Outros Redes Sociais

O que é discord

 
Juliana Ribeiro
Por Juliana Ribeiro. 4 abril 2023
O que é discord

Discord entrou no mundo dos jogos com força. É uma plataforma que permite criar servidores de chat para possibilitar a comunicação entre pessoas com gostos semelhantes, ou seja, um tipo de comunidade que se tornou muito popular nos jogos pela grande versatilidade que tem e pela possibilidade de realizar chats enquanto joga.

O discord está em ascensão e cada vez mais pessoas fazem parte dessas comunidade, mas devido à sua recente popularidade é importante esclarecer do que se trata a plataforma. Por mais que seu uso tenha se difundido, é fundamental conhecer a fundo sua utilidade e seu funcionamento, para que você possa aproveitar todo o seu potencial. Para saber o que é discord e para que serve, no umCOMO recomendamos que você continue lendo este artigo.

Também lhe pode interessar: Bumble: como funciona e como usar

Índice

  1. O que é discord e sua origem
  2. Para que serve o discord
  3. Como o discord funciona
  4. O que é necessário para usar o discord

O que é discord e sua origem

Discord é uma plataforma social cujo objetivo é permitir a criação de grupos de bate-papo para diferentes jogos e propósitos. Você pode imaginar algo semelhante ao TeamSpeak ou Skype, mas incluindo as funções de ferramentas mais profissionais, aspecto que lhe rendeu o apelido de 'Slack' entre os gamers.

O aplicativo possui versões para PC e também para dispositivos móveis. Além disso, possui um usuário que você pode usar diretamente do navegador. Possui muitas funcionalidades, já que permite conversar por texto, voz e até fazer videoconferências. Todos esses serviços são oferecidos por um aplicativo totalmente gratuito.

A origem do conceito discord vem do diretor executivo Jason Citron, fundador da OpenFeint, uma plataforma social projetada para dispositivos móveis. O lançamento público do discord ocorreu em maio de 2015.

De acordo com Citron, a única área onde o discord foi menos aceito foi nas comunidades do Reddit, onde descobriram que muitos estavam substituindo os servidores IRC pelos do discord. A popularidade da plataforma cresceu por meio de jogadores de ESports e torneios de LAN, bem como sites de streaming como o Twitch.

Tamanho foi o crescimento do discord que, em janeiro de 2016, já havia captado mais 20 milhões de dólares para financiar o software.

O que é discord - O que é discord e sua origem

Para que serve o discord

Você pode usar a plataforma para qualquer finalidade que desejar, mas o grande impacto que ela teve foi na comunidade de gamer. É um aplicativo ideal para se reunir virtualmente com colegas e amigos, organizando jogos de videogame. Permite que você converse com outros jogadores enquanto joga, graças aos recursos de bate-papo por voz.

As conversas com outros usuários são realizadas através dos servidores da plataforma. Estes são os nomes dados a cada comunidade criada no discord. Ou seja, cada comunidade representa ter seu próprio IRC, já que cada servidor possui diferentes canais, entre os quais os usuários se distribuem para se comunicar.

Os grupos ou servidores podem ser para jogos específicos, estúdios de desenvolvedores e outros temas. Eles podem ser públicos ou privados, embora sejam sempre um ponto de encontro para usuários que desejam se reunir e conversar.

Apesar da fama do discord vir do lado gamer, existem muitos outros servidores dedicados a outros interesses ou hobbies. Nos chats, você pode enviar GIFs, compartilhar memes, screenshots ou simplesmente conversar sobre o seu dia a dia com amigos ou outros usuários.

Como o discord funciona

Assim que termina de carregar, o discord exibe uma tela inicial. Lá, você poderá ver sua lista de amigos na janela principal. No lado esquerdo da tela, você pode ver os servidores aos quais você se juntou. Cada usuário recebe uma tag discord exclusiva que consiste em um nome de usuário (diferencia maiúsculas de minúsculas) e também um número de identificação.

Na área superior da tela inicial, você encontrará o botão 'Adicionar amigo', que permitirá que você se conecte com outros usuários. Se eles aceitarem essa solicitação de amizade que você enviar, você poderá iniciar um bate-papo por texto, vídeo ou voz diretamente dessa tela.

Você pode até adicionar mais pessoas no mesmo chat. Mas se sua intenção é conversar regularmente, possivelmente a melhor opção é por meio de um servidor.

Para potencializar uma de suas grandes virtudes, a versatilidade, a discord decidiu explorar outros caminhos, como a criação de sua própria loja de jogos. É uma seção que você verá implementada em seu serviço e é alimentada por jogos clássicos, independentes e até alguns títulos exclusivos.

O que é discord - Como o discord funciona

O que é necessário para usar o discord

Para se conectar e usar o discord, você precisa fazê-lo através de um dispositivo compatível, registrar-se com uma conta na plataforma e uma conexão permanente com a Internet.

Para se inscrever no aplicativo, você pode usar qualquer um dos usuários do discord, mas o método mais fácil é pela web.

Agora que você já sabe o que é discord, conheça o Be Real e como usar a rede sem filtros.

Se pretende ler mais artigos parecidos a O que é discord, recomendamos que entre na nossa categoria de Internet.

Escrever comentário
O que lhe pareceu o artigo?
1 de 3
O que é discord