Mac OS X

Como resolver Mac lento

Márcio Menino
Por Márcio Menino. Atualizado: 17 agosto 2022
Como resolver Mac lento

Provavelmente está notando que o seu Mac já não é tão rápido como quando o comprou. Isso é normal, afinal de contas também envelhecem e os aplicativos cada vez são mais "pesados" e com mais exigências. No entanto existem algumas soluções para ajudar a que o seu Mac tenha uma espécie de segunda vida. Com o passar do tempo o Mac vai ficando mais lento, mais pesado. Afinal de contas estamos utilizando ele, instalando novos aplicativos, guardando nossas fotos e videos, acessando diferentes sites na Internet, entre outros. Tudo isso vai deixando "resíduos" informáticos, além de que vamos acumulando coisas que já nem sequer utilizamos nem nos lembramos que elas existem. No umComo explicamos como resolver Mac lento em Mac rápido.

Também lhe pode interessar: Como formatar um Mac sem CD

Índice

  1. Disco Rígido está cheio
  2. Atualizando o SO (Sistema Operacional)
  3. O iniciando está tornando meu Mac lento
  4. Aplicativos correndo no fundo
  5. Gerindo as abas
  6. Atualizando o Hardware

Disco Rígido está cheio

O primeiro passo é verificar se o nosso disco rígido não está cheio. Quando ele começa a ficar no limite, fica mais difícil para ele procurar o que pretendemos no meio de tanta coisa, além disso vai aquecer o Mac, e torná-lo ainda mais lento. Por isso convém fazermos uma limpeza do disco, passar as fotos e os vídeos para o disco externo, e alguns jogos e aplicativos que vínhamos guardando.

Como resolver Mac lento - Disco Rígido está cheio

Atualizando o SO (Sistema Operacional)

Talvez esteja na altura de fazer as últimas atualizações do seu Sistema Operacional, afinal de contas a Apple lança novos SO para tornar o seu Mac mais rápido e não mais lento. Não considere a atualização como lixo mas sim como uma forma de ele correr mais suavemente. Por isso está na altura de atualizar o SO, basta ir na App Store e fazer a descarga. Se ele ficar um pouco mais lento não tem problema, reinicie em Modo de Segurança para corrigir os pequenos erros e depois volta a reiniciar normalmente. Tudo voltará ao normal.

Como resolver Mac lento - Atualizando o SO (Sistema Operacional)

O iniciando está tornando meu Mac lento

É verdade, por vezes o fato de o Mac iniciar torna ele mais lento, isso porque muito provavelmente você tem demasiados aplicativos se iniciando ao mesmo tempo, logo torna tudo mais vagaroso. O ideal será verificar quais os aplicativos que estão abrindo ao mesmo tempo e impedir uns quantos de o fazer. Para isso basta gerir os seus itens de Startup/Início.

Tem de ir a Preferências do Sistema - Usuários e Grupos e clicar no seu username. De seguida clique nos Itens de Login, vai aparecer um menu com os aplicativos, e agora é só selecionar os que não quer abrir e se quiser eliminar algum aplicativo desse menu é só clicar nele e depois clicar no símbolo "-". Quanto menos aplicativos tiver aqui melhor e mais rápido será o seu Mac.

Como resolver Mac lento - O iniciando está tornando meu Mac lento

Aplicativos correndo no fundo

Acontece que por vezes temos demasiados aplicativos que vamos abrindo e não fechamos, e aí eles ficam correndo no fundo, usando memória RAM que vamos precisar para as nossas atividades. Isso torna o Mac lento e por vezes nem consegue funcionar direito. Para corrigir esse problema temos de acessar o Monitor de Atividade. Esse Monitor vai mostrar quais os aplicativos que estão correndo no fundo e também quanto estão usando da nossa memória RAM.

Para saber isso e corrigir temos de abrir a pasta dos Aplicativos/Aplicações, e depois a pasta das Utilidades. Aqui você encontrará o Monitor de Atividade. Abra ele e verifique os aplicativos que estão processando. A partir daqui basta clicar no separador da Memória, filtrar por memória e ver quais os programas que estão usando muita RAM. Para parar esses programas tem de clicar num, e depois no canto superior esquerdo da janela tem um "X", aperte ele e o aplicativo irá parar imediatamente.

Como resolver Mac lento - Aplicativos correndo no fundo

Gerindo as abas

Provavelmente é daqueles usuários que quando abrem uma janela no browser fica abrindo abas para tudo, e esquece até de fechá-las. Pois isso é um problema que torna o Mac lento, porque obriga o seu browser a usar mais memória RAM para conseguir controlar todas essas abas e as informações que elas têm. O ideal será fechar umas quantas abas que já não têm utilidade, e já que aqui estamos limpe também umas caches para não ficar ocupando espaço no disco.

Como resolver Mac lento - Gerindo as abas

Atualizando o Hardware

Esse é talvez o passo mais simples mas também o último a fazer. Primeiro porque obriga a uma despesa que por vezes pode ser elevada. Ficou para último muito por causa disso, e também porque se todos os outros passos não resultaram em resolver o seu Mac lento então é porque realmente precisa de melhorar o seu Hardware.

Estamos falando de mais memória RAM e de um disco rígido SSD (Solid State Drive). Se quiser saber como funciona um SSD basta clicar nesse link "Como funciona um disco rígido SSD".

Se recorrer a essa opção fique sabendo que vai ter de gastar algum dinheiro para comprar as memórias RAM, e aí terá de verificar quanta memória pode comprar, visto que seu Mac simplesmente não vai aguentar tudo, existe um limite de segurança e é necessária haver compatibilidade dos produtos. Quanto ao disco rígido SSD basta comprar um embora deva sempre perguntar na loja se existe algum problema de compatibilidade ou não. Uma coisa é certa, se fizer essa atualização de hardware a velocidade é garantida. No entanto deve sempre consultar um técnico no caso de ter dúvidas relativamente a todos os passos anteriores e na compra e instalação do hardware.

Como resolver Mac lento - Atualizando o Hardware

Se pretende ler mais artigos parecidos a Como resolver Mac lento, recomendamos que entre na nossa categoria de Computadores.

Escrever comentário

O que lhe pareceu o artigo?
1 de 7
Como resolver Mac lento