MS Word

Como fazer um mapa conceitual no Microsoft Word

Como fazer um mapa conceitual no Microsoft Word
Imagem: Reprodução/profvaniamenezes.blogspot.pt

Na hora de organizarmos informações, tanto para o trabalho quanto para estudos, a técnica a ser escolhida deve ser sempre aquela à qual nos adaptarmos melhor e que parecer mais simples. Um método bastante eficaz na hora de organizar e memorizar dados é o mapa conceitual, utilizado já há décadas e que, hoje em dia, pode ser feito de forma digital, otimizando nosso tempo de estudo e tornando a visualização da temática em foco mais fácil e simples de ter compreendida. Para fazer um mapa conceitual com um computador, você pode utiliza o Microsoft Word, programa que costuma ser útil na hora de digitarmos textos mas que, em razão de suas ferramentas disponíveis, também pode ser ideal na hora de construir esse tipo de estrutura.

Nesse artigo do umCOMO, iremos te mostrar o passo a passo de como fazer um mapa conceitual no Microsoft Word.

Vai precisar de:

  • Um computador com Microsoft Word.
Também lhe pode interessar: Como inserir um link no Microsoft Word

Índice

  1. O que é um mapa conceitual?
  2. Como fazer mapa conceitual no Word
  3. Mapa conceitual para editar

O que é um mapa conceitual?

Um mapa conceitual é uma ferramenta de trabalho que tem como objetivo organizar e representar um dado conhecimento, ideia ou pesquisa. O mapa é feito através de um conjunto de conceitos (palavras-chave), relacionados entre si e colocados por uma determinada ordem, que deverá ser estipulada de acordo com a relação entre os elementos do mapa e também de acordo com sua relevância dentro do contexto. A conexão entre conceitos é feita utilizando linhas ou flechas, onde podem constar palavras ou frases de ligação, explicando a natureza da relação entre os conceitos.

Por ser estruturado de forma organizada e visualmente simples de ser compreendida, os mapas conceituais podem ser ótimos na hora de memorizar informações, entender a relação entre itens e também estabelecer essas mesmas relações de forma clara e compreensível. Outra vantagem desse método de estudo é que o próprio processo de organizar e montar o mapa já é por si só uma forma de memorizar informações bastante eficaz, já que fará com que você entre em contato diversas vezes com os dados e serem estudados.

Outro método bastante prático para organizar informações e que também pode ser feito digitalmente é o organograma. Se você se interessar pela temática e quiser saber como montá-lo, veja também como fazer um organograma no Word.

Como fazer mapa conceitual no Word

Agora que já sabemos o que é um mapa conceitual, como fazer para criá-lo? O Word é um programa essencial em todo computador, sendo bastante útil na elaboração de arquivos de texto, o que inclui mapas conceituais criativos que tornarão seus trabalhos e estudos mais fáceis e simples, entretanto, existem alguns passos que devemos dar antes de efetivamente abrir o programa e iniciar a montagem de nosso projeto.

Antes de abrirmos o Word e aprendermos como montar um mapa conceitual, temos que organizar algumas informações para que possamos inseri-las no projeto, o que pode ser feito até mesmo em uma folha de papel, caso você preferir. Pegue um arquivo do próprio Word em branco ou então uma folha limpa a vá anotando tudo que deverá ir para o mapa conceitual. Após a seleção de informações, é válido conferir se tudo está correto, afinal, é normal que cometamos erros na hora de transcrever dados e, além disso, também é válido verificar se nada deve ser adicionado ou excluído. Por fim, você deverá se preocupar em formular as informações do jeito mais sucinto possível, ou seja, com poucas palavras, o que garantirá um visual limpo para seu mapa conceitual.

Tendo feito a seleção de todas as informações que irão para o seu mapa conceitual, agora será a hora de pega o computador, abrir o Word e começar a montar as estruturas. Se você quer saber como fazer um mapa conceitual utilizando o programa, veja o passo a passo abaixo:

  1. Abra o Microsoft Word no seu computador;
  2. Clique no menu "Inserir" na barra de menus superior, clique no sub-menu "Formas" e selecione a forma de círculo que deverá, então, ser desenhado na folha do Word. Para fazer o desenho, basta clicar com o botão do lado esquerdo do rato e arrastá-lo até ter o círculo do tamanho que desejar. Enquanto arrasta o rato, pressione Shift para manter o círculo com um tamanho proporcional. Lembre-se que poderá ajustar o tamanho do círculo sempre que desejar. Para tal, basta clicar em cima do círculo e arrastar os cantos do mesmo;
  3. Escreva no interior do círculo os conceitos que desejar. Basta clicar com o botão do lado direito em cima do círculo e selecionar "Adicionar texto". Se quiser mudar o tipo de letra ou tamanho da mesma, selecione o texto que digitou e escolha o tipo e o tamanho de letra no menu "Base" da barra superior de menus;
  4. Repita novamente o processo anterior, para obter um novo círculo. Coloque-o junto ao primeiro e digite o conceito. Lembre-se que poderá alterar o tamanho do círculo, de acordo com sua importância dentro do mapa conceitual.
  5. Para conectar os seus conceitos poderá utilizar uma linha ou uma flecha. Para desenhar uma seta ou flecha, vá novamente ao menu "Inserir" e clique no sub-menu "Formas" e selecione o tipo de linha ou flecha que desejar. Para desenhar a linha ou flecha, clique com o botão do lado esquerdo do rato e arraste até obter o tamanho desejado. Arraste-a e coloque-a no sítio pretendido. Lembre-se que poderá alterar o tamanho da linha ou flecha, clicando em cima dela e arrastando os pontos que lhe aparecem nas pontas da mesma.

