TV por Internet

IPTV é legal? Tudo o que você precisa saber

IPTV é legal? Tudo o que você precisa saber

Com o crescimento do acesso à Internet em todo o mundo, a TV passou a ficar um tanto ultrapassada, isso acontece porque em um computador com acesso à Internet é possível fazer tudo que também se faz pela TV mas sem limitações. A qualquer hora do dia é possível assistir filmes, checar a previsão do tempo, ver notícias e ouvir músicas, tudo isso de um jeito muito mais interativo e personalizado. Por causa da queda da popularidade do aparelho televisivo foram criados outros meios de assistir à canais de TV por meio não apenas da TV mas também computador e de outros aparelhos eletrônicos, um desses meios é o IPTV. Se você quer saber se IPTV é legal no Brasil e como ter acesso ao serviço, esse artigo do umCOMO te dá todas as respostas!

Também lhe pode interessar: Como saber se a minha TV é Smart TV

Índice

  1. O que é IPTV?
  2. Receptores de IPTV
  3. IPTV oficial é bom?

O que é IPTV?

IPTV é sigla para Internet Protocol Television, isso significa que com o IPTV os sinais de TV são transmitidos e recebidos por meio da Internet e não pelo receptor de sinais de uma televisão. Devido ao crescimento deste serviço, muitas pessoas se estão perguntando se IPTV é seguro e se IPTV é legal no Brasil.

IPTV é pirataria?

A IPTV não é necessariamente pirataria, mas pode ser. Existem emissoras que disponibilizam conteúdo para que seja transmitidos pela IPTV, tornando o conteúdo legalizado, o problema é que existem também empresas que transmitem conteúdos sem o consentimento da emissora e muitas vezes até cobram mensalidades e dizendo estar dentro da lei. O que essas empresas fazem é realizar uma assinatura de TV e transmitir para diversas pessoas, tornando a transmissão ilegal, já que para transmitir conteúdo de emissoras é necessário um acordo entre ambas partes, como muitas outras empresas sérias de IPTV fazem.

Situação similar também acontece em sites de vídeos como o YouTube, já que por vezes os usuários fazem upload de vídeos, seja um programa de TV ou um filme, sem ter direitos autorais para isso, nesses casos o YouTube costuma tirar os vídeos do ar assim que constata a ilegalidade do vídeo.

Pode-se dizer que a IPTV é consequência esperada da evolução da tecnologia, já que cada vez mais dependemos da Internet e vemos aparelhos mais antigos sendo ultrapassados. O mesmo processo também acontece com as ligações telefônicas que estão sendo gradualmente substituídas pelas realizadas por meio da Internet com aplicativos como o Whatsapp e o Messenger do Facebook.

Receptores de IPTV

Para conseguir transmitir os conteúdos televisivos em sua televisão é necessário ter um aparelho receptor de sinais da Internet e acoplá-lo a sua TV com um cabo que já vem na caixa com o receptor. O aparelho necessário se chama set top box e tem função de receber e converter a informação recebida em imagem para que possa ser assistida, além de centralizar o recebimento de dados de sua Internet para a IPTV, aumentando a qualidade do serviço.

Os melhores aparelhos IPTV, ou seja, set top box que podem ser adquiridos são os oferecidos pelas empresas que fornecem o sinal IPTV, mas esses aparelhos também podem ser facilmente encontrados em lojas de aparelhos eletrônicos, apenas evite comprar aparelhos sem garantia ou com o preço muito abaixo da média pois eles provavelmente vão te dar dor de cabeça no futuro.

Já que a IPTV "suga" a potência de sua Internet, para garantir uma boa qualidade de imagem é necessário que se tenha uma Internet de ao menos 4mbps, caso contrário, tanto o recebimento de imagens e sons de qualidade quanto o uso da sua Internet de forma geral serão altamente prejudicados.

Como funciona IPTV na Smart TV?

As Smart TVs já vêm com acesso à Internet, o que proporciona ao usuário grandes vantagens como a falta de necessidade de um set top box, outra vantagem é que nelas é possível acessar outros meios de transmissão de conteúdo como o Netflix, veja como saber se sua TV é uma Smart TV e também como funciona o primeiro mês grátis do Netflix para fazer o melhor uso possível do seu aparelho. Para acessar IPTV em uma Smart TV é apenas necessário instalar um aplicativo chamado KODI, que transmite conteúdos gratuitamente e está dentro da legalidade, esse aplicativo também pode ser instalado em computadores e celulares.

IPTV é legal? Tudo o que você precisa saber - Receptores de IPTV

IPTV oficial é bom?

