Organizar arquivos

Como abrir arquivo SWF

 
Giselly Cristina
Por Giselly Cristina. 26 junho 2019
Como abrir arquivo SWF

Os computadores se tornaram uma das partes mais importantes da nossa vida cotidiana, porque através deles realizamos muitas tarefas e trabalhos diários. Conseguimos isso graças a uma grande variedade de programas e arquivos muito diversos, que nos permitem realizar diferentes ações.

Um desses exemplos é encontrado em arquivos SWF, um tipo bastante comum de arquivos pertencente à família Adobe, que geralmente é executado sem grandes dificuldades pelo próprio navegador. No entanto, às vezes encontramos arquivos SWF que não conseguimos abrir ou que, quando abrimos, vemos que o arquivo não funciona como deveria. Se você quiser saber como abrir arquivo SWF sem problemas e de maneira fácil, bem como quais elementos você precisa levar em conta para fazer isso, continue lendo este artigo do umCOMO. Nós te contamos!

Índice

  1. O que é um arquivo SWF
  2. Como abrir arquivo SWF no Windows
  3. Como abrir arquivo SWF no Mac
  4. Como abrir arquivos BPG
  5. Como converter arquivo JPG para PNG

O que é um arquivo SWF

Este tipo de arquivo SWF recebe seu nome do acrônimo em inglês Shockwave Flash, posteriormente renomeado como Small Web Format para evitar possíveis confusões. É um formato de arquivo que pertence à empresa Macromedia e está diretamente associado aos produtos da Adobe Systems. De modo geral, é um arquivo que possui gráficos vetoriais e que pode ser criado usando o programa Adobe Animate. No entanto, também é importante notar que, hoje em dia, você pode encontrar outros programas similares que também permitem criar esse tipo de arquivo e, em muitos casos, são softwares livres que podem ser utilizados por qualquer pessoa. Alguns exemplos seriam MTASC ou SWFTools, entre outros.

Como abrir arquivo SWF no Windows

O processo para abrir arquivo SWF no PC irá variar dependendo do computador que você estiver usando. Se no seu caso o computador é um PC Windows, você terá que fazer o seguinte:

  1. Antes de mais nada, você deve ir para a página do SWF File Player, que é o programa necessário para poder executar este tipo de arquivo. Lá você encontrará tudo relacionado a este tipo de arquivos, incluindo os programas necessários para poder executá-los corretamente. Quando estiver na página, você deve encontrar o botão que ativa o download do programa. Normalmente, é um botão na tela que terá o texto "Download now" ou "Baixar agora", conforme o caso.
  2. Em seguida, o download do arquivo será iniciado, algo que normalmente demora alguns minutos. Quando tiver o programa baixado, você terá que executá-lo para instalar o programa SWF File Player. Isso será feito com bastante facilidade, pois consiste basicamente em seguir as etapas sugeridas pelo próprio programa para executar a instalação.
  3. Assim que o programa estiver instalado, você deve abri-lo e procurar a aba "File". Em seguida, pressione a opção "Open" e selecione o arquivo SWF correspondente, que você terá salvo no PC.
Como abrir arquivo SWF - Como abrir arquivo SWF no Windows

Como abrir arquivo SWF no Mac

Por outro lado, se você deseja abrir o arquivo SWF em um computador Mac, também será necessário fazer o download de um aplicativo específico que te permita executá-lo.Neste caso, você deve primeiro ir para a página do reprodutor Elmedia, um tipo de programa que te permitirá executar diferentes tipos de arquivos.

  1. Neste caso, você deve primeiro ir para a página do reprodutor Elmedia, um tipo de programa que te permitirá executar diversos tipos de arquivos.
  2. Uma vez que estiver na página do reprodutor Elmedia, você deve procurar a opção para baixar este aplicativo. Pressione o botão correspondente e, após alguns minutos, o programa será baixado completamente em seu computador.
  3. Em seguida, você deverá executar o programa, que estará no formato DMG. Depois disso, a instalação do programa será iniciada e você poderá executá-lo corretamente em seu computador Mac.
  4. Assim que o reprodutor Elmedia estiver instalado no computador, você deve abri-lo, procurar a opção "File" e selecionar a opção "Open", como faria em um PC com Windows.
  5. Depois disso, basta selecionar o arquivo SWF que deseja abrir e que deve estar baixado em seu computador Mac para esta ocasião.
  6. Finalmente, uma janela pop-up irá aparecer, e te permitirá selecionar entre vários arquivos disponíveis no computador o arquivo que deseja, que será aberto corretamente no computador Mac através do reprodutor Elmedia sem problemas.

Com esses passos, agora você já sabe como abrir um arquivo SWF em um computador Windows e em um Mac.

Como abrir arquivos BPG

Chegou um arquivo importante para você, mas com uma extensão BPG. E agora? Você já sabe como abrir arquivos SWF, mas você tem ideia de como abrir arquivos BPG? Já te mostramos agora.

O que é um arquivo BPG

É um formato para arquivos de imagem, em que a qualidade das mesmas é melhor, além de facilitar a sua compactação. BPG é uma sigla, que significa Better Portable Graphics que, em tradução livre, significa algo como “melhor portável de gráficos”. Sua proposta é trazer uma melhoria para os arquivos de imagem além de ser um substituto para gifs, com qualidade de vídeo em mp4.

Como abrir um arquivo BPG

Para abrir um arquivo BPG, é provável que o sistema operacional do seu computador te indique o melhor programa para isso. Se isso não acontecer, existem programas como o FileViewPro, que possui uma versão gratuita para teste por trinta dias (você pode fazer o download do FileViewPro clicando aqui), e os programas associados à extensão BPG encontradas no site da Borland Project Group.

Caso você tente abrir um arquivo BPG e apareça uma mensagem de erro associada, pode ser o indicativo de algum problema de software da sua máquina que mereça um pouco mais de atenção.

Muitas complicações ao abrir esse novo tipo de arquivo se dão pela novidade do mesmo, já que o formato BPG possui pouco mais de um ano. Se o formato vai pegar, tirando assim a soberania do JPG (formato mais comum de imagens na internet) ainda não tem como saber. Mas, para os sempre antenados em novidades no mundo de tecnologia, é interessante dar uma chance aos novos formatos e ideias.

Atenção!

Os mesmo cuidados com qualquer arquivo devem ser tomados no formato BPG. Não saia clicando em todos os arquivos que você recebe por e-mail, principalmente se você não souber quem é o remetente. Ao fazer o download de qualquer programa para abrir arquivos BPG, evite sites desconhecidos ou com aspecto muito suspeito.

Veja também: Como converter um arquivo JPG em BMP

Como converter arquivo JPG para PNG

Já no caso de você precisar converter um artigo JPG para PNG, o passo a passo é o seguinte:

  1. Vá ao seguinte link: passar de jpg a png
  2. Clique em "escolha um arquivo".
  3. Selecione o arquivo ou imagem jpg que queira passar a png. Clique em "Open".
  4. Clique em Portable Network Graphics (png) e clique em converter.
  5. O link que aparece em vermelho será sua nova imagem png. Clique sobre o link.
  6. Clique na imagem com o botão direito do mouse e selecione "salvar imagem como". Salve em sua área de trabalho ou onde preferir.
  7. E aí, você já tem seu arquivo png! Foi fácil?

Leitura complementar: Diferença entre JPG e JPEG

Se pretende ler mais artigos parecidos a Como abrir arquivo SWF, recomendamos que entre na nossa categoria de Software.

Escrever comentário

O que lhe pareceu o artigo?
1 de 2
Como abrir arquivo SWF