Instagram

Como apagar sugestões do Instagram

Yasmin Fonseca
Por Yasmin Fonseca. Atualizado: 16 dezembro 2020
Como apagar sugestões do Instagram

O Instagram é uma rede social já conhecida e muito usada há anos e, com o passar do tempo, foi desenvolvendo novas ferramentas para facilitar o uso e deixar a rede mais interativa. Ainda que as intenções dos desenvolvedores da rede sejam de facilitar a vida do usuário, às vezes não gostamos de algumas sugestões feitas e preferimos deixar os aplicativos como estavam antes da atualização. Um desses casos é o de sugestões do Instagram, muitos usuários não gostam de vê-las e a funcionalidade passa a ser algo que não agrada e, em vez de facilitar, dificulta a vida do usuário da rede. Se você faz uso dessa rede social e é um dos usuários que quer saber como apagar sugestões do Instagram, continue lendo este artigo do umCOMO.

Também lhe pode interessar: Como apagar conversas no Instagram Direct

Índice

  1. Sugestões de pesquisa no Instagram: como funcionam?
  2. É possível apagar as sugestões do Instagram?
  3. Como apagar histórico de curtidas no Instagram
  4. Como apagar sugestões do Instagram: busca
  5. Como apagar marcação em fotos

Sugestões de pesquisa no Instagram: como funcionam?

Por vezes acontece de o Instagram fazer sugestões bastante certeiras de quem seguir e com quem falar e nos perguntamos como funcionam as sugestões do Instagram. Afinal, costumam ser sugestões bastante certeiras ou ao menos fazerem algum sentido em estarem lá.

As redes sociais têm algoritmos, isso significa que juntam informações como sua localização, interações, como as curtidas e os comentários, as pessoas que você segue e as hashtags utilizadas, visando assim fazer sugestões que possam te agradar e não apenas sugerir o que mais tem feito sucesso. O algoritmo tem a intenção de tornar sua rede social mais personalizada e otimizar o uso da ferramenta, pensando nos diferentes usuários.

O que significa sugestões no direct do Instagram?

Usando o algoritmo, o Instagram colhe informações acerca dos perfis com quem você interagiu abertamente, mas nunca de forma privada pelas directs messages, conhecidas como DMs. O aplicativo entende que, afinal, se você interagiu bastante com alguém, significa que tem interesse em manter contato com a pessoa e por isso vai sugeri-la como contato no direct.

Agora, se, por outro lado, você andou interagindo com alguém que prefere esquecer que interagiu os simplesmente quer apagar conversas por qualquer outro motivo, não deixe de ler nosso artigo sobrecomo apagar conversas no direct do Instagram.

É possível apagar as sugestões do Instagram?

Sim, todas as sugestões do Instagram podem ser apagadas. Entretanto, para cada tipo de sugestão o processo é diferente, veja abaixo o que você deve fazer em cada caso.

Como apagar histórico de pesquisa no Instagram

Para facilitar o uso da rede social, o Instagram mantém o histórico de pesquisa, já que há grande probabilidade de pesquisarmos a mesma coisa mais de uma vez. Apesar da facilidade proporcionada, o histórico de pesquisa pode colocar a gente em situações um tanto desconfortáveis, como alguém ver o que você andou pesquisando e isso ser uma coisa que você não quer que ninguém saiba, por exemplo. Mas não há razões para se preocupar, pois há como apagá-lo. Veja o passo a passo de como apagar histórico de pesquisa no Instagram:

  1. Abra o aplicativo do Instagram e entre no seu perfil;
  2. Vá no ícone das três linhas horizontais no canto superior direito da tela e, em seguida, clique na engrenagem, ícone que representa as configurações do aplicativo;
  3. Clique na opção segurança e, logo, em limpar histórico de pesquisa (iPhone) ou histórico de pesquisa (Android);
  4. Clique em limpar tudo e limpar tudo novamente para confirmar.

Na imagem abaixo, disponibilizada pelo próprio Instagram[1], você pode verificar com realizar este simples passo a passo para apagar seu histórico de busca.

Assim que você fizer novas pesquisas, as mesmas aparecerão no histórico. Entretanto, basta retornar às configurações do perfil para apagá-las novamente.

Se você acha que as sugestões que a Netflix vem te dando também não estão te agradando, saiba Como apagar o histórico do Netflix

Como apagar sugestões do Instagram - É possível apagar as sugestões do Instagram?

Como apagar histórico de curtidas no Instagram

Muita gente não sabe, mas o Instagram também tem um histórico de fotos que você curtiu no aplicativo. Essa ferramenta é importante, porque, às vezes, você curte uma foto, mas não salva (clicando na bandeirinha), e depois você quer encontrá-la por algum motivo, seja um produto que você gostaria de comprar ou uma referência de décor, e é difícil, ou até impossível, correr o feed até encontrar.

Por outro lado, pode ser que você tenha curtido uma foto e tenha se arrependido e por isso queira apagar essa foto seu histórico de curtidas do Instagram e deixar de curtir a postagem.

Se esse for o seu caso, siga os seguintes passos para acessar o histórico de curtidas do Instagram e poder manejá-lo como preferir:

  1. Abra o aplicativo do Instagram e entre no seu perfil;
  2. Vá no ícone das três linhas horizontais no canto superior direito da tela e, em seguida, clique na engrenagem, ícone que representa as configurações do aplicativo;
  3. Clique na opção conta e, logo, em publicações que você curtiu;
  4. Ao clicar, aparecerá o histórico de publicações curtidas por você, tocando em alguma delas e segurando aparecerão três opções: descurtir, ver perfil e enviar como mensagem;
  5. Se quiser apagar certas curtidas, basta clicar na opção descurtir.

Para apagar notificações do Instagram de curtidas de outros usuários em suas fotos, basta abrir o aplicativo, ir na aba de notificações e deslizar a notificação desejada para a esquerda, você verá então o desenho de uma lata de lixo, basta clicar.

Se você quer saber se alguém não faz mais parte da sua lista de seguidores acesse o nosso artigo Como saber quem deixou de seguir no Instagram.

Como apagar sugestões do Instagram: busca

Ainda que o algoritmo do Instagram seja desenvolvido para melhorar sempre, por vezes acaba falhando em agradar a todos os usuários e as recomendações podem não agradar. Quer saber como apagar sugestões do Instagram na ferramenta de busca? É simples! Siga os seguintes passos:

  1. Abrir o aplicativo do Instagram e clique na lupa localizada na parte inferior da tela;
  2. Clicar no campo de pesquisa e visualizar as sugestões;
  3. Clicar no "x" do lado direito de cada perfil que deseja remover das recomendações.

Na imagem abaixo você pode visualizar como fazer isso.

Se você deseja limitar a quantidade de pessoas que pode acessar o seu perfil, veja como deixar sua conta do Instagram privada para que apenas seus seguidores possam visualizar seus posts.

Como apagar sugestões do Instagram - Como apagar sugestões do Instagram: busca

Como apagar marcação em fotos

Além de saber como apagar as sugestões do Instagram, pode ser que você queira descobrir como apagar marcações em fotos. Pode ser que existam aquelas fotos em que te marcaram e que você não quer que ninguém veja no seu perfil.

Para apagá-las, basta abrir as fotos e clicar na tag com o seu usuário, assim que fizer isso você terá a opção de remover a marcação ou de apenas remover do seu perfil, caso tenha receio de magoar ou chatear a pessoa que te marcou.

Outra opção é ir nas configurações do perfil e selecionar a opção "Fotos com você", em seguida clique em "Adicionar manualmente" e assim que te marcarem em uma foto você precisará aprová-la antes que apareça em seu perfil. Siga os seguintes passos:

  1. Abra o aplicativo do Instagram e entre no seu perfil;
  2. Vá no ícone das três linhas horizontais no canto superior direito da tela e, em seguida, clique na engrenagem, ícone que representa as configurações do aplicativo;
  3. Clique na opção privacidade e, logo, em tags;
  4. Aparecerá a seção Publicações marcadas com a opção que diz aprovar menções manualmente.
  5. Selecione a opção ativado e pronto!

Dessa forma, não terá que se preocupar a próxima vez que te marcarem em uma foto que não te agrada, porque você terá que aprovar antes que a foto apareça no seu perfil.

Quer saber quem anda te observando na rede? Leia nosso artigo: Como descobrir quem visitou meu Instagram?

Se pretende ler mais artigos parecidos a Como apagar sugestões do Instagram, recomendamos que entre na nossa categoria de Internet.

Referências
  1. Instagram. Como faço para limpar meu histórico de pesquisa no Instagram. Disponível em: <https://help.instagram.com/354860134605952> Acesso em: 16 de dezembro de 2020.

Escrever comentário

O que lhe pareceu o artigo?
2 comentários
A sua avaliação:
Dayane
Pesquisei uma pessoa no meu Instagram, a gente não se segue.
O problema é que desde estão a pessoa fica aparecendo como SUGESTÃO no meu Direct, sendo que nunca nem nos falamos. Excluir da busca e ainda sim a sugestão não saiu do Direct, socorro.
João
Vc conseguiu?
joão
Eu a mesma coisa, se conseguir compartilhe com nós ....
A sua avaliação:
Manuel Matos
Como tirar sugestões do direct do instagram
1 de 3
Como apagar sugestões do Instagram