Celulares Android

Como virtualizar Android

Daniela Amadeu
Por Daniela Amadeu. Atualizado: 20 janeiro 2017
Como virtualizar Android

Muitos usuários de Android, curiosos com novas aplicações ou mesmo com novas versões do sistema operacional, acabam por fazerem incessantes modificações em seus dispositivos móveis. A longo prazo, essas modificações geram o risco de o sistema ser infectado por um vírus e causa também grande lentidão no aparelho. Se você gosta de fazer testes mas não quer ter seu aparelho danificado, aprenda como virtualizar o Android no seu computador. Nós do UmComo iremos ensinar e você não vai mais correr o risco de ter danos em seu smartphone.

Vai precisar de:

  • OpenGL 2.0 para Windows e Linux
  • 2GB Ram para Windows e Linux
  • VT-x or AMD-V capable CPU para Windows e Linux
  • Mínimo de 400MB de espaço livre em disco
Também lhe pode interessar: Como rastrear Android roubado

Passos a seguir:

1

A virtualização, usando VirtualBox e outras máquinas virtuais, permite que inclusive o sistema operacional Android seja virtualizado. E na virtualização é possível fazer qualquer mudança sem que haja dano em seu dispositivo ou em seu computador.

2

Para começar, instale a máquina virtual de sua preferência. Nesse texto do UmComo usaremos o VirtualBox. Para baixar o VirtualBox, clique nesse link: https://www.virtualbox.org/wiki/Downloads

3

O que será usado para virtualizar o Android já possui uma adaptação do VirtualBox, portanto, se quiser baixar tudo junto, poderá pular a etapa do download do VirtualBox.

Agora vá até o site do Genymotion, faça seu cadastro e baixe o Android com ou sem VirtualBox: https://www.genymotion.com/#!/pricing

Basta clicar na opção Free para que consiga fazer tudo gratuitamente.

4

Terminado o download, execute o Genymotion e na opção de idiomas, escolha o inglês.

Como virtualizar Android - Passo 4
5

Na parte de pasta a ser instalado, você pode optar pela sugestão padrão do software.

Como virtualizar Android - Passo 5
6

Nesta parte de instalação, tudo será deixado como por padrão mesmo. Se preferir, pode clicar em “Don’t create a start menu folder”, caso não queria que uma pasta de execução apareça na parte de Start.

Como virtualizar Android - Passo 6
7

Terminada a instalação, o GenyMotion irá iniciar. Se você escolheu baixar a opção com o VirtualBox, ele irá iniciar normalmente; se você optou por baixar VirtualBox e GenyMotion separados, agora é hora de instalar o VirtualBox.

8

Terminada a instalação do VirtualBox, inicie o GenyMotion e será exibida a seguinte tela. Onde você irá fazer seu login, o mesmo feito no site para iniciar o download.

Como virtualizar Android - Passo 8
9

Escolha a versão do Android que deseja baixar. Serão listadas várias opções de dispositivos e suas respectivas ROMs.

Como virtualizar Android - Passo 9
10

Após escolhida a ROM, o GenyMotion irá fazer o download desta. Irá levar um tempinho dependendo da sua conexão.

Como virtualizar Android - Passo 10
11

Encerrado o download, irá exibir um painel com a ROM instalada. Basta clicar em Start.

Como virtualizar Android - Passo 11
12

Se nada tiver acontecido de errado na sua instalação, se o Android que você escolheu estiver estável e se você possuir os requisitos mínimos para rodar o Android virtualizado, ele irá iniciar pelo GenyMotion. Caso dê algo errado na execução do seu Android, tente instalar uma versão mais estabilizada: como o Android 4.4; pois as versões 5 do Android ainda apresentam alguma instabilidade.

Como virtualizar Android - Passo 12
13

Ao executar o VirtualBox, verá que suas ROMs que foram instaladas irão aparecer no VB juntamente com outras virtualizações que você faça.Você poderá executar o Android a partir do VB também, mas se preferir, poderá iniciar através do GenyMotion.

Como virtualizar Android - Passo 13

Se pretende ler mais artigos parecidos a Como virtualizar Android, recomendamos que entre na nossa categoria de Eletrônica.

Escrever comentário
O que lhe pareceu o artigo?
1 de 10
Como virtualizar Android