Antenas de TV digital

Como mudar o sinal da TV analógica para digital

Julia Latorre
Por Julia Latorre, Editora. Atualizado: 30 junho 2017
Como mudar o sinal da TV analógica para digital
Imagem: dtv.org.br

A previsão é que até o final de 2018 a televisão analógica seja extinta no Brasil e 100% substituída pelo sinal de TV digital. Gradativamente as cidades estão impondo essas mudanças e cada município tem uma previsão específica, não acontecerá tudo de uma vez no país inteiro. Essa alteração de sinais pode gerar muitas dúvidas e exige que as pessoas configurem a televisão para que consiga receber sinal digital. Para te ajudar, o umCOMO reuniu informações sobre como mudar o sinal da tv analógica para digital.

Também lhe pode interessar: Como improvisar uma antena de tv - simples!

Como saber se minha TV é digital

Se a TV analógica será totalmente substituída pela digital na sua cidade, você provavelmente notará avisos sobre essa mudança nos canais de TV aberta algum tempo antes. O que isso quer dizer? Que após essa mudança, os canais gratuitos serão transmitidos para todos com muito mais qualidade de som e imagem.

Para isso, será preciso trocar os cabos dos aparelhos que não têm conversor digital integrado. Se você não sabe se a sua TV é digital, em outras palavras, se ela está pronta para receber o sinal digital sem precisar de nenhuma alteração, atente-se aos seguintes pontos:

  • Nenhuma televisão de tubo é digital. Todas elas precisam ter um conversor digital instalado para receber o novo sinal;
  • Se você não sabe se a sua televisão em LCD, plasma ou LED é digital, procure o selo DTV e leia o manual do aparelho. Se ela tem esse selo ou foi fabricada após 2010, significa que você não precisa instalar nada;

Dica: para saber as datas da mudança em cada cidade, acesso o site oficial da TV digital brasileira.

Como mudar o sinal da TV analógica para digital - Como saber se minha TV é digital

Como instalar o conversor analógico-digital em tv de tubo

Agora que você já sabe se a sua TV precisa ter um conversor instalado, em caso positivo, deve realizar o seguinte procedimento:

  1. Se a sua televisão é antiga, você deverá adquirir um conversor, uma antena e um cabo que atuam na conversão do sinal analógico para o digital. Algumas cidades fornecem gratuitamente kits com estes aparatos para famílias de baixa renda comprovada ou beneficiados por programas do governo como o Bolsa Família, por exemplo.
  2. Se você já tem uma antena instalada, é importante verificar se ela está configurada para receber sinal digital. As antenas que recebem sinal digital são os modelos UHF. O ideal é que ela esteja instalada do lado de fora da casa. As antenas internas são uma alternativa para casas e apartamentos em condomínio onde ainda não existe uma antena geral.
  3. Com a certeza de que você tem a antena correta e ela está bem configurada, conecte o cabo dela na saída indicada no conversor.
  4. Então, conecte os cabos (RCA) do conversor nas entradas coloridas da televisão. Basta corresponder as cores.
  5. Busque o canal A/V.
  6. Quase todos os conversores buscam os canais automaticamente, se sua TV não fizer isso, acione as configurações da sua televisão e selecione "Atualizar canais".
  7. Se tudo correu bem, sua TV analógica já deve estar funcionando normalmente com o sinal digital.

Sugestão: Como improvisar uma antena de TV + Simples!

Se pretende ler mais artigos parecidos a Como mudar o sinal da TV analógica para digital, recomendamos que entre na nossa categoria de Eletrônica.

Escrever comentário

O que lhe pareceu o artigo?
5 comentários
A sua avaliação:
Maria Aparecida
Tenho uma televisão de tubo com sinal analógico instalado em uma antela parabólica no sul de Goiás o que devo fazer para passar para digital?
A sua avaliação:
Luis Carlos Fioravanti
como faço para mudar minha tv analógica para digital sem antena
Aldair Ferreira Dos Santos
Boa noite com a minha antena parabólica posso estar mudando o receptor analógico para digital? Moro em um local com muitas árvores e fica difícil pegar o sinal, gostei muito do site de vcs tudo muito bem explicado, só achei que em relação a antenas caseiras deveriam mostrar imagens do passo a passo, obrigado ah continuo na dúvida em relação a veracidade do IPTV, pois em outros sites dizem ainda não ser legalizado.
Julia Latorre (Editor/a de umCOMO)
Olá, Aldair. Obrigada pelo seu comentário. Se a antena é modelo UHF ela pode ser configurada para receber o sinal digital. Quanto ao IPTV, como explicado no artigo: https://tecnologia.umcomo.com.br/artigo/iptv-e-legal-tudo-o-que-voce-precisa-saber-28594.html existem emissoras que disponibilizam conteúdo para que seja transmitidos pela IPTV e outras não.
JUSSARA
COMO EU SI QUE M7NHA TV E SMART
Sidnei Macedo
EXCELENTE TRABALHO, GASTARIA DE SABER MAIS SOBRE ERVAS MEDICINAIS. OBRIGADO.
Julia Latorre (Editor/a de umCOMO)
Obrigada pelo seu comentário, Sidnei.
Aqui temos um artigo sobre plantas medicinais: https://saude.umcomo.com.br/artigo/como-usar-as-plantas-medicinais-19019.html

Imagem: dtv.org.br
1 de 2
Como mudar o sinal da TV analógica para digital