Pen Drives

Como colocar senha em pen drive

Como colocar senha em pen drive

O pen drive é uma ótima ideia que deixou a nossa vida muito mais fácil. Não obstante, se usarmos para guardar documentos importantes ou confidenciais, sua segurança também deixa muito a desejar. Qualquer pessoa que encontrar uma memória USB pode abrir e ver o que há nela, além de apagar os seus conteúdos. É possível colocar alguma restrição neste caso? Uma das formas mais simples de fazer isso é proteger com uma senha. Em umComo contamos a você como colocar senha em pen drive.

Também lhe pode interessar: Como visualizar arquivos ocultos na PEN Drive

Passos a seguir:

1

O Windows inclui o seu próprio sistema para colocar senha em dispositivos como um pen drive, por isso não terá que baixar nenhum software extra. O programa é o Bitlocker, que codifica as unidades de memória que você indicar. Para acessá-lo, vá ao menu Iniciar e, na ferramenta de pesquisa, escreva "Bitlocker" sem aspas. Clique em Enter.

2

Aparecerão quatro resultados dentro do Painel de Controle: Criptografia de unidade BitLocker, Administrar BitLocker, Administrar certificados de criptografia do arquivo e Proteger o computador codificando os dados no disco. O que nos interessa é "Administrar Bitlocker", por isso clique duas vezes sobre essa opção para acessar.

3

Na seguinte tela verá todas as unidades do seu computador, para poder selecionar a que lhe interessa e codificar. Esta criptografia fará com que as unidades selecionadas possam ser vistas e usadas apenas por usuários autorizados, ou seja, usuários com senha. A última unidade aparecerá com o nome "Criptografia de unidade BitLocker: BitLocker To Go"; é a que se refere a unidades móveis. Introduza o pen drive se ainda não o fez e clique em "Ativar BitLocker", ao lado da unidade.

4

O processo de criptografia começará, durante o qual o BitLocker será instalado nessa unidade USB. Seja paciente porque o processo pode durar alguns segundos, e não extraia o pen drive da porta USB enquanto a instalação estiver sendo feita. Quando terminar, levará você automaticamente à seguinte tela.

5

A seguinte tela é onde você seleciona o método que prefere para desbloquear a unidade. Como você quer proteger o pen drive com uma senha, ative a caixa de seleção "Usar uma senha para desbloquear a unidade". A seguir, escreva a senha duas vezes nos campos que aparecem embaixo e clique em Seguinte.

6

E já estamos quase a finalizar o processo de colocar uma senha no pendrive. Só falta ter a certeza de poder acessar a unidade ainda que se esqueça da senha, algo que pode fazer através de uma senha de recuperação. Na seguinte tela, clique sobre "Guardar a senha de recuperação em um arquivo". Aparecerá um navegador: coloque o nome no arquivo (tente que não seja "senha") e guarde em uma pasta.

7

Você voltará para a tela da senha de recuperação. Como já guardou o arquivo, clique no botão "Seguinte", que levará você à tela final. Nela perguntarão se está pronto para iniciar a criptografia, com um aviso de que o processo pode durar alguns minutos. Clique em "Iniciar criptografia" para iniciar o processo.

8

Seja paciente. Se tiver muitos arquivos no pen drive, o processo pode durar vários minutos. Quando finalizar, clique no botão "Fechar". Para comprovar que tudo funciona direito, extraia o USB e volte a conectá-lo: o sistema pedirá a senha para acessar os conteúdos do pen drive.

9

Caso tenha deletado acidentalmente um arquivo do seu pendrive, não desespere e aprenda a recuperar arquivos apagados de um pen drive, entrando no nosso artigo.

Se pretende ler mais artigos parecidos a Como colocar senha em pen drive, recomendamos que entre na nossa categoria de Computadores.

Escrever comentário
O que lhe pareceu o artigo?
8 comentários
A sua avaliação:
josé
até q enfim informaram decentemente como se faz isto!
A sua avaliação:
jailson
muito util...obrigado
cristian
como mudo a senha do usuário
Gilmar Silva
No meu computador não aparece o Bitlocker em lugar algum
A sua avaliação:
ailson
Bitlocker não está nomeuwindows 10 ao baixar fica cnfso co varias opçoes muito tecnicas.
A sua avaliação:
igor caja dos santos
essa senha só vai ser pedida no meu computador ou em todos?
Ricardo
Meu computador não tem essa opção.Meu Windows é o 7
Marcos Donato Buschle
Os ensinamentos adquiridos foram ótimos. Agradeço. Também gostaria de subscrever a Newsletter. Obrigado!
Como colocar senha em pen drive