Alternativas ao YouTube
Vimeo, Dailymotion ou Google Videos são algumas das alternativas ao YouTube, a plataforma de conteúdo digital mais popular do mundo na última década. Ele permite assistir vídeos online, publicar vídeos como tutoriais, vlogs e uma grande variedade de conteúdos. Nos últimos anos existem cada vez mais alternativas que tentam competir. Na verdade, alguns deles ganharam muito espaço e são mais que uma alternativa devido às suas múltiplas funções.
Essas plataformas oferecem uma enorme variedade de conteúdo semelhante ao YouTube. Além disso, te permitem ganhar dinheiro criando conteúdos e atingindo públicos diferentes daqueles alcançados com o YouTube. Portanto, você terá interesse em conhecê-los melhor. Neste artigo do umCOMO, mostramos quais são as alternativas ao YouTube.
Vimeo
O Vimeo é uma das alternativas mais populares ao YouTube. Uma das principais diferenças entre o Vimeo e o YouTube é que o primeiro não contém anúncios. Destaca-se entre artistas e criativos porque permite enviar vídeos de alta qualidade para a plataforma e compartilhá-los com milhões de usuários.
Além disso, é uma página semelhante ao YouTube porque você pode gerar renda enviando conteúdo. O Vimeo oferece vários planos de assinatura. Entre eles está o gratuito, com o qual você pode enviar vídeos gratuitamente, mas seu serviço tem certas limitações.
Metacafe
O Metacafe ganhou espaço nos últimos anos como plataforma alternativa ao YouTube. Possui muitas funções semelhantes, como criar uma conta, enviar seus próprios vídeos, recomendar canais e informar as últimas tendências.
Além disso, os vídeos são classificados por tema. Sua principal diferença com o YouTube é que ele foca principalmente em conteúdo viral, então você encontrará menos conteúdo educativo e de qualidade.
Dailymotion
Dailymotion é especialmente usado para notícias, entretenimento, esportes e vídeos musicais. Embora esta plataforma tenha nascido com o objetivo de compartilhar curtas-metragens entre profissionais do setor, atualmente oferece conteúdos de todos os tipos. Uma de suas desvantagens é que as interrupções nos vídeos por publicidade são muito frequentes.
9GAG
9GAG é uma plataforma onde você pode encontrar conteúdo de entretenimento semelhante ao que está disponível no YouTube. Oferece centenas de categorias de vídeos e quase todas são virais. No 9GAG você encontra os memes mais populares, GIFs incríveis, notícias de última hora e os vídeos mais virais espalhados pela Internet.
Google Videos
O Google Videos é uma alternativa semelhante ao YouTube. Funciona como um motor de busca e permite encontrar vídeos nas plataformas de conteúdo de vídeo digital mais populares. Ele prioriza vídeos do YouTube, mas também oferece mais variedade de resultados quando você pesquisa em cada plataforma separadamente. Porém, ao contrário do YouTube, ele não permite o upload de clipes, pois você está limitado apenas a procurá-los.
Twitch
O mundo gamer encontra uma alternativa ao YouTube no Twitch. Este é o nome do portal de streaming ao vivo que inicialmente se concentrava principalmente em eSports e videogames. Mais importante ainda, o Twitch é muito semelhante ao princípio do YouTube, ou seja, seu conteúdo é acessível a qualquer usuário.
Você pode se registrar gratuitamente com seu e-mail ou uma conta do Facebook. Possui outras funções como usar chat, adicionar amigos ou seguir canais de conteúdo. Qualquer usuário registrado pode transmitir conteúdo.
Dtube
Em 2016, a empresa americana Steemit lançou uma rede social e plataforma de blog que permite a distribuição de forma descentralizada de diversos conteúdos baseados na blockchain Steem. Os vídeos são publicados através do Dtube, alternativa ao YouTube e parte fundamental da rede Steemit.
Dtube é baseado em um protocolo IPFS, que permite guardar de forma distribuída os vídeos publicados nos diferentes computadores do blockchain. Em vez disso, o YouTube armazena os dados nos servidores do Google.
Odysee
Desde setembro de 2020, utilizadores de todo o mundo podem usufruir da plataforma Odysee. É baseado na tecnologia blockchain. Inclui o uso de criptomoedas. Criadores que publicam conteúdo e conquistam outros usuários podem ganhar ‘Créditos LBRY’.
LBRY também é a nomenclatura do protocolo usado para construir o blockchain. Se não quiser usar o navegador para a rede de conteúdo, você pode optar por usar aplicativos LBRY para Windows, Linux, macOS, Android ou iOS. Odysee busca independência do mainframe e oferece aos usuários controle total do conteúdo.
Wistia
Wistia é uma plataforma de hospedagem especializada em conteúdo audiovisual desde 2006. Ajuda empresas a criar e distribuir vídeos. Os vídeos Wistia são caracterizados pela otimização do mecanismo de pesquisa e tempos de carregamento rápidos.
A Wistia também gera suas próprias séries e podcasts, como o documentário “One, Ten, One Hundred”, que ganhou o Webby Award em 2019. Mostra como uma produtora de vídeo enfrenta o desafio de criar 3 anúncios, cada um com um orçamento diferente.
Brightcove
Brightcove é uma empresa de software fundada nos Estados Unidos. Oferece serviços para criar conteúdo de vídeo otimizado e de boa qualidade. A plataforma, também conhecida como Video Cloud, oferece um site de upload de vídeos, além de diversos recursos como ferramentas API e SDK, e análise de vídeos em tempo real.
Essa alternativa ao YouTube também oferece o Video Marketing Suite, um serviço desenvolvido especificamente para clientes que desejam ter sucesso no marketing de vídeo. Entre suas funcionalidades está a otimização de mecanismos de busca e conteúdo interativo.
Imagem: Reprodução/Business Wire
Agora que você conhece as alternativas ao YouTube, recomendamos este artigo sobre Como ganhar dinheiro no Twitch.
Se pretende ler mais artigos parecidos a Alternativas ao YouTube, recomendamos que entre na nossa categoria de Internet.