, jogando-os para fora da tela. Para fechar aplicativos no Android o processo também é bastante simples, basta tocar no botão em forma de quadrado para visualizar todos os aplicativos em execução. Depois só tem de os arrastar para um dos lados da tela para os fechar.

Desinstalar aplicativos desnecessários

Algo que acontece com frequência é instalar um aplicativo, usar uma ou duas vezes e depois não usarmos mais. Um excesso de apps instalados consome não só espaço de armazenamento, como memória RAM do seu telefone, podendo deixá-lo mais lento e sujeito a travamentos. Então o melhor a fazer é revisar os apps instalados e desinstalar aqueles que já não utiliza. O mesmo acontece com arquivos antigos, dê uma revisada pelos seus arquivos, fotos, vídeos, mensagens, músicas, etc, e elimine todos aqueles que já não precisa para não estarem ocupando espaço no celular. Se quiser desinstalar apps nativos do Android, entre neste outro artigo e siga o passo a passo.

Reiniciar o celular

Uma das recomendações dos especialistas é reiniciar o smartphone pelo menos uma vez por dia. Isto porque, mesmo que você feche os apps utilizados, vestígios de arquivos temporários podem ficar na memória RAM. Para isso não acontecer, a solução é reiniciar o aparelho, desligando, esperando uns segundos e voltando a ligar.

Eliminar o cache

Alguns aplicativos guardam na memória de armazenamento do celular arquivos temporários que servem para manter informações de funcionamento e histórico de utilização. Para deixar o celular mais rápido e evitar travamentos, deve eliminar estes arquivos de vez em quando. Para eliminar o cache do Android, consulte o nosso artigo e siga o passo a passo. Para limpar o cache no iOS, você deve ir à sua lista de aplicativos, tocar num app e limpar o cache individualmente, clicando na respetiva opção.

Elimine widgets desnecessários

Os widgets são aqueles ícones pequenos que ficam na tela principal do seu smartphone e que podem apresentar as horas, a data, a previsão do tempo, entre outras funções. O que pode acontecer é que ao instalar um aplicativo, ele instale também novos widgets. Por isso, para melhorar a performance do seu aparelho e evitar futuros travamentos, revise que widgets tem instalados e elimine os que não utiliza. Para isso, basta tocar e segurar o widget por um momento e depois arrastar para o ícone da lixeira.

Substitua papéis de parede animados

Se você utilizada papéis de parede animados, saiba que estes ocupam mais memória e consomem mais bateria. Por isso, o melhor é substituí-los por um papel de parede simples.

Atualizar o sistema operacional

Sempre que existir uma nova atualização do seu sistema operacional deve fazer a atualização, pois um sistema operacional desatualizado pode causar lentidão e travamentos. Para saber se tem atualizações de sistema por fazer, basta ir às configurações, entrar na opção "Sobre o telefone" e depois clicar em "Atualizar sistema". Sempre que tiver uma atualização pendente, receberá uma notificação a informá-lo.

O que fazer quando o celular trava - Como evitar que o celular trave

Se pretende ler mais artigos parecidos a O que fazer quando o celular trava, recomendamos que entre na nossa categoria de Eletrônica.

Escrever comentário
O que lhe pareceu o artigo?
1 comentário
A sua avaliação:
Edson de Moraes
Comprei um celular da Motorola no exterior. pouco tempo depois ele travo, Fico travado mo logo da Motorola, já levei em vários especialista mas sem resultado. Não tenho a nota fiscal de entrada no pais,
Estou pensando em enviar a loja de onde comprei mas como muita gente já mexeu, não me parece que vão querer troca ou arrumar. Tem alguma sugestão.
1 de 3
O que fazer quando o celular trava