O processo acima é o básico para fazer um mapa conceitual, de forma que será apenas necessário ir repetindo-o e adicionando formas e conceitos, até ter a estrutura completamente formada. No final, lembre-se de salvar o seu documento, evitando assim que o trabalho seja perdido.

Caso você queira, é possível adicionar links e fazer com que seus nichos do mapa conceitual levem até uma página da Internet com mais informações sobre o tema. Se quiser fazer isso e ainda não soube como, veja também como inserir um link no Microsoft Word.

Como fazer um mapa conceitual no Microsoft Word - Como fazer mapa conceitual no Word

Mapa conceitual para editar

Se você está com pouco tempo ou simplesmente prefere pegar um mapa conceitual pronto, saiba que existem sites nos quais você pode baixar a estrutura já feita de forma que será apenas necessário editá-la, substituindo cada lacuna pelos dados que desejar. Veja abaixo alguns do sites ondes você conseguirá encontrar mapa conceitual em branco para preencher Word:

  • Creately;
  • Lucidchart;
  • Canva.

Ainda que você pegue um mapa conceitual já elaborado, é bastante importante dar atenção à seleção de informações para garantir que o resultado será uma estrutura organizada e clara, afinal, a disposição de dados é, no fim das contas, o mais importante desse tipo de sistema.

Como fazer um mapa conceitual no Microsoft Word - Mapa conceitual para editar
Imagem: Wikimedia Commons

Se pretende ler mais artigos parecidos a Como fazer um mapa conceitual no Microsoft Word, recomendamos que entre na nossa categoria de Software.

Escrever comentário
O que lhe pareceu o artigo?
46 comentários
A sua avaliação:
celia queiroz
bem importante essas orientações para estudante que não sabia o que e mapa conceitual,fazia algo semelhante sem saber que era esse nome
Colocava os assuntos em gavetas
Muito bom
A sua avaliação:
Valmir
Como fazer um mapa conceitual
A sua avaliação:
zuleica ko freitag
Valeu.
A sua avaliação:
ivonete
por favor templante de mapa conceitual
A sua avaliação:
Adriana Chaouis
Muito interessante o conteúdo.
A sua avaliação:
Simone Felix
Gostei muito!
Julia Latorre (Editor/a de umCOMO)
Oi, Simone. Obrigada pelo seu comentário, que bom que você gostou! Continue acompanhando os artigos do umCOMO.
A sua avaliação:
Gisely
Olá bom dia O mapa conceitual é a mesma coisa do mapa do conhecimento
LUCIMARE
Amei as dicas e conseguir fazer . obrigada pela valiosa ajuda.
paula kaline
Muito obrigada
Gilson
muito obrigado foi muito útil para mim.
Editor umComo.com.br
Valeu Gilson! Obrigado pelo seu comentário e continue acompanhando o umCOMO :)
A sua avaliação:
Marilene
muito obrigada foi de grande utilidade
Editor umComo.com.br
Oi Marilene! Que bom que as dicas te ajudaram. Continue acompanhando o umCOMO :)
Idenê Carvalho
13/11/2017 Preciso saber como fazer um mapa conceitual. Desde já lhe agradeço
Marilene Belo
Preciso de explicações de como fazer um mapa conceitual. Desde já agradeço
Vanessa Lopes (Editor/a de umCOMO)
Oi Marilene! Acima no artigo poderá encontrar as explicações necessárias para fazer um mapa conceitual no Word, se tiver dúvida em algum passo não hesite em perguntar.
Casturina Martins de Matosmachado
por favor me oriente de como fazer um mapa conceitual.
A sua avaliação:
fabiola
mapa conceitua incuindo acessililidadel,inclusao social tenho que falar da educaçao definiçao de inclusao objetivo nao estou sabendo fazer
A sua avaliação:
isaneide
como faço um mapa conceitual de tema transversais
Selma Reis
parabéns! Muito bom! me ajudou muito! consegui fazer o meu mapa!
Vanessa Lopes (Editor/a de umCOMO)
Oi Selma! Que bom saber que você conseguiu! Muito obrigada pelo seu comentário e continue acompanhando a nossa página :)
Selma
Gostaria que vocês me ensinassem passo a passo como fazer um mapa conceitual .
maria rosa Rosa
estou com muita dificuldade em fazer um mapa mental me mande sugestões por favor
maria Rosa
como fazer um mapa colorido no word com menos detalhe
Imagem: Reprodução/profvaniamenezes.blogspot.pt
Imagem: Wikimedia Commons
1 de 3
Como fazer um mapa conceitual no Microsoft Word