Senha para proteger pastas

Como colocar senha em uma pasta no PC

 
Giselly Cristina
Por Giselly Cristina. 28 junho 2019
Como colocar senha em uma pasta no PC

Embora hoje em dia o mais comum seja que os computadores já tenham uma senha de início de sessão, existem alguns casos específicos em que essa senha não é suficiente para proteger ao máximo arquivos que se encontram dentro de um computador, ou o uso que se faz dele. Em outras palavras, é necessário contar com senhas adicionais, que serão utilizas só ao tentar acessar um tipo específico de arquivo, como por exemplo os que estão agrupados em uma determinada pasta com senha.

Quando se utilizar um PC da Microsoft com o Windows 10, isso pode ser feito de diferentes maneiras. No entanto, o mais comum é fazer isso a partir de um programa adicional que, uma vez baixado, é executado para proteger os arquivos que você deseja criptografar. Se você quer saber como colocar senha em uma pasta no pc, continue lendo no umCOMO, nós te explicaremos passo a passo!

Também lhe pode interessar: Como colocar senha em uma pasta no Mac

Índice

  1. Porque colocar senha em uma pasta no PC
  2. Colocar uma senha em uma pasta no PC com Secret Folder no Windows 10
  3. Como colocar uma senha em uma pasta no PC com Easy File Locker

Porque colocar senha em uma pasta no PC

Embora em muitos casos isso não seja necessário, ter uma pasta criptografada ou com pasta com senha tem muitas vantagens, especialmente se ela estiver localizada em um computador ou servidor ao qual várias pessoas têm acesso e você quer ter certeza de que essas pessoas não verão os arquivos que você criou e salvou.

Bloquear pasta com senha

Além disso, colocar uma senha em uma pasta também pode servir para proteger contra possíveis vírus, segmentar os dados por usuário, tornar a pasta invisível ou até mesmo eliminar a possibilidade de alguém encontrar a senha utilizando um sistema de criptografia. Tudo isso faz com que esta seja uma opção muito útil, seja em um computador pessoal ou no que é usado para trabalhar.

Colocar uma senha em uma pasta no PC com Secret Folder no Windows 10

Uma das melhores opções para colocar senha em pasta do Windows 10 é fazer isso com um programa chamado Secret Folder. Se você quiser descobrir como isso pode ser feito, siga estas etapas:

  1. Baixe e instale o programa no seu computador. A instalação é realizada de forma semelhante à maioria dos programas, por isso não ocorrerão problemas estranhos durante o processo.
  2. Uma vez que o programa estiver instalado, uma janela pop-up será aberta, na qual você terá que digitar uma senha duas vezes (para ter certeza de que está correta em ambas as barras de escrita).
  3. Em seguida, você deve ir para a janela da área de trabalho do programa, de onde poderá colocar uma senha em qualquer arquivo ou pasta no seu computador.
  4. Para fazer isso com uma pasta, selecione o ícone da pasta no canto superior esquerdo, onde diz "Add" e aguarde a abertura de uma lista.
  5. Por fim, selecione a pasta de seu computador que você quer proteger com a senha e clique "Aceitar".

Para modificar as opções da pasta, e para colocar a senha em uma pasta, você tem que ir para as abas à direita da pasta "Add". Onde diz "Lock" e "Unlock", você poderá acessar cada um dos arquivos ou pastas que você adicionou ao programa e, assim, modificar seu status com uma senha ou eliminar a proteção deles.

Veja também: Como abrir arquivos SWF

Como colocar senha em uma pasta no PC - Colocar uma senha em uma pasta no PC com Secret Folder no Windows 10

Como colocar uma senha em uma pasta no PC com Easy File Locker

Outra opção para proteger as pastas do Windows 10 é utilizar o programa Easy File Locker. Como no caso anterior, a primeira coisa que você terá que fazer é baixar o programa e instalá-lo em seu computador para poder colocar as senhas nas pastas ou nos arquivos que você deseja.

  1. Depois de ter instalado o programa, você deve executá-lo e esperar até aparecer a janela para acessar as diferentes opções.
  2. Na barra de ferramentas, aparecerão ícones com forma de pasta e com um símbolo redondo e verde na parte inferior direita. Um deles permite adicionar arquivos, e o outro, pastas.
  3. Se o que você deseja é proteger uma pasta, terá que clicar neste último.
  4. Novamente, você terá que selecionar a pasta do computador que deseja proteger na lista que será aberta e, ao clicar em "Aceitar", ela será incorporada ao programa Easy File Locker para que você possa trabalhar com ela.

Este programa oferece diferentes opções na hora de configurar as pastas. Basicamente, as opções são "acessível", "modificável", "apagável" ou "visível". Dependendo das guias selecionadas em cada pasta ou arquivo adicionado ao Easy File Locker, a pasta será configurada de uma maneira ou de outra.

Como este artigo é direcionado a preservar a segurança dos seus documentos, é importante que você considere a opção de utilizar uma senha em seu pen drive para que, aonde quer que vá, os arquivos USB estejam sempre bem protegidos e outras pessoas não tenham acesso a eles.

Caso o seu computador seja Mac, você só precisa seguir as instruções artigo que explica como colocar senha em uma pasta no Mac.

Se pretende ler mais artigos parecidos a Como colocar senha em uma pasta no PC, recomendamos que entre na nossa categoria de Computadores.

Escrever comentário
O que lhe pareceu o artigo?
1 de 2
Como colocar senha em uma pasta no PC