Outros Celulares

Celular sem som, o que fazer?

Celular sem som, o que fazer?

Ainda que a ideia original dos celulares seja a de fazer ligações, os smartphones atuais têm diversas outras funções que dependem da reprodução de sons para serem utilizadas. Seja para vermos vídeos ou ouvirmos músicas e áudios, a aparelhagem de som de um celular é bastante importante e sem a qual o uso do aparelho fica bastante limitado. O som do celular, assim como outras partes do aparelho, pode dar problemas e causar dúvidas em relação as suas origens, já que, como são diversos os motivos que podem causar tal falha, é comum que tenhamos um celular sem áudio e que não façamos a menor ideia do que está causando a complicação.

Se seu celular não sai som de mídia e você quer saber quais são as causas e soluções, veja nesse artigo do umCOMO: celular sem som, o que fazer?

Também lhe pode interessar: Meu celular parou de vibrar, o que fazer?

Índice

  1. Aumentar o volume
  2. Desbloquear a câmera
  3. Aumentar o volume do aplicativo
  4. Conferir o funcionamento do aplicativo
  5. Levar o aparelho a um técnico

Aumentar o volume

Um celular sem som pode ser causado pela simples configuração da altura do volume de reprodução de sons do seu aparelho. Ainda que você não tenha se lembrado de ter colocado o aparelho no mudo, é bom primeiramente conferir a possibilidade já que é comum que acabemos apertando o botão de volume localizado na lateral do aparelho e que acabemos deixando-o sem som sem querer.

Outra alteração nas configurações do som que pode causar o mesmo efeito é que o comum é que os celulares têm mais de um ajuste de volume, sendo ao menos para mídias e outro para notificações de ligações. O que acontece, é que por vezes vamos alterar o volume de um e acabamos também mexendo no outro, aí nos perguntamos o que pode ter acontecido se meu celular não sai som e nem pensamos nessa possibilidade já que fomos nas configurações com outras intenções.

Para conferir se o seu problema é apenas de volume, vá até as configurações de som e veja o nível em que o som está. Outra possibilidade é aumentar o som pelo botão de volume localizado em uma das laterais do aparelho.

Se seu problema for do tipo meu celular não sai som no fone de ouvido e você não tiver feito testes sem o acessório, confira se o problema não se encontra justamente no fone.

Desbloquear a câmera

Para facilitar nosso uso do aparelho, os celulares têm um mecanismo que por vezes faz com que achemos que o volume de mídia não funciona. O que ocorre é que quando estamos reproduzindo um áudio de forma que a câmera do aparelho não consegue captar luz, seja por termos colocado um dedo na frente ou então pela escuridão do local, o celular entende a informação como se você tivesse colocado o aparelho no ouvido para ouvir o que está sendo reproduzido como em uma ligação, assim, o som é passado para o auto-falante menor cuja função é justamente essa.

Se você estiver pensando "meu celular ficou mudo" de uma hora para outra e quer saber se é esse o caso, basta que coloque o aparelho efetivamente no ouvido e perceber se consegue ouvir o som, caso sim, bastará fechar e abrir novamente o aplicativo ou então apenas colocar sua câmera em local mais iluminado.

Aumentar o volume do aplicativo

Além do volume do próprio aparelho para a reprodução de sons, muitos aplicativos cuja função é a reprodução de músicas e vídeos têm seu próprio controle de volume. Se você estiver tentando reproduzir algo em um aplicativo do tipo que estiver no mudo, ainda que o aparelho esteja no máximo, você não conseguirá escutar o que deseja.

Para aumentar o volume do aplicativo, basta abri-lo e procurar pelas configurações de volume, que costumam ser bastante visíveis e facilmente encontráveis.

Se você costuma ouvir música no celular, sabe que a qualidade do som desse tipo de aparelho não é das melhores já que não foram feitos para isso. Agora que você conseguiu ativar o som do aplicativo, otimize o uso do aparelho vendo também como melhorar a qualidade do som do seu celular.

Conferir o funcionamento do aplicativo

Se você acabou de reparar que seu aparelho não está conseguindo reproduzir arquivos de áudio em um aplicativo específico, o que não havia até então sido um problema, é possível que o problema seja justamente o aplicativo. Para ser certeza de que se trata desse tipo de falha de funcionamento, tente reproduzir sons em outros aplicativos e veja como o aparelho reage.

Por vezes temos um problema em nossos aparelho eletrônicos e pensamos pensamos ser algo grave quando na verdade é algo bastante simples. Se você estiver desesperado pensando "o som de mídia do meu celular não funciona", já deve ter percebido que soluções bem simples podem fazer com que o aparelho volta a funcionar normalmente.

Outro problema bastante comum com celulares é a dificuldade para carregá-los, o que pode ter diversas causas. Se você estiver passando por isso, veja também o que fazer se meu celular não carrega.

Levar o aparelho a um técnico

Tentei toda as dicas acima e meu celular não sai som, o que fazer? Caso você tenha tentado de tudo e ainda estiver com um celular que não sai audio, provavelmente o problema exigirá ajuda profissional e está necessário levar o aparelho até um técnico que seja capaz de detectar e solucioná-lo. O mais comum é que, sendo um problema físico com o aparelho, a solução seja trocar o auto-falante do aparelho, para ter certeza de que se trata de um defeito do tipo, veja se o som do celular só funciona com fone de ouvido, o que confirmará a pressuposição. Outro problema possível é que a reprodução de sons esteja sendo causada por algum defeito no software, o que é mais comum de acontecer caso você tenha atualizado o sistema recentemente.

Caso não conheça um técnico em celulares, acesse o site da empresa fabricante do seu aparelho e procure pela lista de técnicos autorizados, garantindo assim que o serviço será feito por alguém que entende os funcionamentos do modelo em questão.

Se pretende ler mais artigos parecidos a Celular sem som, o que fazer?, recomendamos que entre na nossa categoria de Eletrônica.

Escrever comentário
O que lhe pareceu o artigo?
1 comentário
A sua avaliação:
Silvio Jose De araujo
Meu celular não transmite som das mensagens do whatssap
Julia Latorre (Editor/a de umCOMO)
Oi, Silvio. Neste caso, sugiro o post do umCOMO sobre WhatsApp sem som, espero que seja útil: https://tecnologia.umcomo.com.br/artigo/whatsapp-sem-som-como-resolver-29395.html
Celular sem som, o que fazer?