Instagram

O que postar no Instagram

Marina Corrêa
Por Marina Corrêa, Editora. Atualizado: 20 outubro 2020
O que postar no Instagram

O Instagram já mostrou para gente que é uma rede social que veio para ficar. Com cada vez mais funcionalidades e maneiras de entreter o usuário, é difícil ter alguém que não dê pelo menos uma olhadinha na rede por dia, mesmo que essa olhadinha dure uma hora! Como existem muitas contas legais e com conteúdo interessante por lá, a competição é grande e para chamar a atenção do público é preciso criatividade para fazer posts que se destaquem e sejam realmente relevantes. Se você está sem ideias e se pergunta: o que postar no Instagram? Aqui no umCOMO te damos 27 ideias e dicas que merecem várias curtidas!

Também lhe pode interessar: Como publicar foto inteira no Instagram

Índice

  1. O que postar no Instagram pessoal
  2. Dicas para criar posts Instagram
  3. Criar posts Instagram para o trabalho

O que postar no Instagram pessoal

Quando o Instagram começou, a maioria das contas eram contas pessoais, serviam para a gente acompanhar a vida dos nossos amigos como um grande álbum de fotos virtual. Com o crescimento da rede social, surgiram muitas contas temáticas, de dicas, frases, artes, entretenimento e notícias, que ganharam a atenção do público. E isso, às vezes, pode ter feito com que as pessoas tenham tirado um pouco o foco das contas pessoais dos amigos. Se você sente que o seu Instagram está perdendo visibilidade pode ser que as fotos estejam ficando esquecidas frente à tanto conteúdo bacana! Mas, não se preocupe, vamos te dar ideias sobre o que postar no Instagram pessoal para que sua conta não seja só mais uma na multidão.

Posts engraçados e curiosos que viralizam

Volta e meia a internet começa a falar em algum tema engraçado. Para entrar no clima, você pode fazer alguma referência no seu perfil. Além de gerar curtidas, vai te caracterizar como uma pessoa bem-humorada! Nesta categoria entram memes, piadas e histórias engraçadas e curiosas. Quem não lembra do vestido preto e azul x branco e dourado. Eu, particularmente, confesso que até hoje estou intrigada.

Assuntos e notícias relevantes

É legal, e importante, estarmos antenados, para além dos memes, em assuntos comentados no nosso país e no resto do mundo. O Instagram, assim como as outras redes sociais, também é um espaço de debate e por estarmos tratando do seu perfil pessoal nada melhor que utilizá-lo também para expressar sua opinião sobre temas relevantes e gerar conversa. Faça isso sempre com muita responsabilidade sobre o que estiver falando, cheque invariavelmente as fontes das notícias que você compartilhar e emita sua opinião sempre com respeito aos demais.

Livro que está lendo

Em tempos de internet é cada vez menos comum pararmos para ler livros, mas isso não quer dizer que as pessoas não façam! Inclusive, tenho visto e pegado dicas de muitas leituras legais no Instagram. As pessoas gostam de saber e se inspirar no que as outras estão lendo. Então, se estiver lendo algum livro legal, não deixe de fazer uma foto bem bacana e dar a dica no seu perfil. Quem sabe você não encontra mais aficionados por leitura e daí não sai até um clube do livro?

O que postar no Instagram - O que postar no Instagram pessoal

Viagens

O momento agora não é de viajar, nós sabemos! Mas sempre tem aquela viagem super legal que você fez, que renderam fotos lindas, mas que não deu tempo de postar todas. A hora chegou! Faça uma seleção das fotos mais legais de viagem e poste no seu perfil! Você deve encontrar tanta coisa que corre o risco até de fazer um overposting!

#TBT

E por falar em viagens que você fez no passado, vamos falar em #tbt. E não é de "tô tomando todas e lembrando de você", mas sim, da famosa hashtag Throwback Thursday, a quinta-feira do retorno, o dia oficial da nostalgia na internet. Aqui, vale tudo que for flashback, as suas lembranças. Vale foto de momentos passados especiais, foto com um ente querido que você sente falta, foto com uma amiga que mora longe e você não vê há muito tempo, só não vale foto do ex!

