Partilhar
Partilhar em:

Como iniciar Macbook em modo de segurança

Avaliação: 5 (1 voto)

Por vezes temos alguns erros, bugs aparecendo no nosso Mac. Nessas alturas o melhor é deixar o computador fazer o trabalho dele, nós só damos uma ajudinha. Felizmente os informáticos quando criaram essas máquinas deixaram um sistema de segurança pronto a ser ativado, para resolver esses problemas menores. No umComo mostramos como iniciar o Macbook em modo de segurança é bem simples.

Também lhe pode interessar: Como instalar o linux no pc

O que é o Modo de Segurança?

O Modo de Segurança ou Carregamento Seguro é uma forma de iniciar o seu Mac para que ele faça determinadas verificações, corrija alguns erros no disco e impeça alguns aplicativos de iniciarem automaticamente no sistema. O início em Modo de Segurança normalmente faz isso:

  • Verifica o disco de arranque e se necessário repara alguns erros de diretorias;
  • Apenas faz o carregamento de algumas extensões nucleares;
  • Impede aplicativos de iniciarem automaticamente com o sistema;
  • Desativa fontes instaladas pelo usuário;
  • Elimina as caches.

Geralmente este tipo de correções ajudam a resolver os problemas relacionados com o início do disco.

Iniciando em Modo de Segurança

Agora que já sabemos o que o Modo de Segurança é capaz de fazer, vamos aprender como ativá-lo:

  • Inicie ou reinicie o seu Mac;
  • Imediatamente após ouvir o som de início, aperte e deixe pressionada a tecla Shift.
  • Largue a tecla Shift quando aparecer o logo da Apple no ecrã.

Depois do logo aparecer é provável que demore um pouco mais de tempo para entrar na tela de login ou na secretária. Isso acontece porque o Mac está fazendo aquelas verificações todas que falei e corrigindo os erros de diretoria.

Para sair do Modo de Segurança basta reiniciar o Mac sem apertar nenhuma tecla durante o processo de reinício.

Como saber que estou em Modo de Segurança?

Por vezes podemos não ter a certeza de ter feito os passos corretos, e não saber se estamos no Modo de Segurança. Há uma forma bem simples de verificar isso. Temos de ir às Informações do Sistema.

  • Clique no canto superior esquerdo do Mac, onde tem a maçã;
  • Clique no relatório do sistema e vai aparecer um menu;
  • Clique em Software e aparecerá um registo onde poderá verificar se o arranque foi feito em Modo Normal ou em Segurança.

Quando inicia em Modo de Segurança a tela de login apresenta no canto superior direito a indicação de estar em "Arranque Seguro".

Algumas funcionalidades não vão estar disponíveis em Modo de Segurança, o que é perfeitamente natural. Não poderá ver filmes em DVD, não poderá capturar vídeo com o iMovie ou outros aplicativos. Algumas funcionalidades de áudio, algumas portas USB não vão funcionar. E até a conexão wireless pode ficar afetada não funcionando direito.

Para voltar tudo ao normal basta reiniciar o Mac sem apertar nenhuma tecla e prontinho, já fez a correção de alguns erros que poderiam estar afetando o funcionamento.

Se deseja ler mais artigo parecidos a Como iniciar Macbook em modo de segurança, recomendamos que entre na nossa categoria de Computadores.

Relacionados
Comentários (0)

Escrever comentário sobre Como iniciar Macbook em modo de segurança

Muito útil

Descubra vídeos interessantes
Carnaval
Tratamentos de Pele
Nós de Gravatas
Jardinagem
1 de 2