O serviço IPTV oferece várias vantagens:

  • Não há necessidade de instalação de cabos como há na TV por assinatura, isso evita a contratação de um eletricista e também furos nas paredes.
  • É possível acessar qualquer canal de TV em qualquer lugar do mundo não importa onde você esteja, isso aumenta o acesso de conteúdos já que não há mais a limitação física imposta por sinais recebidos por aparelhos televisivos.
  • Os pacotes de IPTV são muito mais flexíveis do que os de TV por assinatura pois é possível selecionar os canais desejados, ou seja, você monta o seu próprio pacote personalizado e não paga a mais para ter acesso à canais que não são do seu interesse.
  • Os pacotes de IPTV saem por um preço muito mais em conta do que os de TV por assinatura.
  • O aparelho receptor de IPTV faz o melhor uso possível da sua Internet para garantir a melhor qualidade em imagem e áudio possível, então diga adeus para antenas e pra todos os chiados na sua TV.

Se pretende ler mais artigos parecidos a IPTV é legal? Tudo o que você precisa saber, recomendamos que entre na nossa categoria de Eletrônica.

Escrever comentário

O que lhe pareceu o artigo?
15 comentários
jose seixas
como faser as linie de iptv dank
lelo
é horrivel,, eles te passam um teste, parece bom, mas depois que paga , não roda nada, não tem como se comunicar ,,,é um golpe caiam fora que é fria
Eduardo Henrique
Já era pagar 300 reais para uma tv por assinatura, isso e roubo, já era tempo alguém criar algo para facilitar isso e não cobrar o absurdo, eu mesmo contratei um plano IPTV que tem mais de 7 mil canais e muito mais conteúdo que a tv por assinatura e o melhor de tudo eu só pago 25,00 por mês, olha a diferença. Vou passar o contato da empresa deles caso alguém tenha interesse (41) 98797-4386, no mundo em que vivemos temos que ajudar uns aos outros.
Cristiano Oliveira
Na internet há uma variedade de ofertas desse serviço. À minha dúvida é saber se todas elas são legais e se não são,
Como saber se uma oferta é legalizada?
Washington de Araujo
Bem, conforme especificado acima... é legal desde que canais transmisão autorizem o uso via IPTV.
roberto gomes corrêa
Sim , mas como saber?
josé
quero saber sobre a legalidade do iptv
denilson rodrigues
A IPTV ela so funciona só na tv smart ou outros modelo pode funcionar.
kenny
hola soy kenny desde lima peru por favor quiero saber donde puedo conseguir una empresa seria de iptv una empresa legal , ayudenme por favor .
jairo
como comercializar pacotes de canais via iptv no brasil de forma legal
Filemom
Trabalho em uma empresa de iptv e estão cadastrando vendedores em todo Brasil.
Crsirrian
Mas assinar Yasmin, se eu colocar na internet assinar IPTV e contratsr uma empresa dades como que disponibiliza IPTV, isso não seria errado já que eles estariam redisponibilizando um serviço não permitido pela operadora?!
Silvia
Boa tarde. Duas perguntas: minha Smart é Samsung e o app que já veio nela foi o Smart IPTV, ele não é oficial? Já que mencionou somente o kodi como tal? Onde adquirir IPTV oficial?
Michael
Abrindo Smart Hub tem uma senha secreta, com ela vc pode instalar um link de ativação de um IPTV oficial ou abrir Kodi e configurar as planilhas de acesso, por final, instalar o Link de ativação, fácil!!!! See you!!!
EDUARDO
O IPTV VEIO PRA FICAR? ATÉ QUANDO ELE IRAR FUNSIONAR?
A sua avaliação:
francisco f marinho
Gostaria de saber como adquirir esses equipos pois aqui.em Macapá Além de ser caro não tem.
Valmir Pereira de Morais
Qual o valor desse aparelho por favor
Yasmin Fonseca
Valmir, obrigada por acessar e comentar no umCOMO! Então, o aparelho (set top box) é um tipo de aparelho e não um aparelho específico assim como um celular, ou seja, existem diversos modelos de marcas diferentes com preços diferentes. É possível encontrá-lo a partir de 45 reais na Internet, mas também existem aparelhos mais caros.
A sua avaliação:
HAMILTON LEITE SILVA
GOSTEI DAS INFORMAÇÕES., MAIS GOSTARIA DE SABER COMO ADQUIRIR AS LISTAS COM OS CANAIS DE MODO LEGAL
Yasmin Fonseca
Hamilton, obrigada por acessar e comentar no umCOMO! Para ter acesso aos canais de forma legal você precisa assinar um pacote de canais com uma empresa que forneça o IPTV assim como se assina um pacote de TV por assinatura. Procure "assinar IPTV" na Internet e você verá várias empresas que fornecem o serviço, aí basta escolher a que gostar mais e assinar pagando uma mensalidade.
Fabio
Yasmin, existem varios fornecedores de iptv. Como saber qual é legal? Vc tem uma lista de “provedores” legais?
1 de 2
IPTV é legal? Tudo o que você precisa saber