Fotos com pets e animais

Quem trabalha com internet, com certeza já ouviu alguma vez "qualquer coisa coloca um cachorrinho que dá engajamento". Brincadeiras à parte, apesar de a gente não poder usar imagens de cachorrinhos fofos em todas as campanhas, uma coisa é verdade: pets chamam a atenção. Quem não ama ver a foto de um bichinho bom sujeito não é! Então capricha na foto com o seu animalzinho preferido e poste!

O que postar no Instagram -

Selfies

Desde a longínqua época do orkut e blogspot (quem lembra?), as selfies já eram bem famosas. Talvez não com esse nome. Mas eram! Selfie nada mais é que uma foto de si mesmo em primeiro plano. Para muitos, pode parecer uma egotrip, uma viagem de ego e autoestima, mas, de vez em quando, é legal dar as caras, literalmente! Afinal, estamos falando do seu perfil pessoal. Então, capricha no sorriso e diga xis!

Paisagens bonitas

Nem só de selfie se faz um perfil pessoal! É legal intercalar com fotos de paisagens legais. Pode ser de alguma viagem que você tenha feito, de um lugar da sua cidade, de um parque, de prédios bonitos, paisagens de concreto. Aqui vale qualquer coisa para variar dos posts só com foto de pessoas aparecendo! É bom para dar um respiro no perfil na hora que a gente se pergunta o que postar no Instagram pessoal.

Correntes e modinhas

Eu não estou acreditando que depois de maldizer tanto as correntes de e-mail e WhtasApp estou dando esta sugestão #nuncacritiquei. Convenhamos, o Instagram é também um passatempo e muitos posts que podemos até pensar que são bobos se tornam virais. Quem não lembra do #DollyPartonsChallenge, o desafio da Dolly Parton para postar uma montagem com quatro selfies para seu "eu" em cada rede social: Facebook x Instagram x Tinder x LinkedIn. Confessa, foi divertido ver as quatro facetas dos seus amigos. Afinal, você também tem as suas e está tudo bem.

O que postar no Instagram -
Imagem: Reprodução/Instagram Dolly Parton

Interesses pessoais

Cada pessoa é um mundo e dentro dela há várias particularidades e interesses. Por mais que saibamos como são os amigos que seguimos nas redes sociais é sempre interessante ver quais são seus interesses pessoais, porque isso, naturalmente, vai deixar nosso feed variado. Uma curte moda, outro academia, outra cozinhar, outro bordado e por aí vai... Então, deixe as pessoas conhecerem seus gostos e motivações. Isso pode até trazer novos seguidores que curtam as mesmas coisas que você.

Perguntas

Outra maneira de gerar conversa no seu Instagram, é fazendo perguntas para os seus amigos e seguidores. Pense em perguntas criativas e temas sobre os quais você gostaria de falar e poste. Está sem ideias sobre que perguntas fazer? Aqui no umCOMO te damos 120 ideias de perguntas criativas e engraçadas para você se inspirar!

Frases inspiradoras

Todo mundo gosta de uma dose de inspiração, seja para começar o dia, ao longo dele para dar um gás ou antes de dormir. Por isso, postar frases inspiradoras com uma arte bacana pode ser uma boa ideia sobre o que postar no Instagram. E, lembre sempre, se a arte não for sua dê os créditos com um #repost na legenda.

O que postar no Instagram -

O que está ouvindo

Eu lembro que quando a gente habitava o mundo do MSN ficamos muito animados com a atualização que sincronizava o que a gente estava ouvindo no media player do computador com o programa e mostrava do lado do nosso nickname a música que a gente estava escutando. Essa era uma ótima maneira de saber o gosto musical dos nossos amigos e atualizar a playlist do nosso mp3 (por falar em TBT, hein?). O que eu quero dizer com isso é: as pessoas se interessam pelo o que a gente está ouvindo, então não deixe de divulgar suas músicas no seu insta. Serve para as pessoas conhecerem seu gosto musical e pegarem ideias novas para a playlist delas.

Algo relativo a sua profissão ou área de estudo

Ainda vamos falar de posts específicos para Instagram profissional, mas, mesmo na sua conta pessoal é possível mostrar alguns detalhes da sua profissão ou área de estudos. Para que os seus amigos conheçam um pouco do que você faz, saiba como é o seu dia a dia profissional e, até, quem sabe, fazer networking com pessoas que você tem na rede social, mas não sabe que são da mesma área que você. É legal para trocar dicas sobre o seu meio de trabalho e inspirar pessoas que fazem ou querem fazer o mesmo que você profissionalmente. E, se você tiver um Instagram profissional, também pode aproveitar para fazer um gancho para divulgar essa conta.

