Twitter

Alternativas ao Twitter

 
Juliana Ribeiro
Por Juliana Ribeiro. 29 março 2024
Alternativas ao Twitter

Muitas pessoas, depois das múltiplas mudanças que o Twitter sofreu nos últimos anos com a mudança de rumo da empresa, a rede social agora denominada X, procuram alternativas semelhantes para continuar compartilhando as suas ideias ou trocar opiniões sobre temas que as interessam.

O microblogging, tipologia em que se baseia a funcionalidade do Twitter, foi replicado em outros aplicativos com novas funcionalidades e estéticas para substituir ou complementar esta plataforma e continuar a falar abertamente ou a fazer parte de uma comunidade específica. Threads, Mastodon, Bluesky ou Tumblr são alguns dos aplicativos que já competem diretamente com o Twitter.

Você quer saber mais? A seguir, no artigo do umCOMO mostramos as melhores alternativas ao Twitter, para que você fique conectado e possa obter opções perfeitas baseadas em microblogging ou novas ideias que preservem alguns dos conceitos que a rede social X oferece atualmente. Descubra-as!

Também lhe pode interessar: Como baixar foto do Twitter

Índice

  1. Threads
  2. Mastodon
  3. Bluesky
  4. Minds
  5. Clubhouse
  6. Reddit
  7. Tumblr
  8. CounterSocial
  9. Ello
  10. Discord
Ver mais >>

Threads

A mais nova alternativa ao Twitter é o novo aplicativo do universo Meta, empresa de Mark Zuckerberg que já conta com Facebook, Instagram e Whatsapp. Estamos falando do Threads, um aplicativo vinculado ao Instagram que é muito semelhante ao Twitter e se define como o aplicativo de conversação baseado em texto do Instagram. Claro que em vez de tweets, são publicados threads nesta nova rede social, embora a estética, as funcionalidades e o uso sejam muito semelhantes à agora chamada X. Assim, por enquanto, Threads pretende ser o principal concorrente do Twitter.

Mastodon

Outra boa alternativa para o Twitter é o Mastodon, uma rede social que mantém estética e funções semelhantes à rede X. Na verdade, é considerada uma das melhores alternativas que você pode encontrar atualmente no mercado, pois através deste aplicativo você pode interagir com código livre e aberto.

Na verdade, a rede possui uma área comum ou “feed” semelhante ao do Twitter, além de diversas instâncias ou redes com diferentes temas ou idiomas. O que você pode fazer no Mastodon? Compartilhe suas ideias, envie mensagens ou participe de diversas instâncias enquanto interage com outros usuários.

Alternativas ao Twitter - Mastodon

Bluesky

Bluesky é considerado por muitas pessoas o Twitter 2.0, em parte porque foi fundado pelo ex-CEO do Twitter, Jack Dorsey. É uma rede social descentralizada que oferece inúmeras ferramentas semelhantes à agora chamada X. Na verdade, embora possa parecer semelhante ao Mastodon, o Bluesky não possui opções avançadas ou possibilidade de envio de mensagens diretas, mas o funcionamento básico é o mesmo do Twitter, por isso o aplicativo é uma alternativa interessante a esta famosa rede social.

Minds

Existe uma fórmula entre Twitter e o Instagram: Minds. Esta aplicativo surge como uma alternativa a ambas as redes, já que é possível partilhar conteúdos multimídia como no Instagram, mas interagir como no Twitter.

Minds é uma rede social que foi criada com o objetivo de promover a liberdade de expressão, mas sobretudo com foco em criadores de conteúdo ou influencers. É por isso que esta rede oferece ferramentas de análise de conteúdo, para observar o impacto das publicações, além de opções de criação de chats, blogs e grupos para estimular a interação entre os usuários.

Alternativas ao Twitter - Minds

Clubhouse

Para quem costuma usar o Twitter Spaces, o Clubhouse é a melhor alternativa. É uma plataforma baseada em áudio que permite aos usuários participar de conversas em grupo em tempo real. Como? Sendo membro de salas de bate-papo virtuais para participar de discussões ao vivo, geralmente organizadas em torno de um tema específico.

No Clubhouse você pode participar tanto como ouvinte quanto como palestrante. A principal diferença entre o Clubhouse e o Twitter Spaces é que as conversas neste novo aplicativo são efêmeras, ou seja, não podem ser gravadas, acessadas ou recuperadas posteriormente.

Reddit

Embora o Reddit não seja uma alternativa ao Twitter propriamente dito, visto que o seu funcionamento é bastante diferente do da rede social, este aplicativo irá mantê-lo 100% informado sobre qualquer tema do seu interesse, tornando-se uma boa alternativa, e melhor ainda, pondendo ficar por dentro de qualquer novidade. Através desta plataforma podem ser criadas diferentes comunidades temáticas com uma função semelhante à de um fórum, mas com novas funções sociais. Dessa forma, você pode acessar qualquer sala ou canal específico para se manter informado de todas as novidades.

Alternativas ao Twitter - Reddit

Tumblr

O Tumblr é mais uma alternativa ao Twitter que surgiu como uma plataforma que mescla o melhor dos blogs e da rede social para se tornar uma poderosa fonte de criação e interação, principalmente para a criação de memes. Usar o aplicativo é simples: a partir do seu perfil você pode publicar o que quiser, seja texto ou imagem, adicionar tags e navegar por conteúdos semelhantes através dessas hashtags. Além disso, você pode responder, dar like ou deixar comentários para interagir com outros usuários.

CounterSocial

Se você está procurando uma alternativa ao Twitter que seja muito semelhante ao novo chamado X, esse é o CounterSocial. É uma rede social que se caracteriza por ser a primeira a ter uma política de tolerância zero para interações hostis ou contas de bot e trolls, por isso é utilizada como uma alternativa ideal de microblogging para lançar tópicos interessantes e influenciar de forma respeitosa outros usuários através de diferentes conteúdos.

Alternativas ao Twitter - CounterSocial

Ello

E agora é hora de olhar para outra alternativa ao Twitter que nasceu como uma comunidade de artistas, criada por artistas para artistas. Arquitetura, design, música ou jornalismo são alguns dos principais temas que encontrará nesta rede social, onde terão pessoas com os mesmos interesses. O que você pode fazer no Ello? Interaja com comunidades com gostos semelhantes aos seus, se mantenha sempre informado e conectado.

Discord

E por último devemos falar do Discord, uma plataforma através da qual podem ser criadas várias comunidades por meio dos diferentes servidores que oferece, atribuindo a cada comunidade um tema e regras diferentes. O Discord é uma alternativa ao Twitter (X) ideal para quem deseja conversar sobre um tema específico, pois através desta plataforma você pode acessar diferentes salas de chat onde cada um dos temas será abordado.

Agora que você conhece as melhores alternativas ao Twitter, descubra estes artigos onde explicamos O que é Discord e O que é Twitch e como funciona.

Alternativas ao Twitter - Discord

Se pretende ler mais artigos parecidos a Alternativas ao Twitter, recomendamos que entre na nossa categoria de Internet.

Escrever comentário
O que lhe pareceu o artigo?
1 de 6
Alternativas ao Twitter