Como iniciar Macbook em modo de segurança

Como iniciar Macbook em modo de segurança

Por vezes temos alguns erros, bugs aparecendo no nosso Mac. Nessas alturas o melhor é deixar o computador fazer o trabalho dele, nós só damos uma ajudinha. Felizmente os informáticos quando criaram essas máquinas deixaram um sistema de segurança pronto a ser ativado, para resolver esses problemas menores. No umComo mostramos como iniciar o Macbook em modo de segurança é bem simples.

O que é o Modo de Segurança?

O Modo de Segurança ou Carregamento Seguro é uma forma de iniciar o seu Mac para que ele faça determinadas verificações, corrija alguns erros no disco e impeça alguns aplicativos de iniciarem automaticamente no sistema. O início em Modo de Segurança normalmente faz isso:

  • Verifica o disco de arranque e se necessário repara alguns erros de diretorias;
  • Apenas faz o carregamento de algumas extensões nucleares;
  • Impede aplicativos de iniciarem automaticamente com o sistema;
  • Desativa fontes instaladas pelo usuário;
  • Elimina as caches.

Geralmente este tipo de correções ajudam a resolver os problemas relacionados com o início do disco.

Iniciando em Modo de Segurança

Agora que já sabemos o que o Modo de Segurança é capaz de fazer, vamos aprender como ativá-lo:

  • Inicie ou reinicie o seu Mac;
  • Imediatamente após ouvir o som de início, aperte e deixe pressionada a tecla Shift.
  • Largue a tecla Shift quando aparecer o logo da Apple no ecrã.

Depois do logo aparecer é provável que demore um pouco mais de tempo para entrar na tela de login ou na secretária. Isso acontece porque o Mac está fazendo aquelas verificações todas que falei e corrigindo os erros de diretoria.

Para sair do Modo de Segurança basta reiniciar o Mac sem apertar nenhuma tecla durante o processo de reinício.

Como saber que estou em Modo de Segurança?

Por vezes podemos não ter a certeza de ter feito os passos corretos, e não saber se estamos no Modo de Segurança. Há uma forma bem simples de verificar isso. Temos de ir às Informações do Sistema.

  • Clique no canto superior esquerdo do Mac, onde tem a maçã;
  • Clique no relatório do sistema e vai aparecer um menu;
  • Clique em Software e aparecerá um registo onde poderá verificar se o arranque foi feito em Modo Normal ou em Segurança.

Quando inicia em Modo de Segurança a tela de login apresenta no canto superior direito a indicação de estar em "Arranque Seguro".

Algumas funcionalidades não vão estar disponíveis em Modo de Segurança, o que é perfeitamente natural. Não poderá ver filmes em DVD, não poderá capturar vídeo com o iMovie ou outros aplicativos. Algumas funcionalidades de áudio, algumas portas USB não vão funcionar. E até a conexão wireless pode ficar afetada não funcionando direito.

Para voltar tudo ao normal basta reiniciar o Mac sem apertar nenhuma tecla e prontinho, já fez a correção de alguns erros que poderiam estar afetando o funcionamento.

Se pretende ler mais artigos parecidos a Como iniciar Macbook em modo de segurança, recomendamos que entre na nossa categoria de Computadores.