Tipos de redes sociais
Facebook, Instagram e X (antigo Twitter) são algumas das redes sociais mais conhecidas e utilizadas nos últimos anos. A maior parte da sociedade sabe para que servem e o quanto são úteis, mas existem mais redes sociais com temas diversos que são realmente interessantes. Alguns tipos de redes sociais são horizontais, verticais, profissionais, entre outras.
Para que você possa integrar corretamente outras redes sociais em sua estratégia digital, você terá interesse em se aprofundar nelas. Para descobrir os tipos de redes sociais, no umCOMO recomendamos que continue lendo este artigo.
Tipos de redes sociais
Estes são os diferentes tipos de redes sociais existentes: horizontais, verticais, profissionais, de lazer, de conteúdo compartilhado, verticais mistas e blogs.
Redes sociais horizontais
Essas redes sociais foram criadas para todos os usuários. Elas não foram projetadas para um nicho específico com um interesse específico. Seu objetivo é criar comunidades com muitos interesses comuns e que possam utilizar cada rede para assuntos pessoais. A intencionalidade é dada pelo próprio usuário e não pelo desenvolvedor da rede social.
Redes sociais verticais
São uma das redes preferidas dos usuários que desejam criar conexões com pessoas com quem têm interesses em comum. Essas redes são especializadas em temas específicos como decoração, culinária, negócios, crescimento pessoal, crianças, etc.
Redes sociais profissionais
São redes que oferecem grandes possibilidades de encontrar emprego ou de melhorias profissionais. Você pode se conectar com pessoas da mesma profissão e avaliar detalhadamente as ofertas de emprego que melhor se adaptam ao seu perfil.
Redes sociais de lazer
Neste tipo de redes sociais de entretenimento entram em cena fóruns com temática de games (por exemplo, Twitch), redes sobre música, esportes e tudo que seja lazer para os usuários. Quanto maior o número de pessoas com um interesse recreativo comum, mais popular será cada rede.
Redes de conteúdo compartilhado
O YouTube é um exemplo de rede social de compartilhamento de conteúdo. Seu principal objetivo é que o usuário compartilhe seu próprio conteúdo ou tema relacionado com pessoas que tenham interesse em consumir aquele conteúdo específico. Neste caso, os perfis de seguidores são secundários, pois o objetivo é poder interagir através dos espaços de comentários que a rede social dispõe para o público dos criadores.
Redes sociais verticais mistas
Nelas você poderá desenvolver perfis pessoais e profissionais. Elas têm uma grande variedade de ferramentas que permitirão que você decida que abordagem deseja dar a elas. Caberá a você encontrar as comunidades ou áreas nas quais poderá começar a trabalhar sem tanto estresse em seus objetivos.
Blogs
São mídias sociais que existem praticamente desde o início da Internet. São espaços ideais para usuários compartilharem conteúdo escrito em comunidades que desejam interagir e aprender. Os blogs pessoais ajudam a criar uma imagem de autoridade sobre a pessoa que os gerencia. Para empresas e marcas, são o espaço perfeito para fidelizar potenciais clientes.
Para que servem as redes sociais
As redes sociais são plataformas online que permitem estar conectado com muitos outros usuários, partilhar as suas opiniões e experiências, socializar e, por vezes, ter o sentimento de pertencer a um determinado grupo social com características específicas.
Servem para comunicar, seja você pessoa física, instituição, empresa ou grupo. Como o próprio nome indica, uma rede social deve servir para socializar: você pode interagir com seus seguidores e outros usuários. Não é um lugar para encher apenas de anúncios e ofertas da sua marca.
Se você repetir constantemente a mesma coisa, isso não o beneficiará em nada. O objetivo principal é comunicar e agregar valor aos usuários. Portanto, responda a quaisquer perguntas ou dúvidas que um cliente potencial tenha praticando a escuta ativa. As redes sociais vão te ajudar a conhecer melhor o seu público e resolver seus problemas.
Exemplos de redes sociais: as mais famosas
Depois de conhecer os diferentes tipos de redes sociais, no umCOMO ajudamos você a descobrir exemplos de cada uma delas:
- Redes sociais horizontais: X (Twitter) e Medium, cujo formato é ideal para freelancers ligados ao mundo da escrita criativa e do jornalismo criarem seus portfólios sem nenhum custo.
- Redes sociais verticais: Goodreads (rede social focada em literatura e comunidade leitora) e Strava.
- Redes sociais profissionais: LinkedIn e Slack.
- Redes sociais de lazer: Twitch e Wipley (rede social que disponibiliza aos gamers todas as informações sobre jogos, grupos, personagens e clãs, unificando-os em um único lugar).
- Redes sociais de conteúdo compartilhado: YouTube e TikTok em conteúdo audiovisual e Spotify e Shazam em conteúdo musical.
- Redes sociais verticais mistas: Finect (rede social financeira que oferece informações, comparativos e simuladores de produtos e serviços financeiros) e Pidecita (plataforma de agendamento online para pequenos negócios).
- Blogs: Pinterest (permite aos usuários criar e gerenciar coleções de imagens como interesses, eventos ou hobbies em painéis pessoais temáticos) e Tumblr (permite aos usuários criar um blog onde você pode publicar conteúdos como textos, vídeos, áudios, fotos ou gráficos).
Agora que você conhece os diferentes tipos de redes sociais e para que servem, não perca O que é Discord e para que serve e Alternativas ao Twitter.
Se pretende ler mais artigos parecidos a Tipos de redes sociais, recomendamos que entre na nossa categoria de Internet.