Décor de casa

Em tempos de quarentena, muita gente deu um tapa na decoração de casa. E, para isso, não precisa ter feito grandes obras ou contratado um designer de interiores renomado. Botar um quadrinho novo, encher um vasinho com flores ou pintar uma parede já é uma renovação. Se você faz parte dos que transformaram o lar doce lar nos últimos meses, vale fazer um registro e compartilhar com seus amigos.

O que postar no Instagram -

Dicas para criar posts Instagram

Todas as dicas sobre o que postar no Instagram são importantes no que diz respeito a variar o conteúdo e escolher posts que engajam. Mas, nada disso valerá muito para atingir seus objetivos de conteúdo legal para postar no Instagram se não seguir algumas dicas gerais em relação à qualidade do conteúdo para esta rede social.

Qualidade da imagem

Acho que essa é a principal dica quando o assunto é criar posts Instagram. Você pode ter a ideia mais criativa do mundo, se a qualidade da sua imagem estiver ruim, ela não vai gerar interesse. Por isso, preste atenção na luz, na qualidade da foto, no enquadramento e até no plano, o quão próximo o que você quer destacar está da câmera. Se a qualidade da sua imagem for ruim, além de diminuir o interesse do público, o próprio algoritmo do Instagram pode entender que o post não é relevante.

Variação do conteúdo

Todos os dias existem contas novas, interessantes e criativas surgindo no Instagram, então o fator variedade é um ponto-chave para manter o público atento. Como você viu, existem várias ideias sobre o que postar no Instagram. Então, siga a lista, e inclua suas próprias ideias, para alternar seus posts e ter uma conta que vá gerar curiosidade e interesse. Um dia poste uma selfie, no outro algo de uma viagem, no outro faça uma pergunta para gerar conversa e assim por diante. Dessa forma, as pessoas vão querer te acompanhar porque nunca saberão o que vem em seguida. Não seja previsível. E varie também o seu conteúdo entre posts no feed, stories, IGTV e Reels.

Frequência de postagem

Um fator importante é criar posts Instagram com frequência. Se você não tem uma conta profissional, não precisa ter uma frequência tão certinha e planejada com calendários e afins. Mas, sim, que é preciso ter alguma constância nas postagens. Se você segue uma boa frequência, aumenta as chances dos seus posts serem entregues para mais gente. Então, não faz o gasparzinho e desaparece! A não ser que você esteja precisando de um tempo da rede social, claro. Mas se você está aqui neste post é porque quer estar ativo no insta! Atenção: também não precisa bombardear os seguidores com postagens, porque você também não quer cansar as pessoas. Equilíbrio é tudo!

Enquadramento

Apontou a câmera para aquela imagem linda, mas cortou um pedaço da paisagem? Cortou a cabeça da pessoa? Deixou de fora um detalhe especial? Mais atenção ao enquadramento! Para fazer bons posts Instagram é legal não deixar nenhum detalhe importante do registro de fora. Inclusive, se você já tem uma foto boa no rolo de câmera, mas quando passa pro insta ela fica cortada, te ensinamos a como postar a sua foto sem precisar cortar.

Evitar edições exageradas

Editar fotos para que elas fiquem com mais qualidade, cores mais vivas e bonitas não tem problema nenhum. A questão é quando a edição é exagerada e em vez de deixar a foto mais agradável aos olhos, chama a atenção por parecer fake. Então, prefira sempre fotos mais naturais e não pese a mão em filtros e uso de programas que alterem muito a realidade.

Uso de hashtags

Se o seu objetivo é alcançar mais gente com seus posts Instagram, não deixe de usar hashtags que façam sentido! Elas vão ajudar para que as pessoas que busquem pelos temas específicos da sua postagem encontrem suas fotos e vídeos. Pense direitinho o que a sua imagem quer transmitir e faço uso inteligente das hashtags.

