Partilhar

IPTV é legal? Tudo o que você precisa saber

Com o crescimento do acesso à Internet em todo o mundo, a TV passou a ficar um tanto ultrapassada, isso acontece porque em um computador com acesso à Internet é possível fazer tudo que também se faz pela TV mas sem limitações. A qualquer hora do dia é possível assistir filmes, checar a previsão do tempo, ver notícias e ouvir músicas, tudo isso de um jeito muito mais interativo e personalizado. Por causa da queda da popularidade do aparelho televisivo foram criados outros meios de assistir à canais de TV por meio não apenas da TV mas também computador e de outros aparelhos eletrônicos, um desses meios é o IPTV. Se você quer saber se IPTV é legal no Brasil e como ter acesso ao serviço, esse artigo do umCOMO te dá todas as respostas!

Também lhe pode interessar: Como saber se a minha TV é Smart TV

O que é IPTV?

IPTV é sigla para Internet Protocol Television, isso significa que com o IPTV os sinais de TV são transmitidos e recebidos por meio da Internet e não pelo receptor de sinais de uma televisão. Devido ao crescimento deste serviço, muitas pessoas se estão perguntando se IPTV é seguro e se IPTV é legal no Brasil.

IPTV é pirataria?

A IPTV não é necessariamente pirataria, mas pode ser. Existem emissoras que disponibilizam conteúdo para que seja transmitidos pela IPTV, tornando o conteúdo legalizado, o problema é que existem também empresas que transmitem conteúdos sem o consentimento da emissora e muitas vezes até cobram mensalidades e dizendo estar dentro da lei. O que essas empresas fazem é realizar uma assinatura de TV e transmitir para diversas pessoas, tornando a transmissão ilegal, já que para transmitir conteúdo de emissoras é necessário um acordo entre ambas partes, como muitas outras empresas sérias de IPTV fazem.

Situação similar também acontece em sites de vídeos como o YouTube, já que por vezes os usuários fazem upload de vídeos, seja um programa de TV ou um filme, sem ter direitos autorais para isso, nesses casos o YouTube costuma tirar os vídeos do ar assim que constata a ilegalidade do vídeo.

Pode-se dizer que a IPTV é consequência esperada da evolução da tecnologia, já que cada vez mais dependemos da Internet e vemos aparelhos mais antigos sendo ultrapassados. O mesmo processo também acontece com as ligações telefônicas que estão sendo gradualmente substituídas pelas realizadas por meio da Internet com aplicativos como o Whatsapp e o Messenger do Facebook.

Receptores de IPTV

Para conseguir transmitir os conteúdos televisivos em sua televisão é necessário ter um aparelho receptor de sinais da Internet e acoplá-lo a sua TV com um cabo que já vem na caixa com o receptor. O aparelho necessário se chama set top box e tem função de receber e converter a informação recebida em imagem para que possa ser assistida, além de centralizar o recebimento de dados de sua Internet para a IPTV, aumentando a qualidade do serviço.

Os melhores aparelhos IPTV, ou seja, set top box que podem ser adquiridos são os oferecidos pelas empresas que fornecem o sinal IPTV, mas esses aparelhos também podem ser facilmente encontrados em lojas de aparelhos eletrônicos, apenas evite comprar aparelhos sem garantia ou com o preço muito abaixo da média pois eles provavelmente vão te dar dor de cabeça no futuro.

Já que a IPTV "suga" a potência de sua Internet, para garantir uma boa qualidade de imagem é necessário que se tenha uma Internet de ao menos 4mbps, caso contrário, tanto o recebimento de imagens e sons de qualidade quanto o uso da sua Internet de forma geral serão altamente prejudicados.

Como funciona IPTV na Smart TV?

As Smart TVs já vêm com acesso à Internet, o que proporciona ao usuário grandes vantagens como a falta de necessidade de um set top box, outra vantagem é que nelas é possível acessar outros meios de transmissão de conteúdo como o Netflix, veja como saber se sua TV é uma Smart TV e também como funciona o primeiro mês grátis do Netflix para fazer o melhor uso possível do seu aparelho. Para acessar IPTV em uma Smart TV é apenas necessário instalar um aplicativo chamado KODI, que transmite conteúdos gratuitamente e está dentro da legalidade, esse aplicativo também pode ser instalado em computadores e celulares.

IPTV é legal? Tudo o que você precisa saber - Receptores de IPTV

IPTV oficial é bom?

O serviço IPTV oferece várias vantagens:

  • Não há necessidade de instalação de cabos como há na TV por assinatura, isso evita a contratação de um eletricista e também furos nas paredes.
  • É possível acessar qualquer canal de TV em qualquer lugar do mundo não importa onde você esteja, isso aumenta o acesso de conteúdos já que não há mais a limitação física imposta por sinais recebidos por aparelhos televisivos.
  • Os pacotes de IPTV são muito mais flexíveis do que os de TV por assinatura pois é possível selecionar os canais desejados, ou seja, você monta o seu próprio pacote personalizado e não paga a mais para ter acesso à canais que não são do seu interesse.
  • Os pacotes de IPTV saem por um preço muito mais em conta do que os de TV por assinatura.
  • O aparelho receptor de IPTV faz o melhor uso possível da sua Internet para garantir a melhor qualidade em imagem e áudio possível, então diga adeus para antenas e pra todos os chiados na sua TV.

Se pretende ler mais artigos parecidos a IPTV é legal? Tudo o que você precisa saber, recomendamos que entre na nossa categoria de Eletrônica.

Escrever comentário sobre IPTV é legal? Tudo o que você precisa saber

6 comentários
Crsirrian
Mas assinar Yasmin, se eu colocar na internet assinar IPTV e contratsr uma empresa dades como que disponibiliza IPTV, isso não seria errado já que eles estariam redisponibilizando um serviço não permitido pela operadora?!
Silvia
Boa tarde. Duas perguntas: minha Smart é Samsung e o app que já veio nela foi o Smart IPTV, ele não é oficial? Já que mencionou somente o kodi como tal? Onde adquirir IPTV oficial?
EDUARDO
O IPTV VEIO PRA FICAR? ATÉ QUANDO ELE IRAR FUNSIONAR?
A sua avaliação:
francisco f marinho
Gostaria de saber como adquirir esses equipos pois aqui.em Macapá Além de ser caro não tem.
Valmir Pereira de Morais
Qual o valor desse aparelho por favor
Yasmin Fonseca
Valmir, obrigada por acessar e comentar no umCOMO! Então, o aparelho (set top box) é um tipo de aparelho e não um aparelho específico assim como um celular, ou seja, existem diversos modelos de marcas diferentes com preços diferentes. É possível encontrá-lo a partir de 45 reais na Internet, mas também existem aparelhos mais caros.
A sua avaliação:
HAMILTON LEITE SILVA
GOSTEI DAS INFORMAÇÕES., MAIS GOSTARIA DE SABER COMO ADQUIRIR AS LISTAS COM OS CANAIS DE MODO LEGAL
Yasmin Fonseca
Hamilton, obrigada por acessar e comentar no umCOMO! Para ter acesso aos canais de forma legal você precisa assinar um pacote de canais com uma empresa que forneça o IPTV assim como se assina um pacote de TV por assinatura. Procure "assinar IPTV" na Internet e você verá várias empresas que fornecem o serviço, aí basta escolher a que gostar mais e assinar pagando uma mensalidade.

1 de 2

Voltar ao topo da página