Como virtualizar Android

Como virtualizar Android

Muitos usuários de Android, curiosos com novas aplicações ou mesmo com novas versões do sistema operacional, acabam por fazerem incessantes modificações em seus dispositivos móveis. A longo prazo, essas modificações geram o risco de o sistema ser infectado por um vírus e causa também grande lentidão no aparelho. Se você gosta de fazer testes mas não quer ter seu aparelho danificado, aprenda como virtualizar o Android no seu computador. Nós do UmComo iremos ensinar e você não vai mais correr o risco de ter danos em seu smartphone.

Vai precisar de:
  • OpenGL 2.0 para Windows e Linux
  • 2GB Ram para Windows e Linux
  • VT-x or AMD-V capable CPU para Windows e Linux
  • Mínimo de 400MB de espaço livre em disco
Passos a seguir:
1

A virtualização, usando VirtualBox e outras máquinas virtuais, permite que inclusive o sistema operacional Android seja virtualizado. E na virtualização é possível fazer qualquer mudança sem que haja dano em seu dispositivo ou em seu computador.

2

Para começar, instale a máquina virtual de sua preferência. Nesse texto do UmComo usaremos o VirtualBox. Para baixar o VirtualBox, clique nesse link: https://www.virtualbox.org/wiki/Downloads

3

O que será usado para virtualizar o Android já possui uma adaptação do VirtualBox, portanto, se quiser baixar tudo junto, poderá pular a etapa do download do VirtualBox.

Agora vá até o site do Genymotion, faça seu cadastro e baixe o Android com ou sem VirtualBox: https://www.genymotion.com/#!/pricing

Basta clicar na opção Free para que consiga fazer tudo gratuitamente.

4

Terminado o download, execute o Genymotion e na opção de idiomas, escolha o inglês.

5

Na parte de pasta a ser instalado, você pode optar pela sugestão padrão do software.

6

Nesta parte de instalação, tudo será deixado como por padrão mesmo. Se preferir, pode clicar em “Don’t create a start menu folder”, caso não queria que uma pasta de execução apareça na parte de Start.

7

Terminada a instalação, o GenyMotion irá iniciar. Se você escolheu baixar a opção com o VirtualBox, ele irá iniciar normalmente; se você optou por baixar VirtualBox e GenyMotion separados, agora é hora de instalar o VirtualBox.

8

Terminada a instalação do VirtualBox, inicie o GenyMotion e será exibida a seguinte tela. Onde você irá fazer seu login, o mesmo feito no site para iniciar o download.

9

Escolha a versão do Android que deseja baixar. Serão listadas várias opções de dispositivos e suas respectivas ROMs.

10

Após escolhida a ROM, o GenyMotion irá fazer o download desta. Irá levar um tempinho dependendo da sua conexão.

11

Encerrado o download, irá exibir um painel com a ROM instalada. Basta clicar em Start.

12

Se nada tiver acontecido de errado na sua instalação, se o Android que você escolheu estiver estável e se você possuir os requisitos mínimos para rodar o Android virtualizado, ele irá iniciar pelo GenyMotion. Caso dê algo errado na execução do seu Android, tente instalar uma versão mais estabilizada: como o Android 4.4; pois as versões 5 do Android ainda apresentam alguma instabilidade.

13

Ao executar o VirtualBox, verá que suas ROMs que foram instaladas irão aparecer no VB juntamente com outras virtualizações que você faça.Você poderá executar o Android a partir do VB também, mas se preferir, poderá iniciar através do GenyMotion.

Se pretende ler mais artigos parecidos a Como virtualizar Android, recomendamos que entre na nossa categoria de Eletrônica.