WhatsApp

Como não salvar as fotos do WhatsApp

Como não salvar as fotos do WhatsApp
Imagem: alltechstep.com

Quando alguém lhe envia uma foto, vídeo ou áudio pelo WhatsApp, este conteúdo é automaticamente baixado e salvo no seu smartphone. Mas se está com pouca memória no seu smartphone ou não quer simplesmente que o WhatsApp salve de forma automática todo o conteúdo mídia que lhe enviam, saiba que existe uma forma de desativar a função de salvar automaticamente. Continue lendo este artigo de umComo.com.br e aprenda como não salvar as fotos do WhatsApp.

Vai precisar de:

  • Um Smartphone com acesso à internet.
  • WhatsApp.

Passos a seguir:

1

Para não salvar as fotos do WhatsApp no Android, deverá abrir primeiro abrir o app e pressionar sobre os três traços. De seguida, clique em "Definições" e depois em "Conversas".

Como não salvar as fotos do WhatsApp - Passo 1
2

De seguida, clique em "Descargas automáticas" e depois em "Ao utilizar dados móveis". Agora é só desmarcar todos os itens, imagem, áudio e vídeo e clicar em "Ok". Deverá repetir este procedimento para as restantes opções "Ao utilizar uma ligação Wi-Fi" e "Ao utilizar roaming de dados".

Como não salvar as fotos do WhatsApp - Passo 2
3

No caso do sistema operacional iOS, para desativar a função automática de salvar fotos no WhatsApp deverá abrir o app e clicar em "Ajustes". Depois deverá ir a "Ajustes de Conversa" e desativar a função de "Salvar Mídia Recebida".

4

E caso pretenda desativar também o download automático de mídia no iOS, deverá clicar em "Download Automático de Mídia" na opção "Ajustes de conversa". Depois deverá entrar em cada uma das opções, imagens, áudio e vídeo e desativar a função de download automático selecionado a opção "Nunca".

5

Mas se você possui um dispositivo com Windows Phone, fique tranquilo que também é possível desativar a função automática de salvar fotos no WhatsApp. Basta abrir o app e clicar sobre o ícone dos três pontos no canto inferior direito da tela. Depois entre em "Configurações" e em "Opções de conversa".

6

Na nova tela clique em "Download automático" e, de seguida selecione a opção "Nunca" para cada um dos itens, Imagens, Vídeo e Áudio. A partir de agora, as imagens, vídeos e ficheiros de áudio que receber no WhatsApp já não vão ser salvos automaticamente no seu dispositivo, permitindo-lhe assim liberar algum espaço.

Sugestão: As 18 MELHORES brincadeiras para WhatsApp

7

E se quiser apagar a galeria de mídia criada até então com as fotos e vídeos enviados pelos seus amigos no WhatsApp, entre no nosso artigo e aprenda como apagar a galeria de mídia do WhatsApp.

Se pretende ler mais artigos parecidos a Como não salvar as fotos do WhatsApp, recomendamos que entre na nossa categoria de Internet.

Escrever comentário
O que lhe pareceu o artigo?
14 comentários
A sua avaliação:
Carlos NY
No android não existe a opção de não gravar os arquivos recebidos. Me arrependi de trocar meu Windows Phone, nele posso inclusive escolher os contatos que quero que sejam gravados automaticamente.
A sua avaliação:
Célia Lucia de F Araujo
Não consegui desativar o armazenamento das fotos e videos. Meu aparelho é Sansung J5
A sua avaliação:
Fernanda
Meu Android não tem essa opção.
A sua avaliação:
Expedito Calixto
Olá. Matéria equivocada. A opção mencionada aqui, para Android, apenas desabilita o DOWNLOAD automático. Ou seja, se alguém mandar um foto, por exemplo, ela não baixa automaticamente. Você deve clicar sobre ela. Assim que ela baixar VAI SER SALVA na galeria. E o tópico da matéria diz "como não salvar fotos do WhatsApp". Então, geral... está errada. Aqui é como não baixar automaticamente. Até o momento, não existe essa possibilidade de desabilitar a função de salvar as mídias na galeria do android. Existe a opção de se criar um arquivo oculto na pasta .nomedia para vc não ver as fotos. No IOS é possível desabilitar essa função. São coisas diferentes!
A sua avaliação:
PAULO
Como desativar a função de salvar a porcaria da foto/vídeo na galeria
Redação umCOMO (Editor/a de umCOMO)
Oi Paulo! Basta seguir os passos acima :)
Cláudia
Bom dia, tenho um KG K10, não. Consigo fazer as midias não serem salvas no aparelho após serem abertas no Whatsapp. Ja fiz esse procedimento que ensinou e a midia só nao abre automaticamente mas no momento que é aberta é salva na galeria. Pode me ajudar? Obrigada Cláudia
Luiz
Oi Claudia, no Android não tem essa opção. Sempre que visualizar a mídia ele salva na memória interna. O que você pode fazer é ocultar a pasta da galeria com uso de outro aplicativo.
Jeniffer Miranda
É necessário baixar um gerenciador de arquivos (exceto o da pastinha vermelha). Então, entre na pasta Whatsapp > Media > Whatsapp images e crie uma pasta com o nome . nomedia (é necessário colocar o ponto antes. Caso o gerenciador não permita, baixe outro). Pronto! Vc pode criar essa pasta nos outros tipos de mídia, como vídeos, áudio, etc, que vc não queira na galeria!!
Lise
Desmarquei todas as opções da rede de dados do Android ( Imagens, audio e video), salvei..e mesmo assim os arquivos de imagesn que recebo no whats continuam sendo salvos automaticamente. o q fazer?
King
Eu celular é um MOTO E e está com pouca memória, no whatsapp eu até baixo as fotos mas ñ abre, o que posso fazer sempre que vou abrir a imagem diz que ñ tem este conteúdo de mídia no cartão SD. Me ajudem!!!
Luiz
Você provavelmente está tentando abrir mídias que já foram deletadas. Se vc apagar no WhatsApp, o ícone continua na galeria. qd tentar abrir vai dar erro.
Junior Silva
No iOS vi que tem dois métodos, se você apenas desmarcar "Salvar Mídia Recebida", você recebe a foto, visualiza a foto, porém não grava a foto, se ainda quiser mudar esse comportamento no iOS desative o download automático. No Android também tem AS DUAS opções?
Jorge Valle
O meu WhatsApp está apagando automaticamente as imagens algum tempo após o download. Alguém sabe qual o problema? (Mesmo as imagens que eu quero guardar)
Jairo Rocha
Acho q essa opção é só em Iphones (IOS), nos Androids não tem! :(
Patricia
Ja fiz todo o processo informado, mas as fotos ainda continuam salvando automaticamente na minha galeria, o que devo fazer? obrigada
scarlate
no meu androide não aparece esta opção, e agora o que eu façõ, meu celular S3 mini
Dabniely
Somos 2 estou ficando louca ja rs
Michelle
Pelo menos o moto x, não é na opção conversa e sim na : uso de dados. Graças a Deus desative i o download automático.
Usuário anônimo
Não tenho esta opção no meu aparelho.
Imagem: alltechstep.com
1 de 3
Como não salvar as fotos do WhatsApp