Tipos de chip: guia para escolher o formato correto
Um cartão SIM é um pequeno cartão inteligente que permite conectar seu dispositivo móvel a uma rede celular específica. Sua principal finalidade é armazenar o número International Mobile Subscriber Identity (IMSI) e suas chaves correspondentes, que são utilizadas para autenticar e identificar o usuário de uma rede móvel. Existem cartões SIM de tamanho normal (1FF), cartões mini SIM (2FF), cartões Micro SIM (3FF), cartões Nano SIM (4FF), cartão SIM integrado (MFF2)/eSIM e cartão SIM integrado ou iSIM. Para saber mais sobre os tipos de chip, no umCOMO recomendamos que continue lendo este artigo onde verá um guia para escolher o correto para o seu celular.
Cartões SIM de tamanho normal (1FF)
Os cartões SIM de tamanho normal, também conhecidos como 1FF (First Form Factor), correspondem aos cartões SIM originais introduzidos no início da década de 1990. Eles eram chamados de cartões de "tamanho de cartão de crédito" ou "cartão de barra" porque seu tamanho e formato: mediam 85,6. x 53,98 milímetros.
1FF foram utilizados nos primeiros telefones portáteis, muito volumosos e compatíveis com a rede 2G. Eles podiam identificar o usuário na rede, armazenar seu número exclusivo de Identidade Internacional de Assinante Móvel (IMSI) e facilitar a conexão à rede móvel. Atualmente, os dispositivos que aceitam cartões SIM 1FF não são mais fabricados.
Cartões mini SIM (2FF)
À medida que dispositivos móveis menores e mais compactos foram fabricados, pequenos cartões SIM foram inventados. Em 1996, foram introduzidos os cartões SIM 2FF: durante muitos anos, foram o tipo de cartão SIM mais comum no mercado.
Apesar da redução do tamanho físico, o cartão mini SIM mantém as mesmas funcionalidades do SIM de tamanho normal. Ele contém informações essenciais sobre a rede e a identificação do usuário. Medem 25 x 15 mm e são usados principalmente com telefones GSM. Além dos telefones celulares, você também pode encontrá-los em dispositivos IoT (Internet das Coisas).
Cartões Micro SIM (3FF)
A chegada dos smartphones ao mercado e a vontade de torná-los cada vez menores levaram à criação do Micro SIM ou 3FF (Third Form Factor). Foi lançado em 2003 e foi criado para substituir os cartões SIM 2FF, que ocupavam muito espaço interno no aparelho.
Seu tamanho é 15 X 12 mm e é muito menor que o Mini SIM. Ele ainda executa as mesmas funções: autentica o usuário na rede e contém o IMSI. Foi um dos tamanhos mais utilizados nos primeiros smartphones e continua a ser utilizado em alguns dos dispositivos mais modernos.
Cartões Nano SIM (4FF)
O cartão SIM 4FF foi lançado em 2012 e é o menor dos cartões SIM padrão. Com um tamanho de 12,3 X 8 mm, quase não há plástico ao redor do chip. É muito compacto e pequeno, tornando-o ideal para dispositivos portáteis inteligentes e smartphones de última geração.
Atualmente, o Nano SIM é o menor cartão SIM físico utilizado em dispositivos móveis. No entanto, os fabricantes continuam a esforçar-se para tornar os dispositivos mais finos e poupar espaço para outros componentes. Apesar do seu pequeno tamanho, contém todas as funções dos seus antecessores.
Cartão SIM integrado (MFF2)/eSIM
Ao contrário dos SIMs tradicionais, que devem ser inseridos em um dispositivo, os eSIMs são incorporados e soldados no dispositivo durante a fabricação. Suas dimensões são 6 X 5 mm, significativamente menores até mesmo que os Nano SIMs.
Também conhecidos como MFF2, geralmente são usados para dispositivos IoT que exigem maior flexibilidade. Esses aparelhos utilizam cartões SIM integrados, pois são menores e oferecem mais segurança, pois não podem ser removidos. Alguns dos novos smartphones possuem um SIM integrado e um slot SIM tradicional, permitindo ao usuário escolher.
Cartão SIM integrado ou iSIM
Também conhecido como iSIM, esta é uma variante avançada do eSIM. O eSIM é um chip independente integrado ao dispositivo, enquanto o iSIM está integrado ao hardware do dispositivo. Está permanentemente integrado no dispositivo, tornando-o robusto e resistente ao desgaste físico.
Os cartões SIM incorporados são adequados para aplicações industriais, como dispositivos IoT, infraestruturas de cidades inteligentes e carros conectados, onde as alterações físicas no cartão SIM não são práticas. Este tipo de cartão SIM necessita apenas de um chip, mas o plástico que o envolve desperdiça espaço que poderia ser utilizado para a melhoria e otimização dos dispositivos.
Como escolher chip de celular
A escolha de um cartão SIM adequado para o seu celular dependerá do design do dispositivo, escalabilidade, ambiente, cobertura de rede e custo-benefício. Os designs compactos favorecem o uso de Nano SIMs, mas tanto os eSIMs quanto os SIMs integrados tornaram-se padrão devido aos seus requisitos mínimos de espaço e flexibilidade.
No entanto, nem todos os dispositivos loT contêm eSIM ou iSIM. Alguns vêm com diferentes slots de compatibilidade de SIM, deixando você se perguntando qual tamanho escolher. Neste caso, você pode usar cartões SIM de vários tamanhos: eles contêm todos os tamanhos no mesmo cartão, então você não terá que se preocupar em obter um cartão SIM do tamanho errado.
Agora que você sabe quais são os tipos de chip e como escolher o mais adequado para o seu celular, recomendamos que dê uma olhada neste outro artigo sobre Meu celular não reconhece chip, mas dá sinal, o que fazer?
Se pretende ler mais artigos parecidos a Tipos de chip: guia para escolher o formato correto, recomendamos que entre na nossa categoria de Eletrônica.