Partilhar

Como fazer um organograma no Word

 
Por Yasmin Fonseca. 15 janeiro 2020
Como fazer um organograma no Word

Os organogramas são um tipo de gráfico que tem como função demonstrar visualmente a estrutura hierárquica de uma empresa, tornando fácil que consigamos saber quem é responsável pelo que e por quem dentro da empresa em questão. A utilização de gráficos do tipo permite que a empresa seja melhor administrada, afinal, saberemos se há um equilíbrio na demanda de cada área e na quantidade de pessoas contratadas, evitando faltas e excessos que possam atrapalhar o desempenho e até mesmo causar prejuízos financeiros.

Se você pretende implementar o uso do gráfico para melhor administrar uma empresa e não sabe como fazê-lo, veja nesse artigo como fazer um organograma no Word do umCOMO.

Também lhe pode interessar: Como fazer um esquema passo a passo no Word

Como fazer um organograma no Word

O Word é um programa que faz parte do pacote Office e que é geralmente utilizado para a redação de textos, entretanto, o programa também possui algumas ferramentas bastante úteis como a criação de gráficos, o que inclui organogramas. Esse programa para fazer organograma é a escolha certa caso, além de tudo, você precise inserir o gráfico em uma apresentação que inclui textos analisando a estrutura da empresa, caso contrário, também é possível criar o gráfico sozinho e utilizá-lo mesmo assim.

Veja o passo a passo de como montar um organograma no Word:

  1. Abra um novo arquivo do Word;
  2. Na barra de opções localizada na parte de cima da tela, localize Inserir;
  3. Nas opções exibidas, selecione SmartArt;
  4. Vá em Hierarquia e selecione o tipo de organograma que deseja fazer. O Word irá de mostrar imagens com a estrutura de cada opção para facilitar a escolha.

Realizando os passos acima, agora você terá um organograma simples que poderá ser editado. Clique nos campos disponíveis para alterar os escritos em cada um, inserindo o nome de cada funcionário, então vá expandindo cada ramificação, selecionando a opção "Adicionar forma" de do campo a partir do qual você deseja criar novos.

Se você quiser saber como fazer um organograma no Word pelo celular, temos uma péssima notícia: não existe a opção de criação de gráficos a partir dessa versão do programa. Caso você precise criar um organograma e não tenha acesso a um computador, é possível criá-lo no Excel, copiá-lo e colá-lo no arquivo do Word.

Os organogramas também podem servir para fazer árvores genealógicas. Para saber como, veja como fazer uma árvore genealógica no Word.

Como fazer um organograma no Word - Como fazer um organograma no Word

Como fazer organograma no Power Point

Se você precisa aprender como fazer um organograma de uma empresa, o Power Point pode ser a ferramenta ideal para montar seu gráfico de forma clara e organizada. Além de montar o gráfico, o Power Point também é conhecido por ser utilizado na criação de arquivos utilizados em apresentações, já que nele é possível adicionar informações em forma de "páginas" que permitirão a análise de cada um dos pontos necessários de forma sucinta e prática.

Veja como fazer um organograma no Power Point:

  1. Abra um arquivo no Power Point;
  2. Na barra de opções na parte superior da tela, selecione SmartArt e, então, Hierarquia;
  3. Selecione o melhor tipo de organograma para seu projeto. Caso não saiba muito bem as diferenças, veja abaixo os tipo de organograma para garantir que escolherá o tipo certo;
  4. Vá inserindo o nome de todos os funcionários de acordo com a posição na empresa e adicionando novas caixas em na opção Adicionar formas.

Assim como no Word, não existe a opção de criação de gráficos na versão de celular do Power Point, sendo assim, caso você esteja criando um arquivo por esse tipo de aparelho, será necessário construir o organograma com o Excel e então copiá-lo no Power Point.

