Instagram

Como deixar o Instagram no modo noturno (preto)

 
Giselly Cristina
Por Giselly Cristina. Atualizado: 21 janeiro 2020
Como deixar o Instagram no modo noturno (preto)

"Antes tarde do que nunca" é a melhor maneira de descrever a nova mudança adotada pelo Instagram, gigante das redes sociais do Facebook. O modo escuro, modo noturno ou Instagram preto chegou à plataforma muito depois de aplicativos como o YouTube, Telegram, Twitter e Reddit o adicionarem entre suas opções.

Trata-se de uma configuração que permite ver a interface do aplicativo em tons de preto, azul ou cinza escuro, em contraste com os tradicionais fundos brancos e brilhantes, tão comuns no design de aplicativos móveis. Muitas pessoas preferem o modo noturno porque é menos agressivo para os olhos, por ser mais elegante e por ajudar a economizar a bateria em telefones celulares com certos tipos de tela. De que lado você está: dia ou noite? Quer saber como deixar o Instagram no modo noturno em dispositivos iOS e Android? Aqui no umCOMO vamos te mostrar tudo o que você precisa saber sobre esta nova atualização do Instagram preto.

Também lhe pode interessar: Como ativar notificações do Instagram

Índice

  1. Como deixar o Instagram preto (no modo noturno)
  2. Como colocar modo noturno no Instagram em dispositivos Android
  3. Porque usar o modo noturno no Instagram
  4. Outras mudanças no Instagram

Como deixar o Instagram preto (no modo noturno)

Muitos acreditam que a mudança do Instagram preto foi motivada pelo lançamento do iOS 13, a nova versão do sistema operacional da Apple que permite configurar o modo noturno em toda a interface do sistema. Seja qual for o motivo, é uma maneira de se adaptar às novas tendências, pois o modo noturno é, cada vez mais, a configuração padrão e preferida pelos usuários.

Como colocar o modo noturno no Instagram em dispositivos iOS

Dessa forma, para poder usar o modo noturno no seu Instagram, você precisará atualizar seu iPhone para o iOS 13. Você pode usar este sistema operacional se tiver um iPhone 6s ou posterior (incluindo o iPhone SE). O Instagram será capaz de ler as configurações que você escolhe em seu sistema e mudar automaticamente do modo diurno para o noturno. Veja como deixar o Instagram preto:

  1. Quando instalar o iOS 13, seu iPhone vai perguntar qual aparência você deseja em seu dispositivo, e te pedirá para selecionar entre a versão noturna ou diurna;
  2. Se você escolheu a opção diurna e quiser mudá-la, vá direto para o aplicativo de Configurações.
  3. Toque a opção de Tela e Brilho;
  4. Você verá que a primeira opção é para mudar a aparência. Escolha modo noturno. Seu iPhone vai mudar automaticamente toda a interface;
  5. Entre no Instagram e você verá que o modo noturno já estará ativado.

No momento, o Instagram ainda não tem a opção manual de alterar a aparência diretamente dentro do aplicativo. Você só pode usar o modo noturno se o tiver configurado para todo o iPhone.

Como deixar o Instagram no modo noturno (preto) - Como deixar o Instagram preto (no modo noturno)

Como colocar modo noturno no Instagram em dispositivos Android

No caso dos dispositivos Android, o procedimento é mesmo que com o iPhone: você precisará atualizar o sistema operacional para o Android 10 para ativar o modo noturno no Instagram. Os telefones Android, como os da marca Samsung, tendem a se atualizar mais lentamente do que os iPhones, portanto, pode ser necessário esperar um pouco para atualizar seu Android se você ainda não tem a última versão do sistema operacional.

De forma parecida com o iPhone, colocar o modo noturno no Instagram é automático nos celulares Android. Para ativá-lo, você tem duas opções para deixar o Instagram preto:

  1. Para exibir o menu, deslize dois dedos para baixo na parte superior da tela;
  2. Ative a última opção, chamada Tema noturno;
  3. Você também pode entrar no aplicativo de Configurações e selecionar a opção Tela;
  4. Ative a opção Tema noturno abaixo de Fundo de Tela.

Assim como no iPhone, o Instagram para Android não tem a opção de desativar ou ativar o modo noturno independentemente configurações do sistema. Pode ser que adicionem essa opção nas próximas atualizações.

Como deixar o Instagram no modo noturno (preto) - Como colocar modo noturno no Instagram em dispositivos Android

Porque usar o modo noturno no Instagram

A popularidade do modo noturno aumentou consideravelmente nos últimos anos, tornando-se uma tendência muito na moda no mundo dos aplicativos móveis. Algumas pessoas acreditam que o modo noturno dá uma aparência mais elegante às interfaces, mas isso é uma questão de gosto.

A verdade é que ativar o modo noturno parece aliviar o cansaço visual causado pela intensidade da luz branca. No modo noturno, é reduzida a irradiação da luz azul, uma das culpadas pelos danos à vista causados pelo uso constante das telas. Por isso, se você ativar o modo noturno ou Instagram preto, poderá dormir melhor quando usar o celular à noite.

Modo noturno no Instagram economiza bateria?

Sim e não. De acordo com uma declaração da Google [1], o modo noturno pode economizar bateria em telefones celulares com telas OLED, mas nem todos os telefones possuem esses tipos de tela. Os iPhones, que usam telas de LCD, parecem não registrar uma queda nos miliamperes usados ao ativar o modo noturno.

Isso ocorre porque as telas de LCD sempre acendem todos os pixels, independentemente de o modo noturno estar ativado ou não. No caso de telas OLED, os pixels mostrados em preto permanecem apagados, de modo que a bateria pode mostrar uma diminuição de até 63% na amperagem.

Como deixar o Instagram no modo noturno (preto) - Porque usar o modo noturno no Instagram

Outras mudanças no Instagram

Além da ativação do modo noturno, o Instagram fez outras mudanças importantes em sua plataforma nesta nova atualização. Uma das mais importantes é a possibilidade de confirmar se os e-mails que você recebe do Instagram são confiáveis e realmente vêm da empresa. O Instagram adicionou essa opção com o objetivo de impedir o roubo de informações, casos de phishing e fraudes.

Além disso, a rede social removeu a guia de atividades "seguindo", na qual anteriormente as interações das pessoas que seguíamos, como seus likes e curtidas, as contas que começaram a seguir e os comentários que fizeram em outras publicações podiam ser vistos. Em poucas palavras, agora será mais difícil sabermos o que nossos conhecidos estão fazendo, mas talvez assim seja melhor. Pelo menos ainda existem maneiras de ver os comentários e curtidas de uma pessoa.

Se pretende ler mais artigos parecidos a Como deixar o Instagram no modo noturno (preto), recomendamos que entre na nossa categoria de Internet.

Referências
  1. Thubron, R (2018). Dark mode really does save your phone's battery life, says Google. Publicado por Techspot. Consultado el 10 de octubre de 2019. Disponible en: https://www.techspot.com/news/77340-dark-mode-saves-lot-phone-battery-life-google.html
Escrever comentário
O que lhe pareceu o artigo?
1 de 4
Como deixar o Instagram no modo noturno (preto)