O que postar no Instagram - Dicas para criar posts Instagram

Criar posts Instagram para o trabalho

Há muito tempo o Instagram deixou de ser um app de uso somente pessoal. Inclusive, existe a opção de alterar de uma conta normal para uma conta comercial. Se o seu intuito é utilizar o aplicativo como ferramenta de trabalho também existem dicas para criar bom conteúdo para dar mais relevância ao seu perfil. Afinal, como criar posts Instagram para o trabalho?

Dicas sobre a sua área

O marketing de conteúdo, isto é, a criação de conteúdo relevante para o seu público, é uma ótima maneira de conseguir seguidores de forma orgânica, ou seja, sem pagar pelos posts patrocinados. Por isso, se você quer bombar o seu Instagram profissional, não deixe de postar conteúdo relevante sobre a sua área com dicas, curiosidades e que ajudem as pessoas a resolverem questões. Isso não só vai te ajudar a ter curtidas, como também manter um público fiel e consistente.

#TBT profissional

Você deve estar se perguntando, está me dando a mesma dica de novo só para aumentar a lista? Não. Uma coisa é uma coisa e outra coisa é outra coisa. O #TBT no primeiro caso tem a ver com momentos íntimos e relevantes para sua conta pessoal. Aqui a ideia é postar uma foto de época da faculdade, quando você estava se formando no ofício que exerce hoje, ou para relembrar um trabalho muito legal que você fez há um bom tempo, mas que tenha se destacado. Também vale foto com alguém que tenha sido importante para a sua trajetória profissional e o que mais você consiga puxar da memória e valha relembrar no seu perfil profissional.

O que postar no Instagram - Criar posts Instagram para o trabalho

Registros do backstage

Seja qual for a sua profissão, existe o backstage dela, isto é, o que você faz por trás das câmeras. As pessoas costumam se interessar por esse tipo de detalhe. Se você é decoradora de festa, pode mostrar fotos criando um projeto de uma festa ou da montagem no dia do evento. Se você é chef de cozinha e vai abrir um restaurante, pode postar fotos das obras do novo espaço em execução. O backstage pode ter diretamente a ver com o dia a dia do seu trabalho, como no exemplo da decoradora, mas também pode não estar inteiramente interligado, como no caso do chef, e mesmo assim despertar o interesse do público.

Resultados de um trabalho

Se você está divulgando seu trabalho no Instagram, provavelmente seu intuito é aumentar sua clientela e, para isso, nada melhor que mostrar os resultados do que você faz. Se você é um arquiteto, por exemplo, pode mostrar o antes de um projeto e depois uma foto dele finalizado ou se você é jornalista pode postar a foto de um artigo publicado em uma revista relevante para sua área. A qualidade do que você entrega pode trazer novos clientes para você. Então, saiba usar o seu Instagram profissional como uma vitrine do seu trabalho.

O que postar no Instagram -

Depoimentos de clientes reais

Dizem que o boca a boca é a melhor propaganda que existe e eu assino embaixo. Uma sugestão de posts Instagram para o trabalho é depoimento de clientes. Mas, atenção, clientes reais! Não invente nome de pessoas e discursos. Muitas vezes quando realizamos um trabalho bem feito recebemos elogios espontâneos das pessoas para quem realizamos aquele serviço. Peça permissão para postar, faça um print, se esse elogio veio por e-mail ou WhatsApp ou crie uma arte bonita e reproduza a imagem na sua rede.

Notícias relacionadas a sua profissão e área de trabalho

Normalmente, quando temos uma conta profissional, não somos seguidos somente por clientes e clientes em potencial. Mas, também, por interessados da área, colegas de profissão e futuros profissionais. Então, postar notícias da sua área de trabalho, além de te ajudar a se manter informado sobre assuntos relevantes da sua profissão, ajuda também a inteirar os seus seguidores.

E se você quer aprender mais sobre como usar o Instagram como ferramenta de trabalho, não deixe de conferir nosso post sobre como vender pela rede social.

Se você gostou das dicas deste artigo, não deixe de compartilhar o post no Facebook para os seus amigos descobrirem também como fazer para bombar no Instagram.

O que postar no Instagram -

Se pretende ler mais artigos parecidos a O que postar no Instagram, recomendamos que entre na nossa categoria de Internet.

Escrever comentário
O que lhe pareceu o artigo?
1 comentário
A sua avaliação:
lucinei gabriel
Estou gostando cada vez mais !
Imagem: Reprodução/Instagram Dolly Parton
1 de 10
O que postar no Instagram