Como fazer um organograma no Word - Como fazer organograma no Power Point

Como fazer organograma no Excel

O Excel é, sem dúvidas, o melhor dos programas para a criação de organogramas e outros tipos de gráficos. A verdade é que todos os gráficos que podemos fazer no programa, também é podem ser criados no Word, entretanto, o Excel é um programa que mexe com cálculos e pode ser uma boa ferramenta na hora de organizar alguns aspectos da empresa em questão.

Veja como fazer um organograma automático no Excel:

  1. Abra um arquivo no Excel;
  2. Na barra de opções, encontre e selecione SmartArt e, após, Hierarquia;
  3. Escolha o tipo de organograma que utilizará de acordo com suas necessidades;
  4. Adicione o nome de cada um dos funcionários de acordo com sua posição e função na empresa, sem se esquecer de organizar também os setores de acordo com suas responsabilidades.

Caso você nunca tenha feito algo parecido e precise de um projeto de base, é possível procurar organogramas de empresas famosas para saber melhor a estruturação e ter ideias de organograma mais concretos.

Como fazer um organograma no Word - Como fazer organograma no Excel

Tipos de organograma

Os organogramas servem para diversas situações dentro de uma empresa, entretanto, existem diversas formas de se organizar esse gráfico. Veja abaixo quais são as opções:

  • Vertical: é o modelo mais comum e mais utilizado, tendo um formato triangular. Sua função é a simples de demonstrar as hierarquias na empresa e em cada um de seus setores.
  • Horizontal: funciona da mesma forma que o vertical, entretanto, é exibido em outra posição. Evite utilizá-lo em empresas grandes pois a visualização será dificultada.
  • Informacional: por possuir detalhes de cada função e área, é ideal caso a intenção seja fazer um organograma de um setor específico e não de uma empresa inteira.
  • Setorial: similar ao informacional, esse tipo de organograma exibe informações mais detalhadas e é utilizado apenas para setores, e não para uma empresa inteira. O organograma setorial é recomendado em caso de desorganização ou de dúvidas em relação a detalhes de um setor específico pois ajuda a organizar informações e descobrir os fortes e fracos do setor desejado.
  • Linear de responsabilidade: vertical, esse tipo de organograma exibe os funcionários em caixas retangulares de forma a crescerem de acordo com o cargo, sendo assim, o presidente da empresa terá o maior dos retângulos e assim por diante.
  • Radial: também chamado de circular, esse tipo de organograma exibe o presidente da empresa em seu centro de forma que os diversos setores da empresa e seus funcionários são se distanciando do do eixo conforme sua responsabilidade diminui.
  • Matricial: organiza os funcionários de acordo com função e área, sendo ideal para empresas que não possuem uma estrutura de hierarquia muito bem definida. Em organogramas do tipo, os funcionários de função similar são todos colocados em uma mesma caixa.

Leia também: Como fazer um esquema passo a passo no Word

Organogramas de empresas famosas

Apesar dos tipos de organograma, muitos deles fogem dos modelos mais conhecidos e se adaptam à natureza de cada empresa. Um bom exemplo disso é a ilustração publicado pelo cartunista e programador do Google Manu Cornet. Estes são os organogramas de algumas das empresas mais famosas do mundo, com um toque de humor e criatividade, de acordo com a visão dele:

Como fazer um organograma no Word - Organogramas de empresas famosas
Imagem: Manu Cornet/Reprodução

Ideias de organogramas

Inspire-se com outras ideias de organogramas de corporações:

Como fazer um organograma no Word - Ideias de organogramas
Imagem: Organograma do Corpo de Bombeiros
Imagem: Organograma do AJC Group

Se pretende ler mais artigos parecidos a Como fazer um organograma no Word, recomendamos que entre na nossa categoria de Software.

Escrever comentário sobre Como fazer um organograma no Word

O que lhe pareceu o artigo?

Como fazer um organograma no Word
Imagem: Manu Cornet/Reprodução
Imagem: Organograma do Corpo de Bombeiros
Imagem: Organograma do AJC Group
1 de 8
Como fazer um organograma no Word

Voltar ao topo da página