Stories criativos: melhores ideias de posts no Instagram e truques
Desde que o Instagram Stories foi lançado para concorrer com o Snapchat a ferramenta não para de crescer e fazer sucesso entre usuários e criadores de conteúdo digital. As publicações disponíveis por 24 horas instigam a criatividade e dão uma margem ampla de possibilidades de interação com os seguidores, seja através de vídeos, jogos, frases indiretas, dentre outros. É tudo uma questão de saber aproveitar bem os recursos e trabalhar o conteúdo. Para te inspirar, o umCOMO reuniu tudo o que você precisa saber sobre Stories criativos: melhores ideias de posts no Instagram e truques.
Como fazer stories criativos
1. Inspire-se com seus usuários favoritos
A primeira dica para fazer um storie legal é pensar justamente naqueles que você mesmo mais assiste. Reflita, por que é que você não pula o stories de alguns usuários específicos? Isso significa que este usuário produz conteúdo que te atrai. Tente pensar sobre o que mais chama atenção nos stories desse usuário e veja se isso é aplicável aos seus posts.
2. Stories criativos contam histórias
O termo do marketing para falar sobre a narrativa que cativa o público é chamado de 'storytelling'. Você não precisa ser nenhum profissional da web para conseguir isso ou ser um gênio da literatura, mas é uma questão de pensar se aquilo que você está publicando é realmente interessante para os seus seguidores em meio ao bombardeio de informações. Podemos dizer que uma história bem contada costuma ter os seguintes fatores:
- Visual legal: filtros e cores bonitas;
- Continuidade: stories que se completam;
- Interação: lembre-se que são pessoas que estão vendo, fale com elas;
- Emoção: humor, frases impactantes, momentos importantes são algumas das formas simples de inserir emoções em uma história.
3. Conheça seus seguidores
Nem sempre é simples entender o que os nossos seguidores gostariam de ver nos stories criativos. Não há maneiras mais simples de saber isso se não perguntando diretamente. Você pode fazer uma enquete do tipo: 'vocês gostariam de ver mais stories assim?' ou também pedir para que te mandem respostas por mensagem direta. A verdade é que a maneira com que você elabora essa pergunta pode fazer muita diferença, ela também precisa ser legal. Quer um conselho? Faça um teste com algumas das nossas sugestões de perguntas para enquetes no Instagram Stories.
4. Exclusividade
Um dos diferenciais do Instagram Stories é o imediatismo ainda maior do conteúdo, o que naturalmente já traz uma aura extra de exclusividade para aquele post e os stories criativos. Pense que os seus seguidores querem ver coisas além do que já está no seu feed do Instagram. Para isso, você pode tratar os stories como um espaço em que os seguidores terão acesso a um certo conteúdo exclusivo, ou então, os bastidores. É legal humanizar e mostrar que por trás das fotos lindas do seu Instagram tem uma pessoa normal ou então compartilhar segredos, histórias e truques que só os seus seguidores fiéis do stories verão.
5. Identidade visual: sites e apps para criar conteúdo no Instagram
Vale a pena apostar no visual dos seus posts e usar toda a criatividade. Além de usar os próprios filtros, emojis e cores que o Instagram Stories já oferece, é possível preparar o conteúdo em outro app e subi-lo no Stories depois.
Se engana quem pensa que é preciso ser um mestre do Photoshop para fazer conteúdo bonitinhos, existem alguns apps simples e intuitivos que podem te ajudar com stories criativos:
- Snapchat: se você adora os filtros do Snap, pode fazer o conteúdo lá, salvar a imagem e depois postar no Stories do Instagram;
- InShot: esse editor tem layouts específicos para editar as fotos e vídeos para o stories e permite criar um stories no Instagram com música;
- Boomerang: apesar do Instagram Stories ter a opção de fazer Boomerang, você pode baixá-lo separadamente para não precisar abir o stories sempre que quiser gravar um boomerang;
- Adobe Spark: esta é uma ferramenta que permite criar conteúdo para o stories do próprio computador e é perfeita para quem já está acostumado com os programas da linha adobe;
- Drool: esse app talvez seja uma das opções mais simples para quem deseja mudar a fonte no Instagram Stories e colocar figurinhas e emojis diferentes nos seus stories criativos;
- Stories Ads: até a conclusão deste artigo, o tempo máximo para um vídeo do Instagram Stories é de 15 segundos. O site é um editor online de vídeo exclusivos para Instagram com layouts pré-definidos e a resolução ideal para um bom vídeo no stories.
Leia também: Como apagar sugestões do Instagram
Ideias para stories criativos no Instagram
O conteúdo criativo para Instagram Stories vai muito além das fotos e vídeos. Se ligue nessas ideias:
Jogos para Instagram
Assim como já existem os jogos para WhatsApp, as brincadeiras para Instagram são uma tendência que só depende da criatividade do usuário. Com os recursos possíveis os usuários podem postar charadas e pedir para que os usuários adivinhem, por exemplo.
Para brincadeiras com perguntas no stories criativos, você pode usar as perguntas do artigo 'O que você prefere?, que sempre rende ótimas polêmicas e risadas.
Mas se você prefere stories criativos com jogos para Instagram com mais ação, não há melhor inspiração se não seguir o perfil do @pablo.rocha[1], que ficou famoso ao criar brincadeiras para o Instagram produzindo pequenos vídeos em que os jogadores brincam usando apenas o recurso de pausar o vídeo (colocar o dedo sobre a tela).
Sugestão: 4 maneiras de saber se você foi bloqueado no Instagram e no Stories
Frases para Stories criativos
As frases de efeito não estão limitadas apenas às legendas para o feed no Instagram. Elas também são muito bem vindas nos stories e causam um impacto positivo. Nem sempre é fácil lembrar das nossas frases preferidas, se isso acontecer, você pode sempre dar um Google e encontrar artigos como o das melhores legendas para fotos em inglês, por exemplo.
Indiretas para Instagram Stories criativos
Os adeptos das indiretas encontram no stories um espaço ainda mais interessante para esse tipo de mensagem já que é possível saber quem viu o seu stories e ter certeza que a 'vítima' da sua mensagem pelo menos viu o conteúdo. Se você faz essa linha, não pode deixar de se inspirar com o artigo das melhores indiretas do mundo.
Colocar link no Instagram Stories
Se você usa o Instagram para promover algum site ou empresa, a função de colocar link no Instagram Stories pode ser bem útil. Até a conclusão deste artigo, a função de colocar link no stories está disponível apenas para perfis que tenham mais de 10 mil seguidores. Se este não é o seu caso, você pode dar uma lida nas nossas dicas de como conseguir seguidores no Instagram.
Destaque as suas histórias
Para aquelas histórias especiais que você não quer que desapareçam nunca do seu perfil, é possível destacar os stories criativos do Instagram ou arquivá-las para que você acesse-às depois. Para isso, basta clicar em uma dessas opções que aparecem na própria tela assim que você publica no Instagram.
Dica: acesse também esse artigo e descubra nomes para Instagram criativos: saiba como criar.
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- http://pablorochat.com/
- http://mashable.com/2017/07/13/instagram